Ciberativismo: a internet das causas

0

É certo que uma grande parte do nosso círculo social se “politizou” repentinamente e esse fenômeno tomou grandes proporções nas redes sociais, pontuadas com muito radicalismo. No entanto, usar a internet para cobrar o poder público é uma forma de cidadania.

Acabamos vendo muitos projetos políticos sendo verdadeiramente efetivados pela pressão que se faz, nas ruas ou na web. A internet tem sido o grande palco de manifestações, com um engajamento solidário na busca por mudanças.
São vários os cases que exemplificam esse cenário de participação ativa na web e selecionamos alguns para você ficar por dentro desse ativismo digital:

Movimento Gota D’água
Tomou conta do imaginário coletivo, em apenas uma semana, com o debate sobre Belo Monte. O vídeo da campanha teve mais de cinco milhões de visualizações e a petição conseguiu mais de 1,5 milhão de assinaturas.

Contra o limite da internet
Mais de 1,1 milhão de pessoas assinaram a petição do Avaaz, registrando sua insatisfação com as medidas propostas pelas operadoras no Brasil. Isso ganha um grande peso para revogação e reavaliação, por parte das operadoras, dos órgãos responsáveis e do Ministério Público Federal.

Delação Premiada da Publicidade
Com o objetivo de ajudar um amigo recém-chegado à capital paulista, na procura por um emprego em lugar legal, nasceu uma planilha do Google Docs reunindo opiniões anônimas sobre várias agências de São Paulo.
Isso viralizou e se tornou um grande depósito de críticas e reclamações, com relatos bastante fortes de machismo, assédio sexual e moral. O fato foi extremamente válido para alguns empresários repensarem sua gestão.

Protesto-Funeral
Mais de 100 mil pessoas compareceram ao funeral de Berkin Elvan, transformando-se em uma manifestação em massa. Tudo por que os pais do jovem de 15 anos usaram o Twitter para anunciar sua indignação com a morte do filho, vítima de uma bomba de gás lacrimogênio ao comprar pão, durante os protestos Gezi em Junho passado. O ativismo político foi assunto no The New York Times.

Todos esses acontecimentos servem para mostrar que o mundo real pode sim mudar com a ajuda da tecnologia do virtual. Sua vida também pode mudar com o uso do Certificado Digital.

Assine documentos digitalmente, de onde você estiver, direto do celular e com a mesma validade jurídica de assinaturas manuais. Adquira já.

Fonte: Geek Publicitário/El pais br / Certisign / Planeta Sustentável

Compartilhe

Deixe seu comentário