Devo, não nego, pago quando puder

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Para evitar o famoso calote, comum em tempos de crise, antes de tudo, é necessário conhecer os motivos que o ocasionam. Para controlá-lo é fundamental o uso de técnicas preventivas.

Primeiramente, é preciso enaltecer que a inadimplência só acontece quando um pagamento não é efetuado. Ela é fruto de preocupação para economistas, comerciantes e sociedade em geral, já que o não recebimento por um determinado serviço ou produto pode colocar o empresário em dificuldade financeira e prejudicar fornecedores e funcionários, refletindo no desemprego, inclusive.

Não existe mágica para evitar a inadimplência, e o primeiro passo é analisar a carteira de clientes com calma: existem os dois lados da moeda – aqueles que querem e não podem pagar e os que podem, mas não querem pagar. Esses dois perfis merecem tratamento distinto e é fundamental traçar estratégias para receber a dívida sem perder o cliente.

Certas perguntas como “é a primeira vez que o cliente fica devendo?”; “a data de vencimento é adequada ao fluxo de caixa daquele cliente?” e “meu cliente está inadimplente com outros credores” devem ser feitas. Tendo clareza desses pontos, fica mais fácil desenvolver um bom relacionamento tanto com os clientes bons quanto com os maus pagadores. De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, para não ter problemas com o orçamento financeiro toda empresa deve saber para onde vai cada centavo do dinheiro e estabelecer prioridades. “Programando-se é possível ter mais realizações”.

Para negociar atrasos é fundamental não usar cunho ameaçador. Outra técnica é trabalhar com dados. Neste sentido, tornou-se comum ver em locais hotéis a expressão: “X litros de água são utilizados para que essas toalhas sejam limpas”. A tentativa é fazer com que os hóspedes reutilizem racionalmente cada toalha.

Seja sutil ao cobrar. Em nenhum momento, o inadimplente pode ser constrangido por estar devendo, conforme determina o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor – CDC. Todo cuidado é pouco na hora de cobrar e, o mais importante, é manter o cliente.

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