Dia do Consumidor: dicas para comprar na web com segurança

0

Você sabia que 51,5 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra on-line em 2014? Destas 10,2mi são novos compradores. Pensando nesse cenário promissor, que ao mesmo tempo que é pratico e cômodo pode ser bem perigoso, separamos algumas dicas para a sua experiência de compra na web ser positiva. Afinal, hoje, comemora-se o Dia do Consumidor.

Cuide do seu computador
Antes de fazer qualquer processo que envolva cadastro na web, é importante verificar se o seu computador está livre de vírus e malwares. Use um antivírus para scannear e proteger a sua máquina.

Busque recomendações
Ao encontrar uma loja do seu interesse, procure por recomendações de outros usuários que já tenham comprado no e-commerce em questão. Existem inúmeros blogs, canais ou até sites de recomendação que podem te ajudar. E, claro, verifique se loja está protegida pelo Certificado SSL! Veja como é simples:

1. verifique se a página possui Selo de Segurança. Esse é o único Selo que atesta que o site é confiável para transações e inserções de dados. Se sim, clique sobre o Selo de Segurança, que geralmente fica fixado no rodapé da página do site, e verifique se o Certificado SSL foi emitido para o mesmo endereço web da página em que você está.

Por que é importante clicar? Alguns sites golpistas inserem apenas a imagem do Selo, sem, de fato, ter um Certificado SSL.

2. verifique se existe um cadeado fechado na barra do navegador e faça o mesmo processo do Selo de Segurança. Clique e confira as informações.

3. Observe se existe a letra “S” no endereço do site, ou seja, HTTPS.

Verifique o e-mail de confirmação
Habitualmente, as lojas de vendas pela web enviam um e-mail de confirmação de compra com os itens encomendados. Caso não receba o e-mail, entre em contato com a empresa e verifique se a transação foi efetivada com sucesso. Se sim, é só esperar que sua compra logo chegará!

E em caso de devolução…

O Código de Defesa ao Consumidor (CDC) garante o direito de arrependimento no período de 7 dias a partir da entrega do produto, independente de defeitos. Após a devolução, a loja tem a obrigação de devolver o dinheiro com correção monetária.

Pronto! Com essas dicas você pode aproveitar ao máximo a comodidade de comprar pela web. Vale lembrar que as lojas estão abertas a críticas e sugestões, principalmente nas redes sociais.

Fontes: UOL e ebit

Você tem Certificado Digital? O Portal de Assinaturas Certisign é uma plataforma de serviços que permite a assinatura de qualquer documento por meio do Certificado Digital ICP-Brasil. Com apenas alguns cliques e com total validade jurídica. Experimente gratuitamente: www.portaldeassinaturas.com.br

Relacionada
Proteja os seus dados. Navegue somente em sites protegidos pelo SSL

Compartilhe

Deixe seu comentário