Como ser mais produtivo no ambiente de trabalho

0

Calcular e emitir o Documento de Arrecadação das Receitas Federais – Darf; montar uma planilha; fazer um demonstrativo de resultados; fechar a folha de pagamento das empresas; preparar as contas a pagar e receber; propor um planejamento tributário… Com as mil e uma tarefas que todo Contador tem de desempenhar ao mesmo tempo e a conectividade em alta, onde é possível falar em tempo real com mãe, pai, amigo, esposa (o) namorado (a), é muito difícil ter foco no trabalho, não é mesmo?

Esta realidade faz com que a produtividade caía, o que não é bom nem para a empresa, e muito menos para você, Contador que pode estar na mira do seu chefe. Para dar uma forcinha, a fim de resolver essa questão, o Clube do Contador Certisign preparou algumas dicas infalíveis para você se organizar e ser mais produtivo no seu trabalho. Vamos lá:

7 dicas de como ser mais produtivo no ambiente de trabalho:

Organizar as tarefas do dia

É importante saber organizar os horários do dia. Uma lista das atividades que devem ser realizadas no transcorrer das horas pode ajudar – e muito. Quem são as pessoas para as quais você deve telefonar? Para quem deve mandar e-mail? Quais assuntos necessitam ser despachados com seu supervisor? Faça esta seleção considerando importância e urgência. Dê prioridade às urgências importantes. E, assim como é feito com as prioridades do dia, é legal fazer com as da semana e até do mês.

Verifique a caixa de e-mail

Logo que chegar à empresa, é aconselhável checar a caixa de e-mail e verificar se existe alguma pendência.

Realize trabalhos pesados no início da semana

Como a semana tem cinco dias, é aconselhável realizar o trabalho mais pesado nas segundas, terças e quartas-feiras. Deixando, quando possível, os dois últimos dias da semana para as atividades que não exigem tanto do intelectual;

Mantenha o foco

Para se dedicar às atividades empresariais, é necessário foco. Como diria o político Bueno Brandão, “ter tempo para fazer uma coisa ou outra é questão de gestão e planejamento deste, portanto não me diga que não tem tempo, pois o que ocorre é que você tem dedicado mais tempo a uma coisa que outra”. Isso quer dizer que hoje o trabalhador brasileiro perde, em média, duas horas conectado nas redes sociais, por exemplo. Por isso, para ser produtivo, é importante ter hora e regras rígidas para acessar as redes sociais. Primeiro o trabalho, depois o lazer!

Mantenha o ambiente limpo

A organização também é fundamental quando o assunto é produtividade. Nada de papéis jogados encima da mesa de qualquer jeito, anotações por todo lado e gavetas lotadas. Quanto mais limpo e funcional for o ambiente de trabalho, maior será a sua organização, agilidade e, por consequência, a produtividade;

Banner-clube-do-contador

Cuide da sua saúde

Não é porque os horários são apertados e as rotinas são desgastantes que vamos pular refeições ou substituí-las por fast-foods, certo? O organismo de quem faz uma refeição leve consegue processar com mais facilidade o alimento. Portanto, toda energia é voltada para o trabalho e não para a digestão;

Pratique atividades físicas

E, por fim, não abra mão das atividades físicas: pois elas proporcionam qualidade de vida, isso é fato. Por aliviarem as tensões das responsabilidades a serem cumpridas diariamente, elas fazem o trabalho render bem mais. Portanto, não importa se você gosta de caminhar, andar de bike, jogar futebol com os amigos ou pegar uma onda no fim de semana… Seja qual for a modalidade, o importante é se movimentar.

Quando o assunto é produtividade, como diria o inventor Thomas A. Edison (1847 – 1931), “estar ocupado nem sempre significa trabalho de verdade. O objetivo de todo trabalho é produção ou conquista, e para qualquer um desses objetivos deve haver previsão, sistematização, planejamento, inteligência e propósito honesto, assim como transpiração. Parecer estar fazendo não é fazer”.

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Compartilhe

Deixe seu comentário