Dicas para abrir um escritório de Contabilidade

0

Empreender exige muita coragem, disciplina e planejamento. O mesmo é válido para quem deseja abrir um escritório de Contabilidade. Além de ter um excelente network, é preciso conhecer bem a área na qual se pretende atuar e contratar bons profissionais para atender aos futuros clientes. Veja o passo a passo que Clube do Contador preparou.

1 – Planejamento

É preciso pensar grande, mas começar com pequenos passos. Traçar objetivos é o primeiro deles. Separe o capital de investimento, tendo em mente que o retorno pode demorar um pouco mais do que o que a ansiedade exige.

A partir daí, levante o que será necessário para começar: local, equipamento, pessoal e não se esqueça das contas usuais, como água, luz, internet, impostos… Uma planilha pode ajudar muito, e não tem nenhum mistério para quem está acostumado a lidar com o Excel.

2 – A escolha do local

Quem possui um imóvel próprio já tem 50% da questão resolvida. Muitos optam até mesmo por começar em casa para não ficar preso a um aluguel. Se essa for a sua opção, atenção: é preciso profissionalismo! O ambiente deve ficar separado das atividades domésticas, de preferência com uma entrada separada, para que não ocorram transtornos, como, no meio de uma reunião com um cliente, a participação de filhos ou do cachorrinho de estimação.

3 – Seleção dos funcionários

Sejam funcionários ou sócios, é preciso escolher adequadamente as pessoas que integrarão a sua equipe de trabalho. Experiência, network e facilidade de atuação em grupo são muito importantes. É preciso considerar também se o profissional se adequa aos seus princípios morais. Comece com um grupo pequeno, para depois expandir. Folha de pagamento é uma despesa alta, principalmente nos pequenos negócios.

4 – Divulgação

Agora, com o escritório em funcionamento, é preciso dar “cara” ao seu empreendimento. Nessa fase, o trabalho de comunicação é essencial. É necessário ser conhecido para atrair novos clientes e expandir o seu negócio. Crie sua marca, divulgue os seus conhecimentos e, principalmente, transmita transparência.

É bom ressaltar: cuidado com o amadorismo. Não acredite que trabalhar imagem é apenas publicar sua logomarca nas redes sociais. A contratação de um profissional especializado pode ser um excelente investimento. Vale até mesmo terceirizar esse serviço. Invista também em um site com conteúdo relevante. Hoje, sabemos que grande parte das pessoas busca por serviços na internet.

5- Gerencie seu negócio

Procure pontos de apoio, como o Sebrae, por exemplo. E saiba que algumas entidades da classe Contábil oferecem cursos específicos para este fim. A busca por informações e atualização é fundamental para quem deseja ter sucesso na sua empreitada.

E por falar em atualização, quem faz parte do Clube do Contador Certisign tem desconto de 20% nos cursos de pós-graduação e educação executiva, na Trevisan Escola de Negócios. Para usufruir, basta se cadastrar.

6 – Seja digital

Assim que abrir o escritório será necessário formalizar contratos, não é mesmo? Para esse e outros documentos, utilize a assinatura digital. É prática, econômica e ainda sustentável, pois elimina a necessidade de utilizar papel e de se deslocar para tramitar documentos. E o melhor: tem validade jurídica.

Para usufruir de todos esses benefícios, basta ter um Certificado Digital  e se cadastrar no Portal de Assinaturas Certisign.

 

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre ou renove conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign, uma vitrine de benefícios exclusivos aos clientes de Certificado Digital ICP-Brasil.

Compartilhe

Deixe seu comentário