Conheça as empresas russas que se destacam na área da segurança da informação

0

Quando o assunto é Tecnologia, a Rússia é uma das referências em segurança da informação e é sede de diversas empresas reconhecidas mundialmente neste setor. Conheça algumas delas.

Empresas russas que se destacam na área da segurança da informação

telegramTelegram

Opção preferida dos usuários de messenger quando a justiça brasileira resolve tirar o WhatsApp do ar, o Telegram foi criado na Rússia em agosto de 2013, pelo empreendedor Pavel Durov. O aplicativo ficou famoso, principalmente, por seus recursos de segurança que, segundo seu criador e fãs mais entusiasmados, era totalmente à prova de interceptações – ainda que isso não seja um consenso entre os especialistas.

De qualquer forma, o Telegram se destacou no mundo dos messengers por se classificar como o mais seguro do mundo. O app apareceu no auge do escândalo Edward Snowden / NSA e promoveu como principal diferencial os seus pesados recursos de criptografia.

O Telegram utiliza um sistema de encriptação próprio, que leva o nome de MTProto. Desenvolvido por uma equipe de matemáticos russos, a plataforma é baseada em criptografia AES simétrica de 256-bits, RSA 2048 e troca de chaves seguras Diffie–Hellman. Em outras palavras, é bem seguro.

Assim como o WhatsApp, a troca de mensagens também utiliza o padrão “ponta-a-ponta” em seus chats secretos e não deixa rastros nos servidores da empresa, além de contar com mensagens autodestrutivas, que não permitem o encaminhamento para outros usuários. De acordo com a empresa, a única coisa que os chats secretos não possuem é armazenamento na nuvem — eles só podem ser acessados em seus dispositivos de origem.

Outra vantagem que o Telegram vende é que ele se trata de um messenger aberto, em que qualquer pessoa pode verificar seu código-fonte, protocolo e API e ver como é o seu mecanismo de funcionamento. E sua estratégia de marketing baseada em segurança parece que vem dando certo.

bannerCopadomundo

kasperbKaspersky

Conhecida junto ao grande público pelo seu antivírus, a Kaspersky se destaca também por uma série de outros produtos relacionados à segurança da informação. Entre eles, está o Internet Security, que garante uma navegação mais segura em sites, redes sociais e páginas de e-commerce, o Secure Connection, que protege suas comunicações, localização, privacidade e dados sempre que você estiver on-line, além do Total Security, uma solução mais completa, focada em proteger os dispositivos de toda uma família (senhas, arquivos, fotos, privacidade, compras em e-commerce, navegação pela internet feita por crianças, etc).

Ainda que as versões mobile de suas soluções de segurança sejam criticadas por tornarem os smartphones mais lentos (justiça seja feita, essa acusação vale para todas as outras), os  programas de proteção da empresa russa sempre se destacam nos rankings do gênero, ocupando as primeiras posições. No mais, eles são bastante intuitivos e fáceis de instalar e usar.

searcSearchInform

Fundada em 1995 em Moscou, a SearchInform é uma companhia especializada no desenvolvimento de soluções que protegem as empresas contra o vazamento de dados (DLP) e também realizam o monitoramento de eventos de segurança (SIEM). Entre seus 2.000 clientes mundo afora – espalhados em 16 países –  estão a gigante do de óleo e gás Gazprom e a MTS, maior empresa de telecomunicações da Rússia.

De acordo com a SearchInform, o uso combinado de seus produtos ajuda a evitar vazamentos intencionais ou acidentais de dados confidenciais (SearchInform DLP), detectar fraudadores (Suíte Forense), coletar evidências e investigar incidentes, proteger empresas de perdas associadas as ações de agentes infiltrados (espionagem, destruição de dados, intervenções no sistema de TI), e cumprir os requisitos dos órgãos reguladores (SIEM SearchInform).

E quando o assunto é segurança na rede, o Certificado Digital da Certisign também é uma referência Brasil afora.

Além de facilitar uma série de processos, eliminando burocracias e economizando o uso de papel, o Certificado Digital também é uma referência na proteção das informações. Isso porque ele utiliza uma tecnologia que, por meio da criptografia de dados, garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não-repúdio às informações eletrônicas.

Você ainda não tem Certificado Digital? Está esperando o que para agarrar a nossa promoção? Adquirindo ou renovando qualquer Certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59(horário de Brasília) Você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Você também pode gostar de: 5 casos de 2017 que mostram que você deve se preocupar com a segurança digital

Compartilhe

Deixe seu comentário