Contador ajude seu cliente na hora da demissão de um funcionário

0

Uma das horas mais difíceis na carreira de qualquer gestor é a demissão de um funcionário. E o Contador, que é sempre o seu braço direito em todas as horas, deve aproveitar esse momento delicado para se valorizar ainda mais perante o seu cliente. Como o momento é sempre carregado de fortes emoções, o Clube do Contador Certisign traça o caminho mais adequado para você orientar o seu cliente a reduzir o estresse do processo:

Primeiramente, é preciso enfatizar que ninguém quer ser pego de surpresa quando o assunto é demissão. Por isso, é importante que o gestor alerte sobre os pontos do funcionário e a necessidade de melhoria. Antes de demitir um colaborador, é importante ter consciência e certeza da decisão, sabendo que após comunicá-lo não tem como voltar atrás. É imprescindível fazer um back-up de todos os arquivos do funcionário (isto não é desconfiança: é proteção e segurança ao patrimônio intelectual da empresa).

Durante a conversa que deve ser feita diretamente pelo chefe, de preferência no começo da semana, é preciso ir direto ao ponto, com educação, segurança e cordialidade. Isto ajudará a manter um clima tranquilo na reunião. Após dar a notícia do desligamento (se possível com atas e avaliações de desempenho), o próximo passo é preparar toda a documentação necessária, garantindo que não haja lacunas que provoquem processos trabalhistas no futuro.

Vale lembrar que todos os empregadores devem informar ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE da demissão do trabalhador, via Empregador Web. Só assim o empregado dispensado conseguirá sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS e o seguro-desemprego, se tiver acesso. Para isso, é obrigatório o uso do Certificado Digital, o que possibilita às empresas objetividade e agilidade no processo, eliminação dos requerimentos adquiridos em papelarias, redução de gastos com aquisição de formulários pré-impressos, e garantia na autenticidade da informação prestada.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário