Como se preparar para a declaração do IRPF?

0

O ajuste de contas do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF é um dos fatores que mais preocupam os brasileiros no início de cada ano, mas é preciso encará-lo de frente. A entrega das declarações do IR 2014/2015 já começaram, o contribuinte deve se organizar para evitar problemas com atrasos e,principalmente, com a malha fina, além de ficar atento aos prazos de restituição do imposto pago.

Antes de qualquer coisa é preciso colocar a papelada em ordem, como os comprovantes de rendimentos do ano anterior, aplicações financeiras, saldos bancários, aquisições, transferências e venda de bens, valores pagos ao INSS de empregada doméstica, se houver, e a declaração do ano anterior para servir de base na elaboração da atual.

Outra dica é separar as comprovações de despesas dedutíveis, entre elas os gastos com saúde (clínicas, consultas médicas, odontológicas, psicológicas, planos de saúde, hospitalização); educação (escolas e cursos); pagamento de pensão alimentícia; recibo de aluguel; contribuições previdenciárias, doações a entidades e outras.

É importante enfatizar que é necessário guardar por cinco anos, no mínimo, todos os comprovantes de gastos declarados no IR, no caso da Receita Federal exigir a apresentação dos mesmos.

Certificado digital

Os contribuintes podem utilizar o Certificado Digital para o envio do IR e, com isso, usufruir da declaração pré-preenchida. As informações, neste caso, são preenchidas pelo Fisco, de acordo com as transações realizadas no CPF do declarante. O melhor é que, depois do envio, caso note qualquer divergência, é possível corrigir o erro na hora. O acompanhamento da declaração pode ser feito em tempo real.

Outros benefícios são: obter cópias da declaração sempre que necessário, imprimir comprovantes e retificar pagamentos.

É importante frisar que para usufruir da declaração pré-preenchida é preciso que o Certificado Digital esteja válido, ou seja dentro do prazo de validade. Os clientes da Certisign podem verificar a validade e solicitar a renovação, se necessário, no site www.renoveseucertificado.com.br.

Quem ainda não tem Certificado Digital pode aproveitar a promoção da Certisign e adquirir o e-CPF, armazenado no Cartão e com 3 anos de validade, com 26% de desconto – R$270, por R$200. O site é www.certisign.com.br/ir e a promoção é válida até o dia 20 de abril.

Compartilhe

Deixe seu comentário