Conectividade Social: Certificados digitais e suas funcionalidades

132

A Conectividade Social ICP já está no ar e os prazos para que cada empresa se adéque as novidades também já foi estipulado, porém até mesmo quem é da área contábil ainda tem as suas dúvidas quando o assunto é a certificação digital.

O Certificado Digital é uma credencial que mantém dados essenciais de seu portador – pessoa física ou empresa – e pode ser utilizado para inúmeros serviços na empresa, escritório contábil e com a Receita Federal.

Qual o certificado ideal para o acesso à Conectividade Social?

Profissionais liberais (que nunca precisaram ter CNPJ): e-CPF – versão online do CPF. Contudo, será necessário que o profissional compareça à Caixa para que o número do CEI (Cadastro Específico do INSS) seja acrescido como chave de acesso alternativa.

Empregadores Pessoa Jurídica: e-CNPJ – versão online do CNPJ. Toda empresa que precise recolher FGTS, deve utilizar. Lembrando que mesmo aqueles sem empregados, mas que escolheram utilizar o SEFIP para o recolhimento, devem acessar o Conectividade Social ICP.

Escritórios contábeis: e-CPF ou e-CNPJ, depende da necessidade do escritório.

No caso da empresa outorgar responsabilidades por meio de procuração eletrônica, seja para escritório contábil ou para funcionário, é necessário que ambas as partes tenham o Certificado Digital que se enquadre em cada perfil (a empresa e sua contabilidade e a empresa e o seu funcionário).

Com relação aos modelos dos certificados digitais (A1 e A3), a única diferença é mesmo a validade e os produtos que acompanham o serviço. O acesso à Conectividade Social aceita ambos os modelos.

RETIFICANDO − Diferente do informado acima, para os perfis que necessitem do CEI para o acesso, essa informação não pode ser vinculada a um Certificado Digital de Pessoa Física já emitido e validado, sendo necessária uma nova aquisição para a inclusão dessa informação. (Confira no post sobre NIS e CEI como proceder)

 

Dica Certisign: ainda não adquiriu seu Certificado Digital para o Conectividade Social ICP? Acesse agora nosso site, adquira seu Certificado Digital Certisign e conheça os benefícios desta tecnologia.Clique aqui.

Compartilhe

132 Comentários

  1. Jeniffer Susan on

    No caso de escritório contábil, o contador responsável tem apenas o e-CPF. Seu cliente o e-CNPJ. O cliente fará uma procuração digital para o CPF do contador responsável ou o escritório contábil terá que adquirir um e-CNPJ também??? Procuração eletronica de PJ para PJ ou PJ para PF????

  2. Jeniffer Susan,

    A procuração pode sim ser feita do e-CNPJ da empresa para o e-CPF do contador. Ressaltando que para o acesso à Conectividade Social ICP, é necessário que o e-CPF tenha os dados do PIS/NIS/CEI que podem ser cadastrados em uma agência da Caixa.

    Obrigado!

  3. Jeniffer Susan on

    Olá….estou tentando fazer a procuração, mas ele nao me dá a opção de CPF, somente CNPJ ou CEI.
    Preciso validar o meu e-CPF na CEF????

  4. willian tadeu on

    Gostaria de saber:

    minha empresa ja tem o certificado icp mais para nota fiscal eu usarei o mesmo certificado para enviar sefip

  5. Willian Tadeu,

    O certificado que você tem é a NF-e que é exclusiva para emissão de notas fiscais. Para o acesso à Conectividade Social ICP é preciso adquirir um e-CNPJ ou e-CPF de acordo com a sua necessidade.

    Obrigado!

  6. Jeniffer Susan,

    Como dito acima, o e-CPF só consegue acesso à Conectividade Social ICP se tiver os dados do PIS/NIS/CEI cadastrados nele, procedimento que pode ser feito uma agência da Caixa.

    Obrigado!

  7. digo, Bom dia, Todas as pessoas juridicas, independentemente do porte, da opção tributaria vão ter que adquirir um cartão e-CNPJ? Não terão opção de procuração eletronica como faz a receita federal que não obriga o outorgante a ter certificação nos casos de serem optantes do lucro presumido? as do simples a receita federal não exige.

  8. Tobias,

    A procuração eletrônica feita para o acesso à Conectividade Social ICP obrigatoriamente tem que ser feita de um certificado digital para outro. Portanto além do contador, a sua empresa também precisa de certificação.

    Obrigado!

  9. Bom dia, tenho CEI, sou contador autonomo, quero adquirir certificado digital pelo correio a1 pessoa física, com este certificado consigo, enviar o sefip dos cnpj que tenho em meu escritório? obrigada.,
    Rosangela

  10. Felipe de carvalho on

    Bom dia,

    Para o acesso à Conectividade Social posso utilizar o certificado e-CNPJ do tipo A1?

    Citação (Com relação aos modelos dos certificados digitais (A1 e A3), a única diferença é mesmo a validade e os produtos que acompanham o serviço. O acesso à Conectividade Social aceita ambos os modelos.)

    Fiquei em dúvida, porque em um post anterior consta que é válido somente o do Tipo A3 (Smart Card e Token)
    Link:http://www.certisignexplica.com.br/novo-conectividade-social-agora-com-certificado-digital-icp-brasil/

    Favor responder..

  11. Felipe de Carvalho,

    Você tem razão. No post citado em seu comentário consta a informação de que o certificado válido é o A3, mas assim como publicado aqui nesse post, tanto o modelo A1 quanto o A3 são válidos para o acesso. Inclusive, vamos retificar a informação no post do dia 07/02/11.

    Obrigado!

  12. O responável pela empresa tem o e-CPF do qual enviamos todos os documentos para Receita Federal pelo e-CPF dele, tais como DCTF, DACON etc.
    Para a conectividade, sendo ele o responsável direto, não pode ser o e-CPF?

  13. Peterson,

    Como já dissemos no post acima, pode sim. Porém, o e-CPF só consegue acesso à Conectividade Social ICP se tiver os dados do PIS/NIS/CEI cadastrados nele, procedimento que pode ser feito uma agência da Caixa.

    Obrigado!

  14. Reinaldo Martins on

    Sou funcionário de PJ e esta tem o CERTIFICADO DIGITAL, porém preciso da procuração eletronica para executar os envios para caixa, como devo adquirir esta procuração?, quais os documentos necessários?

  15. Tenho um escritorio de contabilidade, gostaria de saber qual certificado adqurir o e-pj ou o e-cnpj, pois em 2012 vou precisar de emitir a NF Eletrônica, e quero ter apenas um certificado.

  16. Abri uma empresa pelo sistema normal, agora a mesma vai ser mudada para o simples, mas ainda não tem o certificado digital. Não estou conseguindo mais emitir Notas Fiscais eletronicas, estão exigindo o uso do Certificado Digital, preciso fazer tambem a conectividade da empresa, qual o certificado preciso tirar.

  17. Rosangela,

    O certificado e-CPF poderá sim acessar o Conectividade Social ICP com a outorga de poderes desses CNPJs, desde que ele tenha vinculado o nº do seu CEI.

    Obrigado!

  18. Bom dia gostaria de saber se o contador que tem um e-cpf pode receber procuração eletronica de seus clientes? ou se ele precisa tirar um e-cnpj ja que ele tem um escritorio que tem um cnpj. se inserir no e-cpf um pis pode receber procuração eletronica com amplos poderes? Onde fazer isso?

  19. Bom dia!!

    Gostaria de saber se com o certificado eCNPJ A1 serve tambem para emissão de NFe??
    se não qual o certificado que serve tanto para ICP ( conecticidade Social ) tanto para emissão de NFe.
    quero um certifiado que de para fazer as duas coisas.
    Obrigado!!

  20. Tenho escritorio contabil e já possuo o e-CPF, no entanto meus clientes ainda não possuem nenhum certificado digital, ou seja, cada empresa terá que tirar o e-CNPJ para poder me dar a procuração para acessar a connectividade ICP??

  21. Cristiane,

    Se o contador for autônomo ele pode receber uma outorga em seu e-CPF desde que este contenha os dados do CEI vinculados.

    Já se o contador trabalha para um escritório de contabilidade, a outorga deve respeitar a seguinte ordem: O cliente (e-CNPJ) outorga poderes para o escritório (e-CNPJ), então o escritório substabelece poderes para o contador (e-CPF com o PIS vinculado, para que seja comprovado que esse contador tem vínculo empregatício com o escritório contábil).

    Obrigado!

  22. Mayara,

    A procuração eletrônica dentro do Conectividade Social só pode ser feita de um certificado para outro, então essas empresas terão que fazer sim um certificado para outorgar poderes para o certificado do seu escritório contábil.

    Obrigado!

  23. Tenho certificado digital através da OAB/RS emitido pela Certisign, que acredito não ter PIS/NIS/CEI vinculado, posso inserir tais dados neste certificado digital, ou tenho que adquirir um novo certificado com estas informações???

  24. Roberto,

    Para incluir esses dados no seu Certificado Digital só mesmo fazendo um novo ou preenchendo esses campos no momento da renovação.

    O que pode ser feito para que seu acesso ao Conectividade Social ICP seja permitido é ir em uma agência da CAIXA e requisitar que eles vinculem, dentro do próprio sistema de dados deles, o nº desses documentos com o seu Certificado Digital.

    Obrigado!

  25. Boa Tarde.
    Gostaria de saber, se o dono da empresa tem o e-CPF, ele tem que fazer o e-CNPJ para transmissão na conectividade, sendo que ele tem duas empresas e ao total 9 funcinários ?

  26. Dyego Casemiro on

    Olá, tenho um e-CPF so que no momento da compra o SERASA informou que não seria necessário informar o meu CEI e PIS, tenho varias empresas simples e Lucro Presumido, Gostaria de saber se voce tem algo concreto sobre essa chave de acesso junto a Caixa Economica pois na cidade de Manaus, niguem sabe informar, uns falam que tenho q tirar outro Certificado e o SERASA diz que tenho que me dirigir a CAIXA para eles colocarem meu CEI, o que realmente devo fazer ???
    Obrigado

  27. Dyego Casemiro,

    A informação que temos é a mesma do Serasa. Depois de emitido o Certificado Digital não é mais possível incluir dados nele, porém para o acesso você pode se dirigir a uma agência da CAIXA e pedir que eles vinculem internamente o seu certificado com os os dados do seu PIS ou CEI.

    Obrigado!

  28. Suely,

    Para o acesso ao Conectividade Social ICP, cada empresa necessita de um e-CNPJ. É por meio desse documento que ele outorgará poderes aos seus funcionários ou escritório contábil.

    Obrigado,

  29. Sou contador autônomo, a maioria de meus clientes estão no sistema simples nacional, quase todas tem menos de cinco funcionários, para estas empresas com menos de cinco funcionários qual sera o prazo para adequação a certificação digital.

  30. Dyego Casemiro on

    Olá admin, fui na Caixa Economica e ninguem sabe responder a questão mandaram eu voltar no SERASA, voce sabe se tem algo dizendo que realmente é a Caixa que tem que vincular isso ?

  31. Dyego Casemiro, a informação que temos realmente é essa. Já tentou ir em outra agência da CAIXA ou então ligar na auditoria? Quem sabe eles possam te dar mais informações.

    Obrigado!

  32. Sou contadora registrada em uma empresa e tambem presto consultoria em outras empresas como pessoa física.
    Ja possuo um e-cpf que utilizo junto à Receita Federal porem não tem nehum vinculo com pis ou cei.
    Terei que adquirir outro E-cpf com o número de meu pis? Mesmo não tendo vinculo empregaticio com as outras empresas que presto consultoria?
    Obrigada

  33. Boa tarde, no caso de quem já tem o certificado digital, que emite notas fiscais eletrônicas, poderá estar usando este para movimentação no novo conectividade social?

  34. Se o certificado que a empresa possui para nota fiscal eletrônica for o NF-e não poderá usá-lo para a Conectividade Social, pois este certificado é exclusivo para a emissão de nota fiscal eletrônica. Se for um e-CNPJ é somente entrar no site da conectividade social, se cadastrar e acessar.

    Obrigado!

  35. Sou contador autonomo, tenho matricula cei.
    tenho empresas que não tem funcionários, e só mandam a gfip com declaração ao INSS, estas empresas serão obrigadas a ter certificado digital, ou eu posso mandar as gfips pelo meu E-cpf, e se posso mandar as gfips, qual seria o procedimento?

  36. Boa Tarde

    Sou de um escritorio de contabilidade onde temos o eCNPJ do escritorio e o ecpf do contador sem CEI..

    Meus clientes compraram o e-cnpj A3 e já fizeram a procuração eletronica para o escritorio de Contabilidade..ok….Agora minha dúvida é quem devera substabelecer para que um funcionário da Contabilidade faça o envio??????? esse meu funcionário deverá ter o ecpf ?????????

  37. Marcia,

    Se os seus clientes já outorgaram poderes do e-CNPJ deles para o e-CNPJ do escritório contábil, agora a contabilidade precisa substabelecer poderes para o e-CPF (com PIS incluso) do funcionário responsável pela função de recolhimento do FGTS.

    Obrigado!

  38. ADALTO MACEDO on

    Boa Tarde!

    Sou Contador e meus clientes já possuem o e-CNPJ com o qual, inclusive, emitem nota fiscal (Estado). Gostaria de saber se este e-CNPJ pode ser utilizado para acesso à Conectividade Social ICP.
    Em caso negativo, qual tipo de e-CNPJ deve ser adquirido pela pessoa juridica?
    Obrigado.

  39. Isabel,

    Para que você possa acessar o Conectividade Social ICP por meio da outorga de poderes de seus clientes você precisará se cadastrar no CEI e adquirir um e-CPF com esse dado nele.

    Obrigado!

  40. Para empresas que tenham filiais, será necessário tirar um certificado para cada cnpj?
    Fomos informados por telefone da CAIXA, que deveriamos obter um certificado para cada filial, po outro lado voces comentam que não é necessário, aonde esta a base legal que fala sobre uma empresa com filiais ref. a certificação digital?. Obrigado

  41. Boa tarde,
    O escritório de contabilidade receberá procurações eletrônicas para os serviços do conectividade social icp, tem algum limite de procurações que o e-cnpj (contabilidade) pode receber ou é ilimitado o número de procurações a receber? No caso de 100 clientes fornecerem procuração há algum problema?

    Obrigado

  42. Juliano,

    A procuração eletrônica só é limitada com relação ao substabelecimento de poder, isto é, ao receber a outorga de um cliente seu, o e-CNPJ do escritório contábil terá um número limite de pessoas para quem ele pode substabelecer.

    No caso de várias empresas e várias procurações não há um limite e a contabilidade poderá gerenciar todas elas sem nenhum problema.

    Obrigado!

  43. Duarte,

    A informação que temos é que é sim necessário ter um Certificado Digital para cada CNPJ, habilitando assim o uso da empresa e suas filiais no Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  44. Luiz Marcos, para o acesso no Conectividade Social ICP é necessário o uso do Certificado Digital ICP-Brasil, tanto para a empresa que vai outorgar poderes quanto para o escritório de contabilidade.

    Obrigado!

  45. CARLOS EDUARDO on

    Uma empresa que não tem funcionarios, somente recolhe o pro labore, terá que fazer um certificado digital só para impressão de GFIP?

  46. Adilson Pereira eda /silva on

    Na qualidade de Contador Autônomo, estava com dúvidas a respeito da Conectividade Social via Certificação Digital.
    Ao descobrir este site, e acompanhando os textos de perguntas e respostas, consegui esclarecer todas as minhas pendências sobre o assunto…
    Portanto, julgo conveniente que todos que tenham estas dúvidas visitem este site…
    att. adilson…

  47. BOM DIA! SOU PROPRIETARIO DE UMA CONTABILIDADE (CONTADOR) NAO TENHO FUNCIONARIOS PARA ENVIAR O SEFIP EU MESMO FAÇO O SERVIÇO, OS MEUS CLIENTES JA ME PASSARAM A PROCURAÇÃO, EU COMO CONTADOR E PROPRIETARIO POSSO ENVIAR O SEFIP DOS MEUS CLIENTES COM O MEU e-CNPJ? OU TENHO QUE SUBSTABELECER ALGUEM PRA ISSO?
    GRATO.

  48. Roseli,

    Se o titular do e-CNPJ for a mesma pessoa responsável pelo uso do Conectividade Social ICP, ela não precisa substabelecer poderes a ninguém.

    Os clientes da empresa contábil vão outorgar poderes para o e-CNPJ da contabilidade e o titular desse Certificado Digital vai acessar o sistema em nome delas, por meio dessas procurações eletrônicas.

    Obrigado!

  49. Certificado ICP Caixa
    O contador tem o certificado e-cpf que é utilizado tambem para a Receita Federal, só que o contador possui o escritorio de contabilidade como CNPJ, sendo q ele ja possui o e-cpf ha necessidade de fazer o e-cnpj?

  50. Deise,

    O e-CPF do contador só representa esse profissional como uma Pessoa Física. Do mesmo jeito que o CNPJ representa essa empresa, um Certificado Digital de Pessoa Jurídica é que vai representá-la no ambiente virtual.

    Obrigado!

  51. Prezados Senhores,

    Gostaria de esclarecer uma dúvida, possuimos várias filiais e para cada uma devemos adquirir um certificado digital, a dúvida é cada filial adquire o seu certificado, individualmente? ou existe a obrigatoridade da matriz fazer a aquisição dos certificados e posteriormente fazer a outorga para cada uma delas.

    obrigada!

  52. Carlos Eduardo,

    Se as informações forem transmitidas pela empresa será necessário adquirir o e-CNPJ.

    Obrigado!

  53. Raimunda,

    Não é necessário que a matriz adquira todos os certificados. Cada filial pode fazer, tranquilamente, a aquisição do seu Certificado Digital de Pessoa Jurídica para o acesso ao Conectividade Social ICP e demais aplicações que permitam essa tecnologia.

    Obrigado!

  54. Carlos,

    O e-CNPJ serve tanto para a emissão da NF-e quanto para o acesso ao Conectividade Social. Portanto, não será necessária a aquisição de um novo Certificado Digital.

    Obrigado!

  55. A minha pergunta é a seguinte: como moro numa cidade do interior de Minas, tenho vários clientes na atividade Rural no qual não possuem computador e muito menos Internet. A solução seria instalar o certificado dele no meu PC. Mas a minha preocupação maior é se vou poder instalar vários certificados no mesmo PC.

  56. Sou Contador, tenho várias empresas de pequeno porte, e que no momento não irão fazer o Certificado Digital ICP, a pergunta é…..para enviar apenas o SEFIP mensal destas empresas, eu posso fazer como é hoje…??? usar o meu certificado para o envio dos arquivos destas empresas.

  57. José Carlos,

    O ideal é que a empresa adquira um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo).

    Obrigado!

  58. Bom dia,

    Somos uma empresa contábil e já temos nosso cartão e-CNPJ.

    Para as empresas que são nossos clientes e não tem funcionários, portanto usando a conectividade somente para o envio de Gfip declaratória para a Previdência, podemos enviar pelo nosso certificado ou cada empresa terá que se certificar, mesmo não tendo empregados?

  59. Priscila,

    Todas as empresas que precisam acessar o Conectividade Social ICP seja para prestar informações ao FGTS ou à Previdência Social precisam da Certificação Digital ICP-Brasil.

    Seus clientes terão que adquirir o Certificado Digital para que possam acessar o canal e outorgar poderes para o certificado da empresa contábil.

    Obrigado!

  60. André Luis,

    Segundo a CAIXA, todas as empresas precisam da Certificação para acessar o Conectividade Social ICP. É por meio desse documento que seus clientes vão acessar o portal e assim outorgar poderes para o seu Certificado Digital.

    Obrigado!

  61. Boa Tarde,

    Trabalho em um escritório de contabilidade e gostaria de saber como devo proceder com a seguinte situação.
    o E-CNPJ está instalado no servidor da empresa, ou seja, todos os departamentos tem acesso e, com o Conectividade Social será transmitido a Folha das nossas empresas clientes, inclusive a dos funcionários do escritório.
    Acredito que teremos problemas ref. à sigilosidade do salário dos funcionários entre outros(lembrando, já que todos possuem acessibilidade).
    Como devo proceder?
    É possível comprar outro e-CNPJ e deixá-lo para uso exclusivo do setor de Departamento Pessoal/ RH?

    Obrigada,

    *Gabriella

  62. Gabriella,

    As Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele certificado será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    No caso do acesso ao Conectividade Social ICP, o que pode ser feito é a aquisição de um Certificado Digital de Pessoa Física, incluindo os dados do NIS, em nome do responsável pelo uso do canal. Assim, o Certificado Digital de Pessoa Jurídica pode outrogar poderes para o de PF e só aquele funcionário terá acesso aos dados da folha de pagamento da empresa.

    Obrigado!

  63. Boa Tarde,

    Poderia me dizer qual é o passo – a – passo a seguir para cadastrar as PJ no COnectividade Social e porteriormente outorgar a procuração ?

    Obrigada,

  64. Gabriella,

    No Manual de Orientações ao Usuário, da CAIXA, na pág 10 você encontra informações sobre o registro do usuário – primeiro passo para o uso do Conectividade Social ICP. Já com relação a procuração eletrônica, você pode encontrar mais informações na pág 17.

    Para acessar, clique no link http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp e escolha a opção “FGTS” e depois “CNS_ICP_ORIENTACOES…”

    Obrigado!

  65. Edson Ribeiro Rego on

    Sou contador Autônomo, fiz meu Certificado Digital e-CPF A3 [em outra AC], informei no certificado o número do CPF e RG. não informei o número do PIS ou INSS, preciso acessar a Conectividade Social para transmitir a GFIP, como devo proceder?

    Obrigado,

    Edson

  66. Bom dia, tenho escritório de contabilidade e estou orientando as empresas a comprarem o e-CNPJ para que possamos fazer a procuração para o escritório fazer a Conectividade. Gostaria de saber se é necessários que as empresas insiram o número no Pis na compra de seus e-CNPJ? Ou, caso não tenha esta informação no certificado, consegue-se passar normalmente a procuração para o escritório, e nós conseguimos enviar a conectividade também normalmente?

  67. Livia,

    O Certificado Digital de Pessoa Jurídica não necessita da informação do NIS. Esse dado é necessário para o Certificado Digital de Pessoa Física do funcionário da empresa que vai acessar em nome dela, para comprovar o vínculo empregatício.

    Obrigado!

  68. Então, por favor, me confirme se está correto: as empresas-clientes do escritório compram o certificado digital e-CNPJ, não sendo necessário incluir o número do NIT/PIS nele. Eles trazem para o escritório, nós fazemos uma procuração eletrônica no site da Caixa Econômica, passando os poderes para o nosso escritório. Depois, quando nosso funcionário do departamento pessoal for enviar a conectividade da empresa-cliente, este (nosso funcionário) deve ter um e-CPF, com número do seu PIS inserido, e, por meio da procuração da empresa-cliente, enviará a conectividade da mesma. É isso?

  69. Livia,

    Está correto, a única coisa é que a empresa cliente não levará o certificado dela para o escritório contábil. Ela vai acessar o portal na internet e assim outorgar a procuração para a contabilidade.

    Obrigado!

  70. Olá,

    Sou PJ, cadastrado pelo simples nacional (onde não me é exigido Certificado Digital), porem meu contador disse que preciso esse certificado da caixa. Não possuo funcionários. Isso está correto?
    Obrigado,

    César

  71. O proprietário da empresa tem o e-cpf que utiliza para fazer movimentações na receita federal. Se ele cadastrar na CEF o seu pis conseguirá utilizar o conectividade social, não precisando assim do e-cnpj?

  72. Evandro,

    Se a empresa está cadastrada no CNPJ, será necessário adquirir um Certificado Digital de Pessoa Jurídica. Da mesma forma que o CNPJ representa a empresa no meio real, é esse documento que vai representá-la no portal do Conectividade Social ICP.

    O Certificado Digital de Pessoa Física é usado no canal para autônomos, empresas que não são obrigadas à inscrição no CNPJ e quando um funcionário precisa acessar em nome da empresa, por meio de procuração eletrônica.

    Obrigado!

  73. Ola

    Tenho um escritorio de contabilidade, e não sou a contadora responsavel. mesmo assim posso comprar o e-cnpj em nome da empresa?

    Aguardo

    obrigada

  74. Eu vou adquirir o smart card e leitora de vocês.

    A empresa possui o e-cnpj de uma outra empresa que adquiriu no inicio do ano.

    O leitor de vocês que vou adquirir lê o cartão de uma outra empresa concorrente?

  75. Os escritorios de contabilidade, precisa outorgar poderes para alguem fazer a folha de pagamento e demais serviços, como fazer??? mas ela nao quer outorgar isso para a pessoa do DP como fazer entao??
    Grata

  76. Daniel,

    Sim, as leitoras comercializadas pela Certisign fazem a leitura de diversos modelos de cartões. Em todo caso, verifique junto com a Autoridade Certificadora o modelo desse outro cartão criptográfico para ver se sua leitora tem suporte.

  77. Marileide,

    Se o titular do Certificado Digital de Pessoa Jurídica do escritório se responsabilizar pelo acesso ao portal, não há a necessidade de outorgar poderes para nenhum funcionário.

    Já se esse funcionário for acessar o portal em nome da empresa será sim necessária a aquisição de um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) com os dados do NIS (PIS/PASEP) nele e a outorga de poderes.

    Obrigado!

  78. Silene,

    As Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    Logo, cada titular terá que instalar seu certificado no seu próprio computador, acessando o portal e outorgando poderes para você por meio da Procuração Eletrônica.

    Obrigado!

  79. Nossa empresa já adiquiriu um e-cnpj e o (setor) fiscal já tem a leitora e o acesso. Só que o fiscal nos orientou como somos do (setor) RH adquirir o nosso pensamos em adquirir um token A3, pergunta o coordenador do RH tem que comprar um e-CNPJ ou um e-CPF para poder acessar a conectividade ICP? Outra pergunta somos responsáveis pela sefip da Matriz e da filial, só que a filial faz as grrf por lá, vamos precisar de quantos token A3 para essa demanda?

    Obrigada

  80. Adriane,

    Para acessar o portal do Conectividade Social ICP em nome da empresa, o funcionário precisa adquirir o Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) cadastrando os dados do NIS (PIS/PASEP) no momento da aquisição.

    No caso de sua empresa, será necessário adquirir um certificado para o coordenador do RH, um para o responsável por essa função na filial e para quem mais precisar acessar.

    Obrigado!

  81. A Pessoa Física que possui um empregado doméstico terá de obeter o e-cpf para a emissão da procuração para o contador?

  82. Jorge,

    Se há o recolhimento do FGTS desse empregado, será necessária a aquisição de um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) com o CEI do titular cadastrado para acessar o portal e conceder uma procuração eletrônica ao contador.

    Obrigado!

  83. Boa tarde,

    TRABALHO EM UMA CONTABILIDADE E O CLIENTES VÃO ESTA PROVIDENCIANDO O CERTIFICADO DIGITAL PARA O CONECTIVIDADE SOCIAL ICP, E SE ELES NÃO QUISEREM FORNECER PROCURAÇÃO ELETRÔNICA, MAIS TRAZEREM O CERTIFICADO DIGITAL DIRETO PARA A CONTABILIDADE E INSTALARMOS DIRETO NA MAQUINA DAQUI, NO CASO DO E-CNPJ -A1 É CLARO , PODERIAM FAZER ISSO OU NÃO ADIANTARIA DE NADA, REALMENTE TERIAM QUE FAZER A PROCURAÇÃO ELETRONICA?

  84. A empresa onde trabalho, tem um certificado Serasa, consigo utilizar o Conectividade ICP, através desse certificado? como acrescentar o conectividade nesse certificado?

    Obrigada!

  85. Angélica,

    Se o documento adquirido for um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo) ele pode sim ser usado no portal do Conectividade Social ICP.

    Para usar o Conectividade Social ICP, basta estar com o certificado instalado ou conectado ao computador e acessar o portal: https://conectividade.caixa.gov.br/

    Obrigado!

  86. Diene,

    As Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    Logo, cada titular terá que instalar o certificado no seu próprio computador, acessar o portal e outorgar os poderes para a contabilidade por meio da Procuração Eletrônica.

    Obrigado!

  87. UMA OUTRA DUVIDA, AS EMPRESAS QUE SÃO ISENTAS DE IMPOSTOS, COMO POR EXEMPLO: ASSOCIAÇÕES DE IDOSOS E IGREJAS, SÃO OBRIGADAS OU TEM OUTRO PROCEDIMENTOS PARA AS MESMAS?

  88. Diene,

    Se essas instituições se comunicam com o FGTS ou com a Previdência Social por meio do canal da CAIXA elas terão que adquirir a certificação, pois sem esse documento não é possível acessar o canal.

    Obrigado!

  89. Em minha pessoa fisica possuo varios CEIs vou precisar ter um certificado para cada CEI, ou com um certificado poderei responder por todos..

  90. Emilson,

    O certificado não permite mais de uma inscrição CEI, por isso será necessário adquirir diversos Certificados Digitais de Pessoa Física (como o e-PF, por exemplo) e incluir neles suas matrículas CEIs.

    Obrigado!

  91. E no caso de uma empresa matriz que tem varias filiais, e CEIs vinculados ao CNPJ, vou conseguir enviar tudo pelo cerfificado da matriz ou cada um vai ter que ter o certificado digital..

  92. Emilson,

    Segundo informações da CAIXA, se esses CEIs estão vinculados ao CNPJ, você poderá acessá-los pelo Certificado Digital da matriz.

    Obrigado!

  93. Uma empresa que não possui funcionários, só recolhe INSS do Pro Labore dos sócios, e a informação e feita pelo escritório, esta empresa tera que fazer o Certificado Digital para Conectividade ICP ?

  94. Vilson,

    Sim, para outorgar poderes de acesso para o escritório contábil, essa empresa precisa acessar o canal e esse acesso só pode ser feito por meio de um Certificado Digital ICP.

    Obrigado!

  95. Boa tarde,

    1)Para dar a procuração eletronica para uma Administradora de Condomínio, para que ela possa operar a conectividade social da CEF relacionada aos funcionários do Condomínio, qual o tipo da procuração eletronica que eu, como advogado (eu tenho a certificiaçãodigital da certisign), devo dar para a Administradora – é a procuração somente ou a procuração com substabelecimento? Como faço isso?
    2) Onde vejo isso, e como posso verificar mais informações sobre esse procedimento passo a passo?
    3) Há algum telefone da CEF ou da certisign para contato?
    Muito obrigado,
    Amilton

  96. Wender Santiago,

    Independente do número de funcionários, todas as empresas que precisam acessar o Conectividade Social ICP, para a comunicação com o FGTS ou com a Previdência Social, necessitam do Certificado Digital no modelo ICP.

    Obrigado!

  97. Tive informação da Caixa de que as empresas sem sem funcionarios que tenham só pro-labore não precisam de certificação, podendo entregar com a Certificação de outro sem procuração.
    Isso procede ?

  98. Adriano Oliveira on

    Saudações

    A partir do momento em que uma Empresa Varegista obter um Certificado Digital, exclusivamente para acessar a Conectividade Social através da Procuração Eletrônica concedida ao seu contador, será também obrigada a emitir Nota Fiscal Eeletrônica ? ou poderá continuar com a emissão da Nota Fiscal modelo M1 ?

    Agradeço !

  99. Adriano Oliveira,

    Se a empresa não se enquadra na obrigatoriedade de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, a aquisição do Certificado Digital ICP (para a habilitação do uso do Conectividade Social ICP) não implicará na emissão das mesmas.

    Obrigado!

  100. O Contador que possui certificado e-CPF com CEI pode enviar os arquivos dos seus clientes informando no mesmo arquivo como sendo esponsável pelas informações? Os clientes então não precisariam de certificado, correto?

  101. Sou contador autonomo e gostaria de saber se posso fazer o recolhimento do inss e fgts para uma empresa cliente minha sem que a empresa necessite tirar o E-CNPJ. Posso fazer isso se apenas eu tirar o meu E-CPF?
    Obrigado

  102. bom dia.

    Para empresas que são contrutoras elas possuem CNPJ e CEI porem não existe funcionarios registrados no CNPJ e sim no numero de CEI, mas para cada obra ela devera abrir um numero de CEI ela podera ter 10 CEI’s abertas no mesmo mês qual o melhor certificado digital que devo adquirir neste caso.

  103. Geovane Nunes,

    Se esses empregadores estão vinculados à uma inscrição CEI, o acesso ao portal será feito por meio de Certificados Digitais de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) contendo cada um dos CEIs do titular.

    Obrigado!

  104. Prezados, bom dia, desejo saber se uma empresa com e-cnpj icp , pode outorgar procuração para outra na mesma situação afim de fazer a transmissão do conectividade social e demais serviços .?

    Nota – a empresa não é do ramo contabil., grato

  105. Teixeira,

    A regra para a outorga é que ambas as empresas estejam devidamente certificadas e já registradas no canal. Com isso, é possível a outorga para outras empresas, mesmo que elas não sejam do ramo contábil.

    Obrigado!

  106. Quanto a procuração, estou tentando fazer de um e-CNPJ para um e-CPF ( não é funcionário desta empresa), porém da uma mensagem que não foi encontrado vínculo na base do FGTS. O que devo fazer?? Fazer a procuração para o CNPJ da empresa e depois fazer outra procuração para o funcionário que irá fazer, que neste caso é o mesmo que estou tentando fazer mas que dá erro.
    Outra dúvida, as empresas que tiverem várias filiais precisaram ter um e-CNPJ para cada uma?? Sendo que a transmissão da SEFIP é feito unicamente pela matriz???
    Obrigada,

  107. Anne,

    Se o funcionário não possui vínculo empregatício com a sua empresa, essa outorga não será permitida. Para o acesso desse usuário, será necessário outorgar os poderes de uso para a empresa em que ele trabalha e esta deverá substabelecer os poderes para o funcionário dela.

    Se o uso do canal é feito de forma centralizada, não há a necessidade da aquisição de um certificado para cada unidade. Com o certificado da matriz, será possível visualizar todas as empresas que possuem o mesmo CNPJ raiz.

    Obrigado!

  108. Bom dia.
    Empresas que ja possuem certificados digitais emitidos sem o numero no Nit ou Pis do Sócio da empresa ou titular no caso de “empresário”, passando a procuração Eletronica para um outro CNPJ (Escritorio Contabil) esta procuração será valida para que o escritorio utilize a Conectividade Social ICP?

    Obs. O certificado Digital do Escritorio Contabil foi emitido recentemente, possui o numero do Nit/PIS nas informações dos socios.

  109. Eleandro

    Para acessar o Conectividade Social ICP, é necessário que o CNPJ tenha ao menos um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo). Já se a empresa cliente não é obrigada à inscrição no CNPJ, o acesso será por meio de um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) contendo, obrigatoriamente, o CEI.

    Seguindo essas regras de acesso, a outorga de poderes para o acesso ao Conectividade Social ICP será permitida.

    Obrigado!

  110. DAISY SILVA MARTINS on

    A CAIXA ECONOMICA FEDERAL EMITIU A CIRCULAR PARA A ENTREGA DA GFIP OU RECOLHIMENTO DO FGTS SÓ É OBRIGATORIO O USO DO CERTIFICADO DIGITAL ACIMA DE TRES FUNCIONARIOS, GOSTARIA DE SABER A RESPEITO ????

  111. Sebastião,

    Na matéria http://www.conectividadeicp.org/faq-%E2%80%93-necessidade-do-certificado-digital/, do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta:
    “O uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social. A partir de 01/01/2012, as transmissões de arquivo por meio do Conectividade Social deverão ser realizadas utilizando a Certificação Digital no padrão ICP Brasil, inclusive para aquelas empresas que só se relacionam com a Previdência Social ou com declaração de ausência de fato gerador”.

    Obrigado!

  112. Carlos,

    Na matéria http://www.conectividadeicp.org/faq-%E2%80%93-necessidade-do-certificado-digital/, do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta:
    “O uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social. A partir de 01/01/2012, as transmissões de arquivo por meio do Conectividade Social deverão ser realizadas utilizando a Certificação Digital no padrão ICP Brasil, inclusive para aquelas empresas que só se relacionam com a Previdência Social ou com declaração de ausência de fato gerador”.

    Obrigado!

  113. José Orlando,

    Na matéria http://www.conectividadeicp.org/faq-%E2%80%93-necessidade-do-certificado-digital/, do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta:
    “O uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social. A partir de 01/01/2012, as transmissões de arquivo por meio do Conectividade Social deverão ser realizadas utilizando a Certificação Digital no padrão ICP Brasil, inclusive para aquelas empresas que só se relacionam com a Previdência Social ou com declaração de ausência de fato gerador”.

    Obrigado!

  114. Daisy Silva Martins,

    Segundo a CAIXA, a área gestora do Fundo de Garantia possui ciência da publicação da Lei Complementar 139/2011 e da Resolução nº. 94, emitida pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, cujos reflexos estão sob análise. Não obstante as publicações citadas, até a presente data, permanece o uso da Certificação Digital para todos os entes que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social por meio do canal Conectividade Social, nos termos da Circular CAIXA 547/2011.

    Além de aguardar o pronunciamento da CAIXA, nossa recomendação é que você, empresário, consulte seu contador para saber mais sobre o Simples Nacional e se sua empresa se enquadra nessa categoria. Para os contadores, o ideal é consultar o Comitê Gestor do Simples Nacional ou então a própria CAIXA para mais informações.

    Independente da obrigatoriedade, vale ressaltar que o Certificado Digital traz modernização para as empresas, desburocratiza e torna os processos ágeis, além de aliar segurança e idoneidade nas ações feitas por meio da plataforma web. Universal, esse documento é usado para a comunicação com a Receita Federal, entrega de declarações e imposto de renda, emissão de notas fiscais eletrônicas, transações em Internet Banking, assinatura de contratos digitais e muito mais.

    Obrigado!

  115. BOA TARDE!

    TENHO UM ESCRITORIO DE ASSESSORIA ADMINISTRATIVA ,E TENHO CLIENTES QUE NÃO POSSUEM FUNCIONARIOS, ELES TAMBEM ESTÃO OBRIGADOS A TER O CERTIFICADO DIGITAL JA QUE TENHO A SEGUINTE INFORMAÇÃO TRANSMITIDA PELO RECEITA FEDERAL Certificação Digital para Empresas Optantes pelo Simples Nacional:

    De acordo com os artigos 72 e 102 da Resolução CGSN nº 94, de 29/11/2011, fundamentados no § 7º do artigo 26 da Lei Complementar nº 123, de 2006, na redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 2011, a certificação digital pode ser exigida da ME ou EPP optante pelo Simples Nacional nos seguintes casos:

    I – entrega da GFIP, bem como o recolhimento do FGTS, quando o número de empregados for superior a 10 (dez);

    II – emissão da Nota Fiscal Eletrônica, quando a obrigatoriedade estiver prevista em norma do Confaz ou na legislação municipal.

    Para entrega da GFIP e recolhimento do FGTS, quando o número de empregados situar-se entre 3 (três) e 10 (dez), poderá ser exigida a certificação digital desde que autorizada a outorga de procuração não eletrônica a pessoa detentora de certificado digital.

    GFIP/SEFIP: alterações nos procedimentos de envio do arquivo SEFIP

    A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL emitiu a Circular 547, de 20 de abril de 2011, na qual estabeleceu a utilização da certificação digital no modelo ICP-Brasil como forma exclusiva de acesso ao canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social, a partir de 01/01/2012.

    A exigência não se aplica à ME (inclusive o MEI) ou EPP optante pelo Simples Nacional quando houver até 10 (dez) empregados, de acordo com os artigos 72 e 102 da Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011.

    SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL

  116. Bom Dia.
    Trabalho em um escritorio de contabilidade fizemos os certificados digitais, com relação aos certificados G3 não encontramos nenhum problema, mas com os certificados G4 não consegumos a cessar a conectividade icp da a mansagem que a pagina da Web não pode ser exibida e sai fora, alguem poderia me dar alguma resposta sobre isso?

  117. bom dia,
    o certificado e-cnpj e o e-cnpj- me tem diferença um do outro?Podem serem utilizados para uma empresa debito/credito e outra me?
    obrigado
    olemar

  118. Olemar Ernesto,

    Ambos são o mesmo produto, a diferença é que para micro e pequenos empresários, a Certisign oferece um preço diferenciado para a aquisição do Certificado Digital.

    Obrigado!

Deixe seu comentário