Conectividade Social X Conectividade Social ICP: quais as diferenças?

17

A Conectividade Social, você já conhece: é um canal eletrônico da Caixa que facilita a vida de empresas e escritórios contábeis de todo o Brasil no cumprimento das obrigações voltadas ao FGTS. O canal permite a transmissão do arquivo do SEFIP – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações da Previdência Social – bem como a operação do Caixa PIS/Empresa. Também é possível visualizar e imprimir relatório de IS (Informação de Saldo) por meio do Visualizador de Relatórios. Uma ótima maneira de manter a situação de todos regularizada.

Já a Conectividade Social ICP é uma evolução do Conectividade Social já utilizado anteriormente.Agora, o canal passa a ser 100% digital e acessível somente por certificado ICP-Brasil. Em vez de instalar um software para transmitir arquivos do FGTS, é preciso apenas acessar o novo site criado pela Caixa com seu Certificado Digital de qualquer computador.

Benefícios:

  • Simplifica o processo de recolhimento do FGTS;
  • Reduz custos operacionais;
  • Disponibiliza um canal direto de comunicação com a CAIXA, agente operador do FGTS;
  • Aumenta a comodidade, segurança e o sigilo das transações com o FGTS;
  • Reduz a ocorrência de inconsistências e a necessidade de regularizações futuras;
  • Aumenta a proteção da empresa contra irregularidades;
  • Facilita o cumprimento das obrigações da empresa relativas ao FGTS e à Previdência Social.

Todas as vantagens da Conectividade Social, e muito mais.

O portal absorveu todos os benefícios e vantagens da certificação digital – mais segura e confiável que o habitual disquete – mas também remodelou serviços e funcionalidades, processos acrescentados e navegação mais simples e direta.  Por exemplo, é possível enviar arquivos SEFIP, GRRF e receber mensagens personalizadas, na caixa postal, relativas à situação e regularização de cada empresa.

A Conectividade Social ICP também permite acessar informações do FGTS dos trabalhadores vinculados à empresa. Transações relacionadas à transferência de benefícios à sociedade, alterações cadastrais e comunicações de afastamento do empregado, agora tudo pela internet.

Fonte: Certisign e Caixa.gov.br

***

A Certisign também criou um site voltado à Conectividade Social ICP para orientar empresas, pessoas outorgadas e até pessoas físicas, disponibilizando também quais são os certificados digitais certos para cada público.

Acesse nossa página sobre Conectividade Social ICP

Não deixe de conferir o prazo para regularizar sua empresa com a Certificação Digital. No mesmo site, você encontra o cronograma válido para empresas de todos os portes.

Até mais!

Compartilhe

17 Comentários

  1. Pingback: Conectividade Social, Saiba o que é?E como se faz. | certificacaodigital

  2. Jose Carlos de Araujo,

    Não é necessária a compra de um Certificado Digital exclusivo para o acesso à Conectividade Social. O Certificado Digital que o Senhor já possui é válido, desde que quem seja o responsável pelo acesso à Conectividade Social seja também o titular do Certificado.
    O acesso é feito por meio do link da Caixa: https://conectividade.caixa.gov.br/

    Obrigado!

  3. Maria Geovani on

    Estou regularizando uma empresa e a mesma não possui certificado digital, qual seria o custo para a mesma aderir o certificado que seje válido para fazer as declarações da RFB e conectividade social??

  4. Maria Geovani,

    O custo do Certificado Digital não é tabelado e vai depender da Autoridade Certificadora que você escolher para a aquisição. Confira os produtos e valores da Certisign no site: http://www.certisign.com.br/

    Obrigado!

  5. Olá boa tarde,

    No caso de um escritório de contabilidade, o contador pode transmitir pelo seu certificado digital ou precisará ser feito um certificado para cada empresa?

    Grata.

  6. O contador que já tem procuração eletrônica cadastrada na Receita Federal pode utilizar o sistema sem mais nenhum cadastro ou precisará de outra procuração eletrônica junto à Caixa?

  7. Patrícia,

    Para o acesso ao Conectividade Social ICP é necessário a outorga de poderes por meio da procuração eletrônica que o próprio canal da CAIXA disponibiliza. Isto é, a empresa precisa acessar o portal por meio do Certificado Digital de Pessoa Jurídica e outorgar poderes para o funcionário responsável ou escritório de contabilidade.

    Para mais informações, acesse: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-icp-guia-de-postagens/

    Obrigado!

  8. Boa tarde.

    Estou tentando enviar o FGTS do mês pelo ICP e não estou conseguindo. No manual do usuario não tem explicações, como um passo a passo, para tal procedimento. Sabem me orientar?

    Desde ja grata pela atenção.

  9. Anelise,

    Boa Tarde!

    A CAIXA disponibiliza no link http://www.caixa.gov.br/fgts/pj_conec_icp_downl1.asp alguns arquivos para consulta. No Guia de usuários, no capítulo 2.4 – Caixa Postal, você encontra informações para o envio de arquivos.

    Se for necessário, nesse mesmo endereço existe a tabela de erro-ação. Por meio dela você pode encontrar eventuais mensagens de erro do sistema e sua solução.

    Esperamos ter ajudado.

    Obrigado!

  10. Luis Antonio Correia on

    Condomínio residencial com 8 unidades e um empregado, que tem o Síndico eleito anualmente pelo sistema de rodízio, sem remuneração, tem que cadastrar o novo Sindico por ocasião do rodízio ? Esse cadastramento gera nova despesa ?

  11. Luis Antonio Correia,

    Se o síndico for o responsável pelas transações junto ao Conectividade Social ICP ou qualquer outro serviço que necessite do uso da Certificação Digital, então a cada troca de síndico, um novo certificado deverá ser adquirido. O Certificado Digital de 1 ano atenderá as suas necessidades.

    Obrigado!

  12. Bom Dia.
    As empresas que não possuem funcionários , mas com movimento ou seja enviam sefip mensalmente precisa do certificado?? e o prazo para adesão foi prorrogação?

  13. Magali,

    Na matéria http://www.conectividadeicp.org/faq-%E2%80%93-necessidade-do-certificado-digital/, do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta:
    “O uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social. A partir de 01/01/2012, as transmissões de arquivo por meio do Conectividade Social deverão ser realizadas utilizando a Certificação Digital no padrão ICP Brasil, inclusive para aquelas empresas que só se relacionam com a Previdência Social ou com declaração de ausência de fato gerador”.

    Até a presente data, 22/12/11, não há nenhum posicionamento da CAIXA que prorrogue os prazos já estabalecidos na Circular nº 547.

    Obrigado!

  14. Não consigo visualizar os relatórios pelo RML, como faço?
    No caso de ver em que datas foram feito os depositos e se foram feito, tem que ser no visualizador?

Deixe seu comentário