Dispositivos móveis: não é só a pele que merece cuidados no verão

0

O calor chegou. E enquanto muita gente aproveita o mar, a areia, o sol e a piscina, os tablets, celulares ou outros dispositivos eletrônicos, tão indispensáveis para fazer aquela selfie ou compartilhar os momentos, podem sofrer danos. Por isso, separamos algumas dicas para proteger seus aparelhos.

Dica 1: celulares são sensíveis ao calor e funcionam melhor em temperaturas que variam entre 15ºC e 30ºC. Desta forma, evite situações de temperaturas extremas, como deixar o aparelho dentro do carro estacionado no sol.

Dica 2: a beira da praia é um dos maiores inimigos dos dispositivos eletrônicos, já que o sol, o calor, a areia, a água e a maresia são potenciais oxidantes de metais. Para protegê-los, o ideal é mantê-los dentro de capas protetoras (ou pelo menos de um saco plástico) e deixá-los sempre na sombra.

No caso do celular, outra dica que ajuda a proteger o aparelho é mantê-lo preso ao pulso com uma corda semelhante a das câmeras digitais. Ela será útil principalmente ao tirar fotos, evitando que o aparelho caia na areia ou na água.

Dica 3: ao praticar esportes, lembre-se que o suor, assim como a água, pode acelerar a oxidação dos componentes internos do aparelho. Por isso, o ideal é tomar todas as preocupações possíveis para que o aparelho não fique em contato com a pele.

Dica 4: ao entrar naquela casa que ficou fechada a maior parte do ano, proteja bem as telas dos dispositivos, evitando que alguma partícula de pó ou sujeira possa riscá-las.

Dica 5: a última dica é evitar passar produtos químicos ou panos úmidos. Apenas um pano seco basta, já que os componentes internos são sensíveis à umidade. E nada de abrir o aparelho. A retirada da bateria já basta para a limpeza.

Aconteceu o pior: o seu celular caiu na piscina. E agora?

Calma. A primeira providência é retirar a bateria imediatamente, secar com um pano seco todos os componentes com cuidado e deixar o aparelho ao ar livre por algumas horas antes de recolocar a bateria. Feito isso, caso nenhum componente tenha sido danificado, seu celular poderá ser utilizado novamente.

#Partiuverão

Fonte: Portal Terra

Relacionadas:

HTTPS: saiba o que significa essa sigla

Phubbing: saiba o que é e evite essa prática no natal

Compartilhe

Deixe seu comentário