Dia do Administrador dos próprios sonhos: MEIs

0

No dia do administrador 09 de setembro, ressaltamos a existência do espírito administrativo que existe em todo microempreendedor individual.

Administrar é um talento que está abrigado em cada ser humano. Todos nós, enquanto ativos e conscientes de nossas vidas, somos capazes de planejar, controlar, executar e coordenar o talento e aptidão que existem dentro de cada um.

Isto demonstra que toda pessoa é capaz de administrar sua vida profissional e tudo o que é feito em seu dia a dia é realizado pelo espírito do administrador que há em si. Porém, a formação em Administração aprofunda isso fornecendo foco e ferramentas para os desafios de administração pessoal e profissional e pode ser um bom investimento para muitos MEIs.

O homem, como indivíduo, é um eterno administrador da sua própria jornada. Independente do caminho que escolhe seguir, como artes, culinária, economia, finanças, engenharia ou seja outra profissão, somos resultado das ações, análises e planejamentos que fazemos por nós.

Coordenamos e planejamos nossos dias, organizamos almoços, jantares, festas, encontros, viagens, analisamos nosso tempo e orçamento a todo instante, somos os administradores de nossas vidas.

E quando temos o desafio de ser nossa própria empresa, como administramos isso?

Está cada vez mais comum a iniciativa das pessoas em ser um MEI(Microempreendedor Individual), mas junto à iniciativa vêm as dúvidas, medos e questões burocráticas.

As coisas parecem mais desafiadoras para quem decide ser autônomo ou prestar serviços como MEI, pois essa pessoa acaba por se tornar um administrador da sua própria empresa, mesmo sem ter realizado nenhum estudo ou ter tido formação acadêmica para o fato.

Mas é aí que vale pensar no que foi dito anteriormente, somos todos eternos administradores da nossa própria jornada e com muita calma, dedicação, alguns passos e auxílio de algumas ferramentas, a vida profissional do MEI fica muito mais equilibrada e organizada. Assim, os desafios administrativos como pessoa jurídica serão naturais como os de pessoa física.

banner-campanha-institucional-2

Mas quais os passos que o MEI deve seguir para fazer fluir o espírito administrativo?

Executivos e estudiosos do mercado dizem que é preciso três habilidades básicas para ser um bom administrador:

  • Ter boa técnica para aquilo que resolveu desempenhar, ou seja, faça bem o seu trabalho;
  • Ter a sensibilidade de se relacionar bem com as pessoas a sua volta, entende-las e respeitá-las;
  • Por fim, mas não menos importante, ser capaz de coordenar e integrar todos os seus interesses e atividades.

As premissas são simples. Diariamente aplicamos essas diretrizes sem nem perceber. A problemática está muito mais nas angustias, pois não se sabe lidar com o desconhecido e com os tramites burocráticos que envolvem microempreender, mas existem algumas ferramentas que simplificam ainda mais o seu negócio e auxiliam o MEI a administrar sem crises.

Como administrar a burocracia?

Lidar com a burocracia nem sempre é fácil, mas muitas das transações, comprovações e quase toda a burocracia que envolve ser um microempreendedor são solucionadas pelo Certificado Digital.

O Certificado Digital tem a validação digital para transações on-line, como assinar NF-e entre outras utilidades. Além de oferecer muito mais segurança na hora de utilizar a web nos seus negócios ele ainda proporciona que você:

Além disso, é possível agilizar o cadastro de pessoa jurídica junto a prefeitura da cidade em que o MEI atua e facilitar a declaração do imposto de renda. Basta ter todas as suas informações devidamente preenchidas que o Certificado Digital migra as informações vinculadas ao seu e-cpf para o sistema do imposto de renda da Receita Federal. Você pode acessar a declaração do ano anterior, regularizar situações, etc.

Enfim, o Certificado Digital oferece inúmeros benefícios para o MEI. Ele facilita a vida para que cada um possa avaliar suas necessidades e libertar o espírito administrador para ser bem-sucedido. Viva o administrador que há em todos nós, feliz dia do administrador!

Digitalizar a sua empresa e a assinar documentos com apenas um toque na tela do celular ou tablet já é uma realidade ao alcance de todos. Modernize o seu modo de assinar documentos adquira já o mobileID

Compartilhe

Deixe seu comentário