Conferência OAB: “Inteligência Artificial não é o futuro, é o presente”

0

Hoje a utilização das ferramentas digitais se tornou indispensável na área jurídica, já que elas agregam mais produtividade, otimizam o trabalho, evitam acúmulo de demanda e garantem sucesso a curto, médio e longo prazos. Não é a toa que softwares para a área Jurídica estão ganhando cada vez mais espaço na rotina dos escritórios de advocacia e nos tribunais.

Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, Bruno Fleigeson, em evento especial de Direito da Tecnologia e Informação, apresentado durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, os advogados são indispensáveis e não se tornarão obsoletos ou substituíveis por robôs, mas, para permanecerem no mercado, precisam estar conectados à inteligência artificial:

As novas tecnologias trazem muitas oportunidades, mas é preciso explorá-las, adotar práticas mais humanistas, buscar a simplicidade e, sempre, a inovação”, argumentou.

Sua visão foi reforçada pelo palestrante Cristiano Xavier, CEO da Future Law, que acredita que todos os advogados devem conhecer as novas plataformas jurídicas, já que elas trazem inovação e promovem a simplicidade. “Inteligência Artificial não é o futuro, é o presente!”.

O tema veio de encontro com a primeira palestra do dia, que tratou sobre a “Segurança da Informação para Escritórios de Advocacia”, onde foram evidenciadas as precauções básicas que todo advogado deve ter com dados de clientes, principalmente se tiver fazendo uso de programas gratuitos para guarda das informações. Segundo Rafael Fernandes Maciel, da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás – OAB-GO, a segurança da informação nos escritórios de advocacia, primeiramente, deve garantir integridade dos dados, disponibilidade ao usuário e, principalmente, confiabilidade. “A maior responsabilidade, sempre, deve estar atrelada ao sigilo das informações dos clientes”, afirmou.

Por isso a Advocacia Digital listou algumas ferramentas tecnológicas que podem contribuir para que você produza mais e melhor.

9 ferramentas tecnológicas que podem contribuir com a rotina dos advogados

1- Freedly: com esse aplicativo, você pode reunir todos os blog s e portais de notícias do seu interesse e categorizá-los por tema.

2- CamCard: permite que o usuário salve uma imagem do cartão de visitas, organizando seus contatos.

3- SAJ ADV: ideal para acompanhar as principais atividades da empresa e compromissos em uma única plataforma. Como ela é operada na nuvem, é possível acessar qualquer dado em qualquer lugar, via dispositivo móvel conectado à internet.

4- Dropbox: permite que advogados acessem e compartilhem com seus clientes documentos online. A maior vantagem é ter um backup de arquivos.

5- Yammer: rede social exclusiva para escritórios de advocacia, que permite a troca de informações com a mesma funcionalidade do Instagram ou Facebook, por exemplo.

6 – OAB Portal de Assinaturas: com ele, é possível assinar digitalmente contratos, procurações , propostas, aceites e todos os outros documentos que precisar. *

7- Check Juris: escritório virtual que permite acompanhar processos de vários tribunais.

8- Scanner Pro: scanner de mão. Este aplicativo transforma a câmera do seu celular em uma digitalizadora. É disponibilizado a imagem fotografada – ou várias páginas – que pode ser convertida em pdf e compartilhada.

9- Justiça Fácil: O aplicativo está conectado a varas e tribunais do país e possibilita acesso rápido e fácil aos seus processos.

Sem dúvida, a tecnologia abriu portas para os advogados expandirem seus negócios por meio de uma comunicação ágil, rápida e bem mais eficiente do que dispunham alguns anos atrás. Para permanecer bem posicionado no mercado, você deve estar atento às ferramentas digitais.

BENEFÍCIO EXCLUSIVO: quem tem Certificado Digital emitido pela AC-OAB pode assinar gratuitamente, por mês, 100 documentos no Portal de Assinaturas OAB.


Compartilhe

Deixe seu comentário