Desmatamento pode diminuir com o uso do Certificado Digital

0

Os principais propagadores de projetos e tecnologias que contribuem com o meio ambiente são conhecidos como ambientalistas. Podemos considerar que existem dois tipos:

O que é profissionalmente dedicado para esse objetivo ou os simpatizantes da causa que atuam como voluntário em ONG´s e projetos sociais. Em ambos, muitos escolhem essa direção da sustentabilidade inspirados pelo convívio pessoal que tiveram com a natureza.

Essa inspiração de convivência com a natureza, em alguns casos, não obtém uma visão ponderada do papel da tecnologia, percebendo-a apenas como uma vilã que acelera a exploração dos recursos naturais.

Porém, a realidade, é que a tecnologia pode ser, atualmente, uma grande contribuidora da sustentatibilidade. Seu valor e uso equilibrado, já é reconhecido por aqueles que amam a natureza e um dos grandes impulsionadores disso são os novos Engenheiros Ambientais que vêm chegando ao mercado de trabalho, desde o aumento do número de cursos na última década.

O uso de tecnologias para desmaterialização de processos (transformar o que é físico em digital) é uma das opções para minimizar, por exemplo, um problema bastante emergencial para todos: a crise de água. Isso acontece pela relação conhecida dessa crise com o desmatamento, que pode ser minimizado pela redução do uso de papel que essas tecnologias propõem.

Um dos exemplos dessas tecnologias de desmaterialização de processos, é a assinatura digital com o Certificado Digital Certisign, que possibilita que documentos digitais possam ter validade jurídica, eliminando a necessidade do papel em muitos casos.

O desmatamento é uma das principais ações que modificam as condições climáticas do País e as chuvas, uma vez que a diminuição de árvores prejudica a umidade do ar. Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento no último ano foi de 5.891 km², que corresponde a uma área de 500 mil campos de futebol.

É muito simples: o documento é criado no computador, o signatário se loga com o Certificado Digital em uma plataforma para assinaturas, como Portal de Assinaturas Certisign, submete o documento e assina-o. Pronto. O documento já pode ser enviado à outra parte interessada. Sem impressão, sem autenticação adicional e com validade jurídica.

Se você tem um compromisso profissional com a sustentabilidade ou mesmo escolheu-a com ou uma das suas causas ou deveres como cidadão veja nosso vídeo abaixo e faça como mais de 7 milhões, impulsionando essa tecnologia em seu setor.

 

Fontes: InfoAmazonia e Site de Curiosidades com informações Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário