Como conciliar profissão e maternidade

0

Neste domingo é comemorado o Dia das Mães, data na qual os filhos aproveitam para homenagear e reconhecer o carinho daquelas que, biológicas ou não, zelaram e zelam pelo seu bem estar, dando atenção,  amor e protegendo das adversidades.

O amor incondicional das mulheres por seus filhos muitas vezes as levam a sacrificar sua profissão para se dedicarem em tempo integral aos pimpolhos, especialmente nos primeiros anos de vida.  Contudo, aquelas que optam por seguir uma carreira, por necessidade de sobrevivência ou por paixão, sempre trazem consigo uma séria de interrogações e até mesmo sentimentos de culpa. Será que agi certo? Deveria ter dedicado mais tempo aos meus filhos? Delegar sua educação a “tias” nas creches ou a parentes pode trazer alguma consequência para sua vida futura?

O Clube do Contador, em homenagem às mães de todo o País, traz um testemunho esclarecedor sobre o tema:

Quando a questão é profissão versus maternidade, as profissionais da Contabilidade vivem os mesmos dilemas. Exemplo disso é a empresária Terezinha Maria de Brito Koide, diretora financeira do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo que, quando sua filha Carolina completou dois anos de idade, aceitou um novo desafio: abrir seu próprio escritório contábil.

“Muitas vezes foi difícil conciliar a profissão com a maternidade. Quando a Carolina era menor eu precisava interromper minhas atividades no escritório com maior frequência. A gente sempre acha que deve alguma coisa aos filhos, um tipo de sentimento de culpa por não acompanhá-los todo o tempo. Mas, conforme eles vão crescendo, percebemos que fizemos a escolha certa”, afirma.

Hoje, com 22 anos de idade e estagiando na Ford, a filha de Terezinha e estudante de Psicologia entende a necessidade que a mãe teve de trabalhar, assim como o seu pai. “Muitas vezes eu a levei comigo para as minhas atividades profissionais, assim ela aprendeu a conviver com a nossa realidade”, disse a contadora.

E você, que tal aproveitar esse dia para compartilhar com a gente alguma história especial entre Mães Contadoras e seus filhos?

O Clube do Contador Certisign deseja um dia das mães autêntico para todas as mães! Em especial, para as Mães Contadoras.

Aproveite a inspiração da data e presenteie sua Mãe com os descontos exclusivos que o Clube de Vantagens Certisign oferece para quem tem nosso Certificado Digital.

Compartilhe

Deixe seu comentário