Contabilidade no terceiro setor, grandes oportunidades de negócios

0

Um escritório contábil pode atuar em diversas áreas – empresas; órgãos públicos; segmentos especializados; e terceiro setor. Destaque para este último, que tem desempenhado um importantíssimo papel na dinâmica da sociedade por apresentar uma imensa variedade de questões que afetam as áreas da assistência social, direitos humanos, saúde, cultura, meio ambiente, esporte, lazer, mercado de trabalho e outras mais. As entidades que formam o Terceiro Setor são extremamente distintas e vão desde escolas, passando por hospitais, igrejas e até instituições de promoção da cidadania, por exemplo.

Além de oferecer empregos diretos e indiretos, o Terceiro Setor estimula o voluntariado e é responsável por criar promover muito trabalho para os Contadores. Mas que trabalho é esse, já que a maioria das organizações goza de imunidade ou isenção tributária?

Entidades sem fins lucrativos

A questão é a seguinte: para obterem o benefício fiscal, todas as entidades do Terceiro Setor precisam manter e escriturar as receitas e despesas, e aderir às normas contábeis, em especial à Interpretação Técnica Geral – ITG nº 2002, aprovada pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.409/2012, e que trata justamente das entidades sem fins lucrativos.

Banner-clube-do-contador

Necessidade de contabilidade

Dentre outras questões, a ITG 2002 ressalta a necessidade de contabilização das verbas, doações e eventos intrínsecos ao Terceiro Setor, como os serviços realizados por voluntários, as doações, as receitas e as despesas tributárias que deixaram de ser pagas em consequência das isenções obtidas.

Terceiro Setor deve seguir à risca as Normas Brasileiras de Contabilidade

Importante salientar ainda que a legislação que regulamenta a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip exige que os estatutos das entidades do Terceiro Setor sigam à risca as Normas Brasileiras de Contabilidade para obter ou renovar o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – Cebas. Caso não obedeçam a essas regras, poderão ter problemas para dar continuidade ao trabalho.

Logo, a Contabilidade contribui de maneira muito significativa para o desenvolvimento deste setor, um dos segmentos econômicos que mais cresce no Brasil e oferece um vasto campo de trabalho para os profissionais contábeis de todo o Brasil.

Já considerou essa oportunidade?

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Compartilhe

Deixe seu comentário