Deduções: o que vale e o que não vale para o Imposto de Renda 2016

0

Você sabe o que pode deduzir do Imposto de Renda da Pessoa Física 2016 – IRPF?  Veja aqui algumas dicas:

  • Filhos, mãe e pai podem. Demais pessoas menores de 18 anos, só se você tiver a guarda delas.
  • Medicamentos não podem ser declarados como deduções, apenas exames e consultas médicas. O mesmo vale para tratamentos estéticos, vacinas, clareamento dentário, exame de DNA e consulta com nutricionista – nutrólogo pode.
  • Já creches e pré-escolas podem sim, fazem parte das deduções por educação. No entanto, material escolar, o curso de idiomas, danças, ballet, pintura e cursos preparatórios para vestibular não são aceitos pela Receita.
  • Por mais que consideremos o nosso pet como parte da família e muitas vezes seja tratado como filho, ele não é considerado pela Receita Federal, como seu dependente. Portanto, gastos com veterinário ou aquela ração caríssima que você costuma comprar todos os meses, não são dedutíveis do imposto. Lamentável, sabemos…
  • Outro ponto importante e controverso do tributo é o pagamento de aluguel. Apesar de sabermos que ele é caro e obrigatório para quem não tem moradia própria, a Receita Federal não está preocupada com isso, o que torna o aluguel não dedutível.

Como o Certificado digital pode te ajudar?

Os contribuintes podem utilizar o Certificado Digital para o envio do IRPF e, com isso, usufruir da declaração pré-preenchida. As informações, neste caso, são preenchidas pelo Fisco, de acordo com as transações realizadas no CPF do declarante. O melhor é que, depois do envio, caso note qualquer divergência, é possível corrigir o erro na hora. O acompanhamento da declaração pode ser feito em tempo real.

Outros benefícios são: obter cópias da declaração sempre que necessário, imprimir comprovantes e retificar pagamentos.

É importante frisar que para usufruir da declaração pré-preenchida é preciso que o Certificado Digital esteja válido, ou seja dentro do prazo de validade. Os clientes da Certisign podem verificar a validade e solicitar a renovação do seu Certificado Digital com 10% de desconto aqui!

Agilize a entrega da Declaração de Imposto de Renda e minimize os riscos com a malha fina adquirindo o Certificado Digital. Aproveite a promoção aqui no Blog da Certisign e adquira o e-CPF, armazenado no Cartão, com validade de 3 anos de R$280, por R$200. Para comprar, clique aqui.

Promoção Válida até 30/04/2016.

Compartilhe

Deixe seu comentário