Diferenças e semelhanças entre engenheiros e arquitetos

0

Esta semana comemoramos o dia de 2 grandes profissionais: Engenheiros e Arquitetos.

Até então, ambos comemoravam em 11 de dezembro, dia em que os cursos de engenharia e arquitetura foram regulamentados e oficializados no Brasil, por meio do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933.

Porém, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) instituiu através da 8ª Resolução, de 15 de dezembro de 2011, o dia 15 de Dezembro como o novo Dia do Arquiteto e Urbanista, mas você sabe o porquê?

A nova data foi escolhida por ser o nascimento do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, responsável por pensar e projetar a capital do Brasil, Brasília, e por diversos prédios e monumentos como: Conjunto da Pampulha, Ibirapuera, Edifício Copan, Memorial da América Latina entre muitos outros que são ícones da arquitetura moderna.

Além da data, certamente esses profissionais já foram confundidos e ouvem constantemente a mesma pergunta: qual a diferença entre engenheiro e arquiteto?

O arquiteto preocupa-se em analisar a posição geográfica, incidência de raios solares, direção e circulação dos ventos dentro e fora da construção, condições do solo, viabilidade no entorno e não somente com a beleza do que está sendo construído.

O engenheiro, por sua vez, se incumbe do cálculo estrutural, dimensionamento das cargas e esforços que um projeto arquitetônico determinou para uma construção civil, vigas e determinação das ferragens e materiais envolvidos na obra.

É importante ressaltar, portanto, para você que está construindo, ou que deseja seguir uma das profissões e tem essas dúvidas, que as duas áreas se intercambiam e ambos os profissionais podem se responsabilizar pelas várias atividades que envolvem a construção.

Há diferenças, mas também semelhanças entre as duas profissões e uma delas é que tanto arquitetos quanto engenheiros podem assinar suas plantas e projetos digitalmente por meio do Portal de Assinaturas, sem a necessidade de correr de uma obra para outra ou para o escritório, a fim de fazê-lo.

Outra semelhança é que as coisas para a obra podem ser adquiridas por meio do Clube de Vantagens. Os custos do projeto irão diminuir bastante com os descontos especiais dos parceiros do Clube. Confira e aproveite as ofertas dessa vitrine de vantagens, seja você arquiteto ou engenheiro.

Por meio do Certificado Digital ICP-Brasil no Portal, você assinar contratos, pedidos de compra, atas de reunião e qualquer outro tipo de documento com total validade jurídica, de qualquer lugar e no momento mais oportuno. Os processos não param e se tornam muito mais ágeis. Experimente gratuitamente.

Fonte: Guia do estudante, Papo de arquiteto e Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário