Da ficção cientifica para o mundo real

0

Você já se viu em uma situação em que estava assistindo um filme e pensou “que pena que essa tecnologia ainda não foi desenvolvida”? Começado na literatura e se estendendo para o cinema, a Ficção Cientifica sempre foi um gênero do entretenimento característico por impressionar e levar a imaginação do seu público ao limite, seja pela alta tecnologia criada pelos autores ou pelas previsões em torno da ciência que, em alguns casos, tornam-se até realidade conforme as pesquisas avançam.

Hoje, encontramos invenções até mais tecnológicas do que as foram propostas em alguns livros, filmes e séries das décadas passadas e hoje são até objetos comuns do nosso dia a dia.

1 – Videoconferências

Enquanto na década de 80 os Jetsons e os protagonistas de Star Trek conversavam e discutiam com outros personagens através de telas, nos dias de hoje a videoconferência é algo comum no dia a dia profissional e pessoal, tornando possível desde um simples bate-papo até grandes reuniões internacionais. Cada um no seu próprio computador, celular ou tablet com aplicativos como Skype ou o próprio Facebook.

2 – Controle por gestos

Em Minority Report, filme de Steven Spielberg lançado em 2002, os personagens controlam a interface dos seus computadores através de controles por movimento, livres de qualquer superfície de toque. Apenas 8 anos depois, a Microsoft lançava o Kinect, um sensor de movimento criado para controlar jogos de XBOX 360 e XBOX ONE. Mais tarde, foi anunciado o Leap Motion, outro sensor de movimento pensado para computadores.

3 – Identificação Biométrica

Outra tecnologia futurística que foi prevista pela ficção cientifica foi a identificação biométrica através de impressão digital, voz, face ou Iris. A tecnologia, presente nos filmes O Demolidor (1993), Jornada nas Estrelas – O Filme (1979) e X-Men (2000), hoje é mais comum do que parece, sendo oferecida por produtos como o Certibio, da Certisign. Esta solução é reconhecidamente a ferramenta mais eficaz contra fraudes, trazendo mais segurança tanto para sua empresa quantos para seus clientes.

Não importa se é pessoa física ou jurídica. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura.

Compartilhe

Deixe seu comentário