Conectividade Social ICP – Novidades na Procuração.

130

Muitas vezes, por dificuldades operacionais, quem representa a Pessoa Jurídica da empresa não pode ser a mesma pessoa que coordena o acesso à Conectividade Social. Podem ser empregados ou contadores que utilizam os diversos serviços do canal, autorizados por seu empregador ou contratante.

Quanto a isso, o Conectividade Social também foi reformulado em sua versão ICP: o novo menu foi permite que os usuários Pessoa Jurídica possam conceder procurações eletrônicas por meio do próprio sistema. Com isso, é possível identificar o usuário responsável pelas transações do canal, além de permitir ao outorgante ter fazer a gestão de todas as procurações. O sistema é mais seguro e controlado.

Como fazer a procuração eletrônica?

O processo é simples, e realizado em basicamente em dois passos:

  1. Para quem precisa representar uma empresa por meio da procuração eletrônica, é preciso acessar o sistema de Conectividade Social com um certificado digital padrão ICP Brasil de pessoa física (e-CPF) e se registrar.
  2. Logo em seguida, o empregador deverá acessar o sistema com seu certificado digital e clicar na função “Procuração”, onde poderá outorgar poderes para seu funcionário.

O usuário Pessoa Física outorgado deverá informar à autoridade certificadora o número de seu NIS (PIS/PASEP/NIT) para assegurar o acesso ao Conectividade Social ICP. Se esta pessoa já tiver o e-CPF e nele não estiver contido o número do NIS (PIS/PASEP), ele deve se dirigir a uma agência da Caixa e solicitar essa vinculação.

Fonte: Certisign e Caixa.gov.br

***

Não deixe de conferir o prazo para regularizar sua empresa com a Certificação Digital.

RETIFICANDO − Diferente do informado acima, para o funcionário que vai acessar o Conectividade Social ICP, em nome de seu empregador, e não tem o NIS (PIS/PASEP) cadastrado em seu Certificado Digital de Pessoa Física, a recomendação é que o usuário tente acessar o portal com seu certificado para verificar se o sistema conseguirá vincular o CPF ao seu cadastro do NIS. Se não for possível é necessário se dirigir a uma agência da CAIXA para um processo específico. (Confira no post sobre NIS e CEI como proceder)

Não importa se é pessoa física ou jurídica. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura.

Compartilhe

130 Comentários

  1. Pingback: Conectividade Social, Saiba o que é e como se faz? | certificacaodigital

  2. Em caso de escritório de contabilidade que transmite o conectividade social para seus clientes, como é feita a procuração?
    A contadora atualmente transmite o certificado digital atravéz do seu n° de CEI. Ela possui um e-CPF A3 no qual seu n° de matrícula do CEI não está informado. Ela tem que incluir o n° de CEI ou fazer um novo certificado?
    E ela poderá enviar as informações do COnectividade Social pelo seu próprio certificado atravéz de uma procuração?

    Aguardo, desde já grata.

  3. 1) As Empresas que já tem Certificado Digital e-CNPJ A-3, são obrigados a comprar outro Certificado? E que tbem. já fizeram sua Procuração Eletrônica por exigência da RFB, devem refazer ou fazer uma outra procuração ?

  4. Boa tarde, então mesmo a contadora tendo um certificado a empresa tbm deverá ter um, ou pode apenas a empresa fazer uma procuração eletronica igual a da receita federal?

  5. Florencio,

    Não é necessária a compra de um novo certificado, o e-CNPJ que você já possui é apto a acessar à Conectividade Social ICP. Já para outorgar os poderes de acesso é necessário fazer uma procuração digital pelo próprio sistema.

    Obrigado!

  6. A maioria dos meu clientes, sao pequenas empresas, e nao possuem certificados digitais, eles vao ser obrigados a fazer, para poder passar a procuracao para o meu escritorio de contabilidade?

  7. No caso de empregador rural pessoa física que possui quatro propriedades rurais e portanto tem várias CEI como é feita a certificação digital para utilizar na conectividade social ICP?

  8. Deri Lemos,

    Para ter acesso à Conectividade Social ICP você precisa adquirir o certificado digital e-CPF e comparecer a uma agência da Caixa para vincular os dados do CEI. Porém, como o CEI só pode ser vinculado a um certificado, você terá que adquirir um para cada CEI que você possui. Lembrando que para mais de um e-cpf a aquisição dos mesmos deverá ser em grupos diferentes.

    Obrigado!

  9. TRABALHO PARA 4 EMPRESAS DO MESMO GRUPO ECONOMICO. SOU RESPONSAVEL PELO DP, POREM SOU REGISTRADA APENAS EM UMA.TODAS TEM CNPJS DIFERENTES? COMO FAZER?

  10. Paulo Henrique Paes on

    Boa tarde, estou com uma duvida, fiz um certificado digital pessoa fisica para controlar a empresa do meu pai, que tem acesso ao conectividade antigo, quando acesso a conect. ICP, ele me pede o CNPJ da empresa quando coloco me pede a procuração, só que na conect. antiga da caixa só pode realizar procuração pelo nº CNPJ e pelo CEI, como faço para acessar os serviços da empresa pela conectividade ICP??? preciso fazer uma procuração eletronica pela receita ou pela caixa??? ou preciso abrir outro certificado digital no nome da empresa??? me ajudem estou com medo de chegar janeiro e ficar travado…..obrigado!!!

  11. Paulo Henrique Paes,

    Para o acesso ao novo Conectividade será necessário um e-CNPJ em nome do titular da empresa. Para que esse documento possa lhe outorgar poderes seu e-CPF terá que conter os dados do PIS, assim o sistema comprovará seu vínculo empregatício com a empresa de seu pai.

    Obrigado!

  12. Marcos Alberto Lazarin on

    Boa tarde. Tenho um certificado digital e-CPF que foi emitido por outra AC, porém na época não tinha a informação do CEI. Fui até lá e me informaram que somente a Caixa Econ. Federal que poderia fazer essa vinculação para mim. Logo em seguida fui até uma Agência da Caixa Federal para tal procedimento, mas acontece que eles me disseram que os responsáveis por isso é a AC emissora e não a Caixa. Diante disso eu pergunto: De quem é a responsabilidade de vincular minha CEI no Certificado? Já lí que tem uma lei que fala sobre isso. Existe mesmo? Se existe, qual é a lei, porque assim eu tenho como argumentar com a Caixa Econômica Federal.

  13. EDUARDO ARAUJO COSTA on

    Tenho o Cetificado digital na qualidade de pessoa fisica, que uso na Receita Federal tanto para mim quanto para clientes através de procuração eletronica. Fiz o contrato de prestação de serviços – conectividade social – caixa x cliente pessoa fisica amplo. O que fazer agora? preciso fazer a procuração na caixa da mesma forma que a RFB procede ou funciona de outra maneira.

  14. Eduardo Araujo Costa,

    No Conectividade Social ICP, a procuração é feita de forma eletrônica, pelo próprio site. Seus clientes terão que adquirir a Certificação Digital e outorgar/substabelecer poderes para o seu Certificado Digital, com isso, seu acesso no sistema será permitido e você poderá usar os serviços referentes ao FGTS.

    Obrigado!

  15. Júlio Rangel on

    Se a procuração eletrônica só pode ser gerada com um certificado digital da empresa, fica sem sentido o efeito da procuração! Se você já tem o certificado teoricamente não precisa dar procuração a ninguém. O grande problema é para quem não tem o certificado digital e bastaria uma procuração eletrônica para o contador transmitir os arquivos. Assim como na Receita Federal, onde qualquer empregador que não tem certificado digital pode emitr procuração eletrônica para seu contador, e ele pode transmitir as Declarações e acessar todos os serviços disponíveis.

  16. Júlio Rangel,

    A nova procuração eletrônica foi criada para facilitar a outorga de poderes e tornar o processo mais seguro e transparente.

    A outorga de poderes dentro da empresa é feita do e-CNPJ que tem como titular o responsável pela empresa para o e-CPF do funcionário que utiliza essa ferramenta para o recolhimento do FGTS (departamento pessoal/RH ou financeiro). Com isso, é possível saber quem é o responsável por cada ação dentro do Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  17. JEAN ALEX LEITE on

    Tenho duas questoes a resolver: 1ª Meu certificado digital esta na minha carteira do CRC, o qual é vinculado ao meu CPF, e trabalhava fazendo serviços contábeis como autônomo, agora constitui minha empresa! Quero saber se posso vincular o meu CNPJ ao meu certificado digital. 2ª Tentei fazer a cefip de um cliente com o certificado dele, e no site do conectividade ICP acusa que o CNPJ nao possue inscrição do INSS, ora bolas, todos ja não sabem que a inscrição do INSS é o próprio CNPJ! Isso não é um erro primário do conectividade ICP? Por conta disso, terei que ir a caixa regularizar a situação?

  18. Jean Alex Leite,

    Se a sua empresa possui CNPJ, será necessário fazer um Certificado de Pessoa Jurídica (por exemplo, o e-CNPJ) para o acesso ao Conectividade Social. Não é possível vincular essa dado em um e-CPF.

    Já com relação ao erro no acesso, é necessário entrar em contato com a ouvidoria da CAIXA.

    Obrigado!

  19. bom dia …eu tenho o certificado digital de pessoa fisica…mas a empresa que represento que seria no caso meu chege so tem de pessoa fisica ? como faco neste caso ? preciso fazer um certificado pra empresa?

  20. Boa Tarde!
    Sou o responsável pelo Departamento Pessoal de uma prefeitura. O prefeito tem um e-cpf, onde na RFB, é o responsávelo pelo CPF. Eu tenho um e-cpf. E me foi concedida procuração eletrônica para fazer transmissão de arquivos, por exemplo da Dirf.É necessário adquirir um e-cnpj nesse caso?

  21. Boa tarde!!

    Tenho um e-CPF, gostaria de saber se meus clientes do escritorio de contabilidade poderao autorgar procuração para o meu e-CPF, ou será nescessario fazer um e-CNPJ do meu escritorio de contabilidade.

    Abraços.

  22. Solange Bonfim on

    Boa Tarde!

    Fiz o certificado A-3 e-cnpj pela certsign, no site da Receita Federal funciona normal, e na caixa esta dando erro HTTP 403 (significa que o internet explorer estava apto a se conectar ao site, mas ele não teve permissão para exibir a página da web).
    Liguei para 0800 da caixa, olharam a configuaração da máquina estava ok, e depois mandaram baixar o Java Sun 1.6.0_26, fiz esse procedimento, mas continua sem funcionar, vc saberia me dizer o que fazer ?
    Desde já agradeço a atenção.

  23. Solange Bonfim,

    Boa Tarde.

    Vamos repassar a sua dúvida para o SAC da Certisign, porém, talvez só a CAIXA possa te ajudar nesse problema de acesso. Nesse caso, será necessário entrar em contato novamente com o 0800.

    Você também pode acessar a Tabela de Erro-Ação, disponível pela CAIXA no link: http://www.caixa.gov.br/fgts/pj_conec_icp_downl1.asp Nesse documento constam eventuais mensagens de erro apresentadas pelo aplicativo e suas ações corretivas. Pode ser que sua dúvida seja esclarecida lá.

    Obrigado!

  24. José Gonçalo,

    Se você for um trabalhador autônomo e tiver as informações do seu CEI no Certificado Digital, seus clientes podem outorgar poderes direto para esse documento. Já se você trabalha em um escritório de contabilidade, será necessário que ele tenha um Certificado Digital de Pessoa Jurídica para receber a outorga das empresas. E se for necessário, o certificado da contabilidade pode substabelecer poderes para o seu e-CPF.

    Obrigado!

  25. Bom dia!! Trabalho em uma empresa que já tem o e-CNPJ e eu também já tenho e-cpf.
    Porém temos várias empresas subsidiárias e um único RH. Como faço para ter acesso a conectividade social icp de todas as empresas subsidiárias sendo que sou funcionária apenas de uma única empresa?
    Todas as subsidiárias já possuem e-CNPJ.
    Não trabalhamos com escritório de contabilidade, é tudo feito por uma pessoa do RH.
    Desde já agradeço a atenção.

  26. Douglas,

    Para declarações que são específicas da Receita Federal, como a Dirf, pode-se utilizar um certificado mediante a procuração. Neste caso, não será necessária a compra do e-CNPJ, já que a declaração em questão aceita certificado e-CPF.

    Já para o acesso ao Conectividade Social ICP, é necessário um Certificado Digital de Pessoa Jurídica, documento capaz de representar a prefeitura como uma empresa dentro do canal.

    Obrigado!

  27. Prezados, boa tarde.

    Trabalho em um escritório, e o contador tem um e-cpf, os clientes podem passar procuração para e-cpf ou tem que ser CNPJ ou CEI?

    Obrigada!

  28. Mariana,

    Se o contador for um profissional autônomo, ele pode adquirir um Certificado Digital de Pessoa Física incluindo a informação do CEI e assim receber a outorga de poderes dos clientes.

    Já, se o profissional contábil for funcionário da contabilidade é necessário que essa empresa adquira um Certificado Digital de Pessoa Jurídica. Nesse caso se for necessário, o escritório de contabilidade pode substabelecer poderes para o e-CPF desse contador.

    Obrigado!

  29. RITA LOZANE MARTINS on

    BOM DIA
    TRABALHO EM DEP PESSOAL DE UM ESCRITORIO CONTABIL E GOSTARIA DE SABER SE PARA TER ACESSO A CONECTIVIDADE ICP, CADA FUNCIONARIO DO D.P. TEM QUE TER O SEU TOKEN, OU SE É UM TOKEN DO CONTADOR, PASSANDO SUBSTABELECIMENTO PARA CADA FUNCIONÁRIO?

  30. Rita Lozane Martins,

    A procuração eletrônica no Conectividade Social ICP só pode ser feita de um Certificado Digital ICP-Brasil para outro. Portanto, se todos os funcionários do DP forem acessar o canal eles terão que adquirir cada um o seu certificado.

    Nesse caso, o processo de outorga de poderes será feito do Certificado Digital de Pessoa Jurídica dos clientes para o Certificado Digital de Pessoa Jurídica do escritório de contabilidade. Então, a contabilidade poderá substabelecer os poderes para os Certificados Digitais de Pessoa Física desses funcionários do DP.

    Obrigado!

  31. BOA TARDE!!

    GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS CLIENTES DE UM ESCRITORIO DE CONTABILIDADE, TERÃO QUE FAZER O CERTIFICADO DIGITAL E PROCURAÇÃO OU SÓ A PROCURAÇÃO, PARA O CONTADOR PODER TER ACESSO?
    O CONTADOR SÓ TEM CERTIFICADO DIGITAL DO CPF, É NECESSÁRIO QUE TENHA O DO CNPJ DO ESCRITÓRIO?
    DEVERIA SER MENOS COMPLICADO, COMO O ANTERIOR, FACILITARIA MUITO.
    O 0800, TAMBÉM Ñ ATENDE!!
    AGUARDO, RESPOSTA. UM GRANDE BJO.

  32. Meire Melo, o blog Certisign Explica só responde a questões relacionadas a empresa Certisign. Não podemos lhe ajudar na questão dos motivos da mudança e no acesso ao Conectividade Social ICP, para isso será necessário que você entre em contato com a CAIXA.

    Acreditamos que a mudança do antigo programa CNS para o Conectividade Social ICP vem para beneficiar o usuário e com o uso da Certificação Digital ICP-Brasil tornar o processo mais fácil, seguro e transparente.

    Por isso é necessário que tanto as empresas quanto os escritórios de contabilidade adquiram os seus Certificados Digitais para o acesso.

    Para mais informações sobre o Certificado Digital necessário, acesse nosso guia de postagens: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-icp-guia-de-postagens/

    Obrigado!

  33. Boa Tarde!

    Só agora estou aprofundando nesse assunto de conectividade ICP. Meu computador foi programado para usar o Certificado em 07/2011, fiz o primeiro acesso com certificado da contadora PF, aprsentou erro (CNS-0057), li no manual de orientações que deveri inserir o PIS no certificado para ter o acesso.

    Com algumas consultas li, que esse certificado não serve, deve ser feito certificado no CNPJ do escritório, e acima li que todos os nossos clientes terão que adquirir o certificado para fazer a procuração entre a empresa e o escritório.

    Não é só termos o certificado no CNPJ e outogar procurações no CNPJ de nossos clientes?
    Me ilude, achando que seria fácil.

  34. Patricia Nocelli,

    A outorga de poderes por meio da procuração eletrônica é um processo simples, mas para isso as empresas precisam adquirir a Certificação Digital.

    No caso do escritório de contabilidade, a empresa precisa ter um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo) para receber a outorga de poderes de seus clientes, que também precisam da certificação.

    Para mais informações, confira nosso guia de postagens: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-icp-guia-de-postagens/

    Obrigado!

  35. Luciane,

    Segundo o Manual de Orientações ao Usuário, da CAIXA, esse acesso em nome das outras empresas só seria permitido se você se inscrevesse no CEI e adquirisse um novo Certificado Digital com esse dado nele.

    Segue a citação presente na página 8 do manual:
    “B) Uma PF presta serviço a uma PJ, mas não tem vínculo empregatício com esta PJ e vai utilizar o canal para falar em nome da PJ cliente – Aqui estamos tratando de um prestador de serviços PF que não tem vínculo empregatício com o tomador. Para viabilizar o recebimento da procuração eletrônica, esta PF também deverá utilizar um certificado de PF com o CEI nele incluído.”

    Obrigado!

  36. Iara,

    Segundo o Manual de Orientações ao Usuário, da CAIXA, esse acesso em nome das outras empresas só seria permitido se você se inscrevesse no CEI e adquirisse um novo Certificado Digital com esse dado nele.

    Segue a citação presente na página 8 do manual:
    “B) Uma PF presta serviço a uma PJ, mas não tem vínculo empregatício com esta PJ e vai utilizar o canal para falar em nome da PJ cliente – Aqui estamos tratando de um prestador de serviços PF que não tem vínculo empregatício com o tomador. Para viabilizar o recebimento da procuração eletrônica, esta PF também deverá utilizar um certificado de PF com o CEI nele incluído.”

    Obrigado!

  37. Elaine Regina Zuchi on

    Bom Dia!

    Trabalho em um escritório de contabilidade, tenho clientes que já adquiriram o Certificado Digital para a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas mas não foi informado o n° do PIS nos mesmos, como li nas respostas acima para que o certificado funcione da conectividade os mesmo deverão ter o n° do PIS identificado. Então essas empresas deverão adquirir outro certificado onde constará o número do PIS, correto? Desde já agradeço a atenção…

  38. Elaine Regina Zuchi,

    Bom dia!

    O documento necessário para o acesso das empresas ao Conectividade Social ICP é o Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo). E esse certificado não precisa da informação do NIS (PIS/PASEP) ou CEI.

    O acesso com o Certificado Digital de Pessoa Física é usado em casos específicos. Para que um funcionário use o sistema em nome do seu empregador ele utiliza esse certificado. Assim como trabalhadores autônomos, empregadores que não estejam obrigados a inscrição no CNPJ e outros perfis. Para esses usuários, é necessária a inclusão do NIS e do CEI.

    Para saber mais, acesse o post: http://www.certisignexplica.com.br/certificado-digital-com-nis-e-cei-como-proceder-%E2%80%93-parte-2/

    Obrigado!

  39. Para fazer a procuracao o e-CNPJ do cliente tem que outorgar o e-CNPJ do escritorio, para assim ter acesso as funcionalidade certo ?

    Como sera o acesso do funcionario do DP do escritorio ? Acessar em nome da empresa ?, e quando a mais de um funcionario no dp e o e-CNPJ é atraves do cartao ? (que tem que usar leitora para acessar o cartao) e nao e-CNPJ do arquivo, quando voce pode gerar outras copias.

    Obrigado
    Hélder

  40. Helder Silva,

    A empresa que utiliza o Conectividade Social ICP pode ortorgar poderes tanto para o escritório contábil (PJ) como para seu próprio funcionário (PF).

    O mesmo ocorre com o escritório contábil, ao receber a outorga da empresa para seu Certificado Digital de Pessoa Jurídica é possível substabelecer poderes para o funcionário responsável por meio de Certificado Digital de Pessoa Física (com o NIS cadastrado) dele.

    No caso de mais funcionários, ocorre o mesmo, o escritório substabelece os poderes para até 4 pessoas. Ressaltando que é necessário que todos os usuários dessa cadeia tenham o Certificado ICP.

    Obrigado!

  41. Bom dia,

    Para uma pessoa fisica que possui CEI e tem apenas uma empregada domestica, tambem sera necessario adquirir um e-CFP?

    Obrigado

  42. Rafael,

    Bom dia. Todos os empregadores que recolhem FGTS ou prestam informações à Receita Federal precisam acessar o Conectividade Social ICP e para isso é necessário a certificação.

    No seu caso, é preciso adquirir um Certificado Digital de Pessoa Física (um e-CPF ou e-PF, por exemplo) e incluir na aquisição do documento os dados do CEI.

    Para esclarecer mais dúvidas sobre a nova plataforma de acesso do Conectividade Social ICP, acesse nosso guia de postagens: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-icp-guia-de-postagens/

    Obrigado!

  43. olá, gostaria de uma informação no conectividade social a pessoa acessa o java e com o pendrive ou disquete para ver o extrato do trabalhador, com o ICP como irei tirar extrato para fins rescisórios , sera com o cartao ?

    atenciosamente aguardo a resposta.

    obrigado.

  44. Bom dia, o funcionario do RH ele tem q ter o certificado digital ou ele pode usar o certificado do
    contador para uso do FGTS dos clientes?

  45. Bom dia.
    Gostaria de saber se as empresas sem funcionário tambem tem que ter o certificado?

  46. Fernando,

    As Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    Para acessar o Conectividade Social ICP, em nome da empresa, é necessário que esse funcionário adquira um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) com os dados do NIS (PIS/PASEP) nele. Assim, a empresa pode outorgar poderes para o funcionário.

    Obrigado!

  47. Olá boa tarde! Poderia me esclarecer a seguinte dúvida? Minha empresa já possui certificação digital (e-CNPJ), porém fui informado de que para acessar a Conectividade Social deveria ter o e-CNPJ A3, sob pena de não poder cumprir minhas obrigações relativas ao FGTS e não poderá enviar o arquivo SEFIP. Com o certificado que a minha empresa já possui não é possível cumprir as obrigações? É mesmo obrigatória aquisição desse novo e-CNPJ A3 com a necessidade de apresentação de todos os documentos da empresa e de seus representantes legais novamente? Se a resposta for sim, há alguma maneira de meus diretores não serem obrigados a comparecerem a Autoridade Certificadora (podem outorgar procuração ao responsável pelo RH)? Agradeço muitissimo.

  48. Olá!

    Preciso de ajuda. Estou tentando dar baixa numa empresa que esta inativa há tempos e para isso preciso do certificado digital da mesma PJ, a priori. Ocorre que não consigo comprar o certificado porque a empresa esta inativa. Nesse caso gostaria de saber se há alguma outra forma de adquirir esse certificado com a empresa nesse estado – INATIVA?

  49. marivalo silveira on

    possua certificado ICP PF, posso fazer procuração deste certificado para PJ? como fazer?

  50. Boa tarde,
    Gostaria de saber se uma pessoa que possui uma empregada domestica e um funcionário rural, ambos com FGTS, para acessar a Conectividade Social deverá fazer dois cartões E-CPF?

    Obrigada.

  51. Lilian,

    Se esses funcionários possuem vínculo com CEIs diferentes, será necessária a aquisição de dois Certificados de Pessoa Física (como o e-PF, por exemplo) com os CEIs cadastrados neles.

    Obrigado!

  52. Marivalo Silveira,

    Sim. Se você é autônomo e utiliza um Certificado Digital de Pessoa Física com os dados do seu CEI nele, basta acessar o portal, se registrar no canal e outorgar poderes para esse perfil Pessoa Jurídica.

    Já se você é o contador dessa empresa Pessoa Jurídica, o processo será contrário. A empresa cliente vai acessar o portal e outorgar os poderes de acesso para você.

    Obrigado!

  53. Anderson Bastos on

    Bom dia,

    Onde trabalho existem varias empresas no grupo e gostaria de saber se existe a possibilidade de centralizar todas as empresas em uma empresa só, como se fosse a responsável e com isso passar a usar apenas o certificado dessa empresa para poder ter acesso a todos os servições de todas as demais empresas?

  54. Anderson Bastos,

    Se essas empresas possuem um mesmo CNPJ raiz, o recolhimento do FGTS pode ser feito de forma centralizada pela matriz.

    Já se as empresas possuem CNPJs diferentes, elas podem outrogar poderes para a empresa na qual você trabalha. Assim você conseguiria centralizar o uso do canal.

    Obrigado!

  55. Boa tarde, Uma moça do escritorio de contabilidade tem seu e-CPF,ELA Precisa tirar um e-Cnpj do escritorio de conatbilidade para ,os clientes poderem Outorgar poderes a empresa e a ela?
    2° e a documentação?ela vai tirar o certificado de todas as empresas?pelo link não esta claro?
    Aguardo
    Obrigada.

  56. Karen,

    Sim, se a empresa em questão é obrigada à inscrição no CNPJ, será necessário que esse documento tenha ao menos uma certificação de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo). Para que a funcionária do escritório tenha acesso ao canal, será necessário que o escritório contábil (já devidamente certificado) outorgue os poderes de uso para ela.

    Com relação a certificação das empresas, o escritório de contabilidade pode auxiliar o cliente, mas quem deve adquirir os certificados são as próprias empresas.

    Obrigado!

  57. Tenho um duvida, a procuração do Conectividade poderá ser outorgada ao e-CNPJ ou obrigatoriamente terá que ser o e-CPF?

  58. Ricardo,

    A procuração eletrônica do Conectividade Social ICP pode ser outorgada para diversos perfis:

    – Escritório de contabilidade com Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo).
    – Contador autônomo com Certificado Digital de Pessoa Física (com o e-CPF ou e-PF) com CEI cadastrado.
    – Funcionário da empresa com Certificado Digital de Pessoa Física (com o e-CPF ou e-PF) com o NIS (PIS/PASEP) cadastrado.

    Obrigado!

  59. Bom dia!

    Temos aqui em nosso escritorio varios empregores pessoa fisica, 01 deles ja possuia e-CPF e não há vinculação do CEI para acesso aos dados dos seus empregados outro tirou recentimente o e-CPF via Certisign, informaram que o CEI foi vinculado porem em ambos os casos não conseguimos acesso além da opção procuração, o que fazer, ja procuramos varias agencias da CEF e suporte da Certisign e não obtivemos solução.

    grata

  60. MEIRE CRISTINA on

    Uma empresa ja possui certificado digital e-cnpj, porém é vinculado a um cei/empregador doméstico, gostaria de saber como fazer para vincular este CEI ao certificado já existente. Ou a emprea deverá ter uma certificação apenas para o CEI? Caso não seja necessario uma outra certificação, como proceder?

    Obrigado,

  61. Meire Cristina,

    Não é possível incluir nenhum dado no certificado depois de sua emissão.

    Para acessar os funcionários vinculados ao CEI, será necessário o uso de um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) contendo, obrigatoriamente, a informação do CEI.

    Obrigado!

  62. Leonardo Fontana on

    Boa tarde!

    Preciso outorgar procuração para 3 funcionários do RH, que ja obtiveram seus Ecpfs com vinculo do PIS. Só que os funcionários so possuem vinculo empregaticio com uma das 40 empresas que preciso fornecer as procurações. Como posso fazer para outorgar as procurações, eles necessitam efetuar algum pré- cadastro no site da Conectividade Social?

    Grato.

  63. Leonardo Fontana,

    Para o acesso desses usuários em nome das outras empresas, será necessário que as mesmas outorguem os poderes de uso para a empresa com as quais eles possuem o vínculo empregatício. Com isso, essa empresa poderá substabelecer os poderes das outras para seus próprios funcionários.

    Obrigado!

  64. Leonardo Fontana on

    Bom dia, preciso adquirir um Ecpf para empregador PF que possui 3 funcionários, e posteriormente outorgar poderes deste Ecpf para um escritório de contabilidade. Como devo proceder desde o incicio?

    Muito obrigado.

  65. Leonardo Fontana,

    Para o acesso ao canal, primeiro será necessária a aquisição de um Certificado Digital de Pessoa Física contendo, obrigatoriamente, o CEI. Com o documento em mãos, basta acessar o portal https://conectividade.caixa.gov.br/ e se registrar. Feito isso, deve-se acessar o menu Procurações e conceder a outorga para o escritório contábil, que também necessita da certificação.

    Para mais informações, acesse a seção sobre Procuração Eletrônica do site Conectividade ICP: http://www.conectividadeicp.org/tag/procuracao-eletronica-icp/

    Obrigado!

  66. Leonardo Fontana on

    Boa noite! Gostaria de saber se o funcionario portador de ECPF para o qual eu pretendo outorgar Procuração ou substabelecer poderes precisa efetuar algum pré cadastro no primeiro acesso ao portal da Conectividade Social e qual seria o tramite?
    grato.

  67. Olá,

    continuo no aguardo de resposta a questão enviada em 30/11, temos empregadores pessoa fisica sendo que 01 adquiriu recentemente o e-CPF com o CEI vinculado e o outro ja possuia, em ambos casos não conseguimos acessar os serviços conectividade, não abre perfil equiparado a juridica para que possamos outorgar procuração.

    grata

  68. Leonardo Fontana,

    Para que esse funcionário possa acessar em nome da empresa, ele precisa estar devidamente certificado, acessar o canal e realizar o registro de seu perfil (esse passo é simples e o próprio canal vai apresentar perguntas que guiarão o usuário).

    Feito isso, basta a empresa acessar e conceder a procuração.

    Obrigado!

  69. Gislene,

    Dúvidas sobre o funcionamento do canal eletrônico de relacionamento – Conectividade Social ICP – devem ser direcionadas a Caixa Economica Federal. Segue abaixo telefone de contato: 0800-726-0104 (Atendimento de 2ª a 6ª no horário das 7 às 20 horas).

    Obrigado!

  70. Boa tarde , gostaria de tirar uma duvida referente as informações mensais de GEFIP e GPS .
    Continuará normalmente as informações feitas pelo programa SEFIP ou será obrigatório o uso do certificado para fazer essas informações,
    ou podera ser utilizado as duas opções .
    Obrigado.

  71. Leonardo Fontana on

    Boa tarde! Somos detentores de alguns certificados ECNPJ e outogamos procurações para 3 funcionários do RH, detentores de ECPFs com vinculo do PIS. Uma duvida, temos cartões de ECNPJ para as matrizes, mas tambem possuimos funcionários registrados em algumas filiais, para as quais não possuimos ECNPJ. As entregas e procurações feitas apenas pelas matrizes valem, ou necessitamos adquirir certificados para as filiais e outorgar procurações?

    Muito obrigado.

  72. Leonardo Fontana,

    Com o certificado da matriz, será possível visualizar todas as empresas que possuem o mesmo CNPJ raiz.

    Obrigado!

  73. boa tarde
    Tenho uma empresa de prestaçao de serviço. Eu fecho a folha de pagamento para eles e transmito a sefip
    bem toda movimentaçao do funcionario.
    Faço isso em meu escritorio. Meu escritorio presta serviços diversos mas nao faço a contabilidade. ok
    apesar de eu ter o cnpj – mei, eu nao preciso do certififado para minha empresa.
    a noao ser que eu tivesse um funcionario.
    bem
    a pergunta é como eu estou prestando serviços para outra empresa sem vinculo empregaticio , que
    certificado eu preciso adquerir?
    a fisica ou a juridica?

  74. Marilsio,

    Se a sua empresa possui CNPJ, para o acesso ao canal você irá utilizar um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo).

    Para saber mais sobre o certificado e seus valores, acesse nosso site: http://www.certisign.com.br/

    Obrigado!

  75. Leonardo Fontana on

    Bom dia!

    Possuimos diversos ECNPJs, mas o pessoal de RH só tem vinculo empregaticio com uma dessas empresas. Outorgamos procurações à essa empresa, e substabelecemos através deste mesmo certificado, procurações aos funcionários do RH, detentores de ECPF. Estão acessando as informações da empresa, mas não conseguem entregar os arquivos de Sefip e etc. Sendo que lhes substabelecemos todos os poderes disponíveis. O que pode estar havendo? O procedimento que realizamos foi o correto?

    Grato.

  76. Leonardo Fontana,

    Para que o envio dos arquivos seja possível, o mesmo certificado que salvou a mensagem, deve ser utilizado em sua transmissão.

    Se, mesmo seguindo a regra acima, o canal não permite o envio, será necessário entrar em contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site http://www.caixa.gov.br ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Obrigado!

  77. Eduardo Da Silva on

    Disponho de um certificado E-CPF A3 por meio de token este certificado foi feito no intuito de atender os clientes aos quais presto serviço na área contabil, so que estou com duvidas quanto ao processo de transmissão por meio de procuração eletronica. para cada empresa será necessario um certificado digital?

  78. Eduardo da Silva,

    Na matéria http://www.conectividadeicp.org/faq-%E2%80%93-necessidade-do-certificado-digital/, do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta que o uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social.

    Obrigado!

  79. A4 CONTABILIDADE on

    Para fazer o cadastro do certificado Digital na Conectividade Social ICP, tenho que escolher o perfil. No meu caso e-CPF com CEI, quando estou cadastrando no perfil não aparece Pessoa Fisica, somente CNPJ. A Pessoa Fisica com CEI se equipara a pessoa juridica, como devo proceder?

  80. A4 Contabilidade,

    Como o canal Conectividade Social ICP reconhece o acesso de Pessoa Física com CEI como uma Pessoa Jurídica, no momento do registro o perfil a ser escolhido será o de Pessoa Jurídica com caráter Amplo.

    Obrigado!

  81. Flávio César Anjoletto on

    Boa tarde, fui nomeado judicialmente curador de um Sr. incapaz, o qual possuiu propriedades rurais e funcionários registrados nas mesmas.
    Pois bem, possuo, certidão da curatela e a averbação da mesma em cartório.
    Com esta documentação, consigo obter o certificado digital ?, pois sou eu que terei que assinar a documentação em nome do curatelado.
    Sem mais, aguardo retorno e agradeço antecipadamente.

  82. Flávio César Anjoletto,

    Nos casos em que o titular tenha necessariamente que ser representado por outra pessoa física, por exemplo: tutor ou curador, o pedido será previamente analisado para aprovação. Será necessária a apresentação do documento em que o Juiz nomeia um Curador, além das documentações necessárias do titular do certificado e do curador.

    Obrigado!

  83. Tenho um E-CNPJ e estou tentando aceitar o termo para usar o conectividade icp,e fazer uma procuração para um E-CPF usar.
    So que da um erro na Applet de assinatura (CNS-0401). Alguém pode me ajudar a solucionar este problema , estou cansada de ligar para caixa e ninguém me ajuda.

  84. Edineia,

    Segundo informações do site Conectividadeicp.org, o erro em questão ocorre por instabilidade no canal. Nossa sugestão é que você aguarde que o sistema volte a ficar estável, tentando novo acesso e, caso persista, entre em contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Obrigado!

  85. demiti minha funcionaria embora em 20/11/11 e minha contadora so ta enrolando e não reitra o extrato do fgts para minha funcionaria sacar ja paguei até o certificado digital, mais só gastei dinheiro porque ela nem usou, e agora falou que terei q pagar uma multa de mais ou menos 600,00 mais quem deveria pagar era a contadora pois era ela quem estava com toda a papelada do fgts

  86. Josiane,

    Essa questão da multa terá que ser conversada com a sua contadora. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, sugerimos que você entre em contato direto com a CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Obrigado!

  87. Boa noite, trabalho em escritorio contabil DP, estou com duvidas a respeito da procuraçao eletronica, todos nossos clientes adquiriram o certificado digital, inclusive o escritorio, outorguei a procuraçao para o cnpj do escritorio, mas quando vou acessar a conectividade icp com certificado do escritorio mas para um de nossos clientes diz que nao possui procuração… como faço para acessar? Se for possivel me expliquem passo a passo…

    obrigado

  88. Judite,

    Se já houve a outorga, porém o canal não está reconhecendo, será necessário entrar em contato com a CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104, para um suporte operacional.

    Para saber mais sobre a nova procuração eletrônica, você pode acessar o site Conectividade ICP.

    Obrigado!

  89. Olá boa tarde!
    To com uma emprega aqui que ainda não tem a conectividade eletronica e nem o certificado digital, liguei para a caixa economica e me informaram se a emprese tiver menos de 10 funcionarios posso fazer a conectividade eletronica ainda porém tenho que levar junto uma declaração que se encontra no site da caixa, mas nao consigo encontrar essa declaração alguem pode me ajudar?

  90. Josangela,

    No site Conectividade ICP, consta a seguinte informação:

    “Conforme Resolução nº. 94, que, dentre outros dispositivos, estabelece a não obrigatoriedade no uso do Certificado Digital ICP para as operações relativas ao recolhimento do FGTS, ao MEI, ME ou EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples Nacional, a CAIXA avaliou alternativas para atender às necessidades específicas dessas empresas e empregadores. Além da Certificação Digital no Padrão ICP-Brasil, utilizada para acesso ao canal Conectividade Social ICP, desenvolvido em plataforma web única, que não requer instalação ou atualização de versões e apresenta, em melhor grau, garantia de não-repúdio, integridade, autenticidade, validade jurídica e comodidade fica disponibilizada, somente para o MEI, ME e EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples, a emissão e utilização de Certificados Digitais no padrão proprietário CAIXA – AR, que confere o acesso ao Conectividade Social AR. Para maiores orientações quanto à respectiva emissão, entrar em contato com qualquer agência da CAIXA”.

    Com isso, sugerimos que você entre em contato com a entidade para esclarecer a necessidade dessa declaração.

    Obrigado!

  91. Boa tarde.

    Tenho clientes que ja me concederam outras procuraçãos para outros orgãos (RFB,PGFN…)

    Posso utilizar essas procurações para a CEF ?

    Podendo como fasso para liberar essa autorização.

  92. Alex dias,

    Não. A procuração eletrônica do Conectividade Social ICP é um recurso dentro do próprio portal, não sendo possível utilizar procurações feitas em outros órgãos.

    Para utilizar o recurso no canal, é necessário que ambos os usuários possuam a Certificação Digital ICP-Brasil e já estejam registrados (passo feito no primeiro acesso). Depois basta a empresa escolher a opção Procuração na janela superior direita da página e acessar o serviço Outorgar Procuração.

    Obrigado!

  93. tenho um certificado pela carteira do conselho de contabilidade a quaz um ano mais ate agora nao consegui gerar nenuma guia do fgts dos meu cliente mei, me, estao todos em atrazo

  94. Maria José Barbosa,

    Como sua dúvida se refere a um erro específico, será necessário entrar em contato com a CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Você também pode procurar sua dúvida nas matérias do site Conectividade ICP, ou então cadastrar nele um comentário com a pergunta.

    Obrigado!

  95. Iara Ferreira on

    Tenho uma duvida, minha mãe faleceu e deichou uma quantia baixa no banco a gerente desse banco me disse que tenho que fazer uma procuração de cada filho de minha mãe para poder resgatar esse dinheiro mas 02 irmãos meus moram em outro estado como fsso essas procuraçoes?, obrigada

  96. Iara Ferreira,

    O blog Certisign Explica só diz respeito à empresa Certisign e nosso conteúdo é voltado para notícias que envolvam o universo da Certificação Digital e informações que possam ajudar os empresários, contadores e advogados.

    Com isso, orientamos que você entre em contato com a Receita Federal para saber como proceder nessa situação.

    Obrigado!

  97. Elizete Araujo on

    Trabalho com setor do RH, estou com um problema no envio da sefip com a procuração eletrônica. Já fiz a procuração do certificado digital para pessoa juridica e quando vou utilizar não aparece no campo a nova mensagem para gerar o envio. Se vc poder me ajudar agradeço.

  98. Elizete Araujo,

    Como sua dúvida se refere a um erro específico, será necessário entrar em contato com a CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104, para solicitação de atendimento.

    Obrigado!

  99. Olá, Para transmitir GRRFs pelo conectividade social, a única forma de fazer é se o titular do CEI outorgar uma procuração digital para mim (eu tenho o e-CPF A3 válido e já me cadastrei no Conectividade Social) ?

    Tem alguma forma do outorgante emitir a procuração digital sem que este possua um certificado digital ?

  100. Marco,

    Na matéria do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta que o uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social.

    Obrigado!

  101. Trabalho em um escritório de contabilidade, tenho o certificado digital PJ e PF, a minha dúvida é a seguinte: preciso fazer procuração eletrônica para todos clientes (empresas/CEI/autonomos)?
    como devo proceder?

  102. Produto Rural com Matricula CEI faleceu, ele não tinha o certificado, qual o procedimento para os herdeiros fazer o certificado Digital?

  103. Tenho 6 CNPJs em minha empresa e enviamos SEFIP individuais, no caso, como eu faço? a empresa deu poderes a minha gerente com tolken e-cpf para enviar as informações da Sefip, mas só estamos conseguindo enviar a sefip da qual ela é registrada, as demais não aparece o campo de nova mensagem. Ela precisará de um novo tolken, como devemos proceder?

  104. Fabiana,

    Como sua dúvida se refere a um erro específico, será necessário entrar em contato com a CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Você também pode procurar sua dúvida nas matérias do site Conectividade ICP, ou então cadastrar nele um comentário com a pergunta.

    Obrigado!

  105. Jean Borges,

    Primeiramente, será necessário que o titular do CEI seja alterado, pois o certificado deverá ser adquirido em nome do novo titular. Este procedimento deve ser verificado com a Receita Federal, responsável pela disponibilização do código. Após esta alteração, poderá adquirir o certificado para seu devido uso.

    Obrigado!

  106. boa tarde,

    tenho dois certificados digitais, um deles eu consegui localizar e enviar a procuração para o escritorio de contabilidade, o outro eu nao consigo localizar da erro na pagina web, mas é o mesmo procedimento.

    Grata,
    Suelen

  107. Suelen,

    Caso seu certificado seja da Certisign, pedimos gentilmente que você entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente, para que possamos responder seu questionamento com precisão.

    (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

    Obrigado!

  108. Olá, gostaria de saber o prazo para verificação e liebração da procuração para pessoa física. Eu não achei esta informação no site da receita, já há uma semana que a minha procuração está em avaliação.

  109. Heldslaiene Braian,

    Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

    Obrigado!

  110. Heldslaiene Braian,

    Para solucionar a sua dúvida, será necessário entrar em contato diretamente com a Receita Federal.

    Obrigado!

  111. MARCELO DA SILVA SANTOS on

    Prezados boa tarde,

    Estou com um problema existe uma empresa que possui a Certificação Digital da Certisign na sua Matriz, esta mesma empresa possui uma filial na Bahia e o escritório da Bahia fazia toda movimentação com a Caixa pelo certificado da Matriz, mas ao trocar o escritório para o Rio de Janeiro, o mesmo não está conseguindo emitir uma chave de conectividade de um funcionário junto a Caixa com a Certificação da Matriz, existe um caminho para que isto se efetue porque o escritório na Bahia operava este procedimento com o Certificado da Matriz, por favor preciso desta informação.

  112. Marcelo, por se tratar de uma funcionalidade da CAIXA, será necessário entrar em contato com a entidade por meio do telefone 0800 726 0104, para mais informações.

    Obrigado!

  113. Alisson Andrello Couto on

    Prezados,
    Apesar de já ter realizado a compra de todos os E-CNPJ´s A3 de nossos clientes ainda no ano passado, emití-los/validá-los e registrá-los no Portal da CEF, só consigo utilizar algumas funções (extratos, movimentações, etc). Ao tentar outorgar as procurações em nome do escritório, não consigo concluir o processo pois a tela fica “em branco” à partir do segundo “avançar”. Já falei 10 (dez!) vezes com o 0800 da CEF e simplesmente não conseguem solução para o meu problema. Meu sistema operacional é o Windows 7, navegador Internet Explorer 10, Java 7 Update 21 e Anti-Virus Avira 10. Já excluí cookies, baixei nova atualização do Java, tentei acesso durante horas (evitando instabilidade no sistema) e simplesmemte a coisa não anda. Pra piorar, também não consigo transmitir os arquivos da Sefip dos clientes (mesmo sem procuração). As Certificações Digitais foram emitidas pela Certisign. A Caixa está pouco se lixando para a solução do problema, se limitando à um procedimento arcaico e pouco funcional. E agora?.

  114. Alisson Andrello Couto,

    Entendemos a sua preocupação. Porém, como o sistema é gerenciado pela CAIXA, só eles podem solucionar o seu problema.

    Infelizmente não podemos fazer nada. Nossa sugestão é que você insista mais uma vez no 0800.

    Obrigado!

  115. LUIZ DE OLIVEIRA on

    Estou com o mesmo perfil de problema do Sr. Alisson Andrello, e percorri o mesmo caminho, porém também sem solução, pois quando o suporte técnico da caixa não consegue resolver o problema alega instabilidade do sistema, e sugere tentar mais tarde.

Deixe seu comentário