Como informar a compra de Bitcoins na declaração do Imposto de Renda?

0

Seu cliente não resistiu ao investimento da moda e resolveu comprar Bitcoins. E agora, como declarar a aquisição da polêmica criptomoeda no Imposto de Renda? Não, ainda não existe um consenso sobre a validade do Bitcoin enquanto moeda, mas mesmo assim a Receita Federal do Brasil quer saber se você foi um dos compradores desta promessa de tesouro eletrônico.

O fisco quer que o imposto sobre ganho de capital correspondente à aquisição da criptomoeda seja pago. Assim, quem tiver valores acima de R$ 35 mil deve recolher 15% de imposto sob o ganho de capital, como vem sendo feito com outras formas de investimentos.

Como na realidade o imposto (para quem o deve) deveria ter sido pago no mês seguinte à operação, haverá uma penalidade ao contribuinte que deixou passar este detalhe. Ainda será possível fazer o pagamento após a entrega da declaração, mas com o acréscimo de multa e correção pela Selic.

banner copa contador

Como declarar Bitcoins

As criptomoedas devem ser declaradas pelo valor de aquisição. Então, para informar aos dados dos Bitcoins é preciso ir ao quadro “Bens e direitos” e colocar o código 99, que corresponde a ‘outros bens e direitos’. No local, descreva a data da compra, a quantidade de moedas adquiridas, os valores pagos por cada uma delas em moeda corrente nacional, ou seja, em reais.

Clientes em potencial

Uma dica para quem quer angariar novos clientes, mesmo que temporários, é conversar com os pais de adolescentes que compraram a criptomoeda, porque, dependendo do quanto eles gastaram, será preciso fazer a entrega da declaração.

Você também pode gostar: Como declarar o seu veículo no Imposto de Renda?


Compartilhe

Deixe seu comentário