Como escolher o software ideal para o seu escritório?

0

A utilização de sistemas informatizados permite que o profissional da Contabilidade elabore relatórios mais precisos e detalhados, além de facilitar a atualização de dados para cumprir com todas as obrigações, fiscais, tributárias e demais operações acessórias que envolvem seus clientes.

Neste cenário, conhecer o melhor programa para o seu serviço é essencial, mas é preciso estabelecer os critérios que atendam às suas necessidades, como: programas de gestão de inventário, acompanhamento de vendas, gerenciador de contatos de clientes e comunicação entre seus colaboradores, certificação digital, orçamentos, estimativas, folha de pagamento, e declaração de impostos.

Hoje o mercado oferece uma infinidade de programas gratuitos e também pagos, além de que muitos órgãos públicos lançam seus próprios sistemas, visando facilitar a relação com os contribuintes.

Banner-clube-do-contador

Softwares mais utilizados pela contabilidade

O software mais utilizado é o Excel, da Microsoft, ou similares, como br.Office, ou Numbers (para Mac e iOS). Sua versatilidade é muito grande, porque auxilia na criação de planilhas que deverão ser apreciadas por diversos órgãos do governo. Além disso, ajuda muito nas várias conciliações, cálculos e controles.

Software de gestão

Estão disponíveis também softwares mais sofisticados de gestão contábil para o controle e gerenciamento das áreas fiscal, tributária e de folha de pagamento que permitem importar e gerar qualquer tipo de arquivo solicitado pelo segmento, inclusive o Sped Contábil, oferecendo agilidade, segurança e rentabilidade a todo o processo administrativo de sua empresa.

Software do Governo

Existem também os programas destinados a declarações para Receita Federal, como Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas e Jurídicas, CNPJ, ReceitaNet, DITR, DCTF, entres outros, assim como os programas de emissão de nota fiscal e aqueles destinados a declarações trabalhistas como o Gfip/Sefip.

Software que automatizam processos

E se o seu interesse é automatizar processos internos, como por exemplo a folha de ponto ou requisição de férias de seus clientes e funcionários a Certisign, especialista em soluções tecnológicas para empresas de todos os portes, apresenta o Portal de Assinaturas, com ele, não há mais motivos para serem assinados tantos papéis, já que a assinatura é feita com o uso do Certificado Digital, atribuindo o mesmo valor legal que a manuscrita. Ou seja, o funcionário pode assinar sua folha de ponto ou até mesmo solicitar férias, acessando um site; o celular por meio de um aplicativo, e você Contador tem acesso ao relatório geral e em tempo real, evitando assim, pagamentos e descontos indevidos. Com maior agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos. Esses são apenas alguns exemplos, o uso do Certificado Digital pode ir muito mais além.

Como você gerencia o fluxo de documentos da sua empresa? Dê adeus às planilhas e folhas de papel. Saiba como digitalizar seus processos com nossa equipe de Soluções Corporativas: Tel: 11 3546 3702 ou saiba mais aqui.

Compartilhe

Deixe seu comentário