Conheça algumas startups que planejam revolucionar a saúde

0

No dia 07 de abril, celebramos o Dia Mundial da Saúde. Além de médicos e enfermeiros, devemos também homenagear todos os profissionais que trabalham dia após dia para tornar melhor a saúde de todos nós. E isso passa por aqueles que trabalham em startups, cujo objetivo principal é revolucionar o setor. Conheça algumas delas.

Iodine

Esta empresa cria aplicativos que ajudam pacientes a entender doenças específicas e as propriedades dos remédios disponíveis para o cuidado das mesmas. O Start, por exemplo, é um app da companhia que ajuda pacientes com depressão a rastrear as melhoras durante o tratamento.

Hometeam

Ao invés de sair caçando referências de bons cuidadores para auxiliar seus parentes, que tal deixar uma startup fazer isso? A Hometeam disponibiliza cuidados homecare para idosos, com o oferecimento de um iPad a cada família, onde são exibidas atualizações regulares sobre a saúde do paciente.

Anatolab

Criada no Paraná, a AnatoLab é uma startup de P&D que cria simuladores do corpo humano que auxiliem no ensino de cursos da área da saúde. Dessa forma, o objetivo é “aposentar” produtos utilizados atualmente em laboratórios de anatomia, que são modelos anatômicos tradicionais, estáticos demais e que não demonstram o funcionamento de sistemas do corpo. A proposta da companhia é desenvolver modelos interativos que facilitem a aprendizagem do aluno, como simuladores do movimento da musculatura, dos sistemas respiratório e circulatório, entre outros que possuam um diferencial se comparado com os modelos atuais.

bannerCopadomundo

Bomédico

Nascida no Rio Grande do Norte, a Bomédico é uma plataforma que trabalha na redução do tempo de espera dos pacientes em dias de consulta, para otimizar os atendimentos médicos. O app marca consultas de forma intuitiva e direciona o paciente ao especialista mais próximo. Tudo na tela do seu smartphone.

Celmatix

A Celmatix aposta no Big Data para revolucionar a saúde. Esta startup processa dados médicos de milhares de mulheres para prever quais tratamentos de fertilidade são melhores para resultar em uma gravidez de forma personalizada, consequentemente, mais segura. Além disso, a empresa está desenvolvendo um teste genérico capaz de prever a infertilidade.

 

E a Certificação Digital Certisign também ajuda na melhoria da saúde. Você já conhece o PEP?

Os benefícios da desmaterialização de processos não têm fronteiras e agora, a digitalização de processos também está no ramo hospitalar, tendo como carro chefe o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), que substitui o antigo prontuário em papel.

Além de reduzir significantemente os custos operacionais, como o armazenamento e arquivamento de documentos em papel, a dinâmica do PEP permite que todos esses documentos tenham sua organização feita de forma muito mais prática e bem estruturada, facilitando a vida do médico e do paciente, ganhando em segurança e precisão do diagnóstico.

Por necessitar de um software específico para ser emitido, o PEP permite gerir e analisar inúmeros dados e estatísticas sobre o funcionamento hospitalar, como a performance dos processos por si só, ou até indicadores de desempenho do próprio hospital.
A redução dos custos operacionais também impacta no espaço físico, permitindo que salas que antes eram usadas para guardar documentos se tornem novos ambientes e consultórios, expandindo os serviços do hospital.

Por ser um documento digital, o PEP é muito mais seguro no que se refere aos dados trafegados, por necessitar da Certificação Digital para ser validado, com o devido apoio jurídico quando necessário.

Médicos de todo o país estão substituindo a caneta e o carimbo pelo Certificado Digital ICP-Brasil, e, agora, “carregam” o seu consultório no bolso. Em qualquer lugar, a qualquer hora, esses profissionais podem autorizar exames, prescrever medicação, entre outros processos, por meio do Portal de Assinaturas Certisign. Basta submeter o documento, assinar com o Certificado e enviar a outra parte interessada com total validade jurídica. Tudo isso com apenas alguns cliques e sem a necessidade de impressão.

 

Confira no vídeo abaixo como o PEP funciona na prática:

Um Feliz Dia da Saúde a todos que contribuem para melhorá-la!

Este conteúdo foi útil para você? Se deseja continuar recebendo materiais relacionados, preencha o cadastro logo abaixo. É rápido e leva apenas dois minutos.


Compartilhe

Deixe seu comentário