Contabilidade Online ou Contabilidade Tradicional? Qual escolher?

0

Independentemente de ser microempresa, empresa de pequeno porte, microempreendedor individual ou uma gigante do mercado, um fato é certo: toda pessoa jurídica precisa da atividade contábil para garantir sua saúde financeira. Afinal, é somente por meio desta ciência que um empreendedor pode analisar, gerenciar, planejar e decidir sobre o que é mais importante para qualquer negócio: o dinheiro. Em suma, a Contabilidade é um subsídio imprescindível para que o administrador atue com competência ao executar a atividade operacional. Até aí nenhuma novidade, certo?

O “X” da questão está em uma disputa que vem se acirrando a cada dia: a Contabilidade presencial versus a Contabilidade online.

Qual a diferença entre Contabilidade Tradicional ou Contabilidade Online?

Com o propósito de traçar as variações entre os dois modelos, o Clube do Contador Certisign elaborou um guia que traz um apanhado geral das duas formas do fazer contábil. Vamos lá:

Na Contabilidade online

É possível contratar serviços contábeis a preços reduzidos, inclusive essa é uma grande polêmica entre os Contadores. Vários sites prometem cuidar de todas as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias a um preço acessível. O atendimento, ilimitado, pode ser feito por chat, e-mail ou telefone, e tudo, absolutamente tudo pode ser feito pela internet, desde a emissão de notas fiscais, pagamento e emissão de guia de impostos, envio de declarações, cálculo de pró-labore dos sócios até o faturamento mensal e anual.

Uma das vantagens deste sistema é que o empresário pode controlar a empresa de onde estiver, pelo computador, celular ou tablet. Outro privilégio para as empresas é que o trabalho é feito por Contadores devidamente credenciados no Conselho Regional de Contabilidade – CRC de sua localidade: sinônimo de segurança!

Contabilidade presencial

O empresário conhece o Contador (e, muitas vezes, têm uma relação de amizade) que, cada vez mais, conduz ao crescimento pessoal e profissional de seu cliente; instiga mudanças que geram resultados; condiciona à empresa à alta performance; estabelece estratégias para o futuro; identifica e reforça valores do negócio. Ou seja, foi-se o tempo que o Contador só era utilizado para fazer cálculos, registros, controles, declarações, escriturações e análise de balanços. É claro que ele continua com todas essas funções, mas ao longo dos últimos anos, ele foi incumbido de assessorar a empresa. Portanto, em virtude de tantas responsabilidades e processos burocráticos na Contabilidade, a quem prefira ter um Contador presencial.

O que dizem os especialistas sobre as Contabilidades Digitais

Na opinião do professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Edgard Cornacchione, as inovações tecnológicas vêm transformando o modo de se fazer Contabilidade das empresas de todos os portes e segmentos. Em seu parecer, independentemente da Contabilidade ser online ou presencial, ambas as formas são frutos do trabalho de um Contador e “um bom Contador precisa sempre estar adaptado à evolução da tecnologia, de maneira a manter o funcionamento de seu trabalho adequado em relação às exigências do mercado e às necessidades dos clientes”.

Para ele, o mercado da Contabilidade presencial não está correndo nenhum risco de desaparecer: “Precisamos desmistificar o contexto de que a Contabilidade online veio para acabar com a profissão contábil. Muito pelo contrário: as empresas físicas podem ser mais rentáveis, estender sua carteira de clientes e melhorar o atendimento, oferecendo mais proximidade ao cliente. A pessoalidade está longe de se tornar ultrapassada”, garante o especialista.

Diante deste cenário, o Clube do Contador da Certisign recomenda a todos os Contadores – online e presencial-, que não basta ter um atendimento nota dez com seus clientes, com respeito e cordialidade. Isso é o mínimo esperado. Quando um Contador é solicitado, ele tem a obrigação de ajudar o empresário a atingir seus objetivos. A Contabilidade tem ganhado muito com diversos tipos de evoluções tecnológicas e que melhoram e facilitam o trabalho do contador, permitindo atender mais clientes e ser mais competitivo.

Lembrem-se sempre: o cliente é o maior e principal propagador da sua empresa, uma vez que é ele quem vende positivamente ou negativamente o seu negócio! Como diz o autor Don Peppers, sócio fundador do Peppers & Rogers Group, uma das mais renomadas empresas de consultoria em gestão do mundo, “as empresas existem para criar e preservar seus clientes, e não para criar produtos, como muita gente imagina. Os produtos são efêmeros, os clientes não”.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário