Criptografia: mais fácil do que gritar gol!

0

Criptografia. Neste exato momento, esta palavra já faz parte da sua vida e se você nunca ouviu falar, chegou a hora de conhecê-la melhor.

Sua origem é grega e se aproxima de “escrita escondida”. Não existe diferença do significado do português para o espanhol e numa analogia próxima, quando os jogadores do Brasil estiverem se comunicando entre si no campo contra a Colômbia nas quartas de final da Copa, sem querer que o adversário compreenda a comunicação, poderemos dizer que eles “criptografaram” a informação.

Por exemplo, Neymar vai bater uma falta e grita para David Luiz que vai bater direto. Só David Luiz sabe que quando Neymar diz isso, é que ele vai cruzar na área. Os colombianos que ouviram a mensagem original, não. Ela foi “criptografada” apenas entre os jogadores brasileiros.

No processo de criptografia, a informação transmitida é transformada da sua forma original para outra impossível de ser identificada por alguém que não tenha a capacidade de resgatar a forma inicial.

No passado, egípcios, gregos e romanos usavam a criptografia para evitar que suas mensagens caíssem em mãos erradas. Hoje em dia, o problema é o mesmo, mas a o ambiente é outro: internet.

Quantas informações você trocou na internet hoje? Será que alguém captou seus dados ou eles foram criptografados? Sempre vai existir alguém tentando desenvolver técnicas para quebrar estas chaves. E é exatamente por isso que novas técnicas são criadas a cada dia e empresas se dedicam no desenvolvimento de tecnologias de segurança da informação, como o caso do Certificado Digital para Servidor (SSL).

Para se ter uma idéia de como a tecnologia está presente na sua vida, observe os maiores sites de e-commerce. Eles estampam o Selo Site Seguro, que atesta que o canal de comunicação está criptografado e seguro para compras, justamente porque a tecnologia da criptografia embaralha os dados impossibilitando que terceiros leiam a informação do seu cartão de crédito.

Se você compra ou vende na internet, precisa se atualizar constantemente sobre isso. Aqui no Certisign Explica você encontra uma série de dicas para navegar com segurança e garantir sua privacidade. Mantenha contato e garanta sua segurança!

Compartilhe

Deixe seu comentário