Diversidade racial: povos que formam a nossa identidade

0

Todo mundo sabe que o Brasil é uma verdadeira colcha de retalhos de culturas e raças. Desde a época da colônia, já contávamos com influências portuguesas, indígenas e africanas. Mas foi por volta de 1808 que o processo de imigração realmente se intensificou, com um número bastante expressivo de europeus que chegavam ao país.

Você já parou para pensar como cada um desses povos nos influenciou? Listamos aqui alguns dos principais exemplos:

Indígenas:

Eles já estavam aqui muito antes dos portugueses e, apesar do baixo desenvolvimento tecnológico, sua cultura sempre foi bastante rica. Acredite se quiser, mas foram eles que introduziram o nosso costume de tomar banhos diariamente. O vocabulário, principalmente tupi, ainda está presente no nosso dia a dia.

Portugueses:

Eles foram os primeiros a chegar aqui, em 1500. Foram os principais colonizadores e quem mais influenciou nossa cultura. Nosso idioma, o português, é a maior prova disso. Outro ponto muito presente no nosso dia a dia é a culinária lusitana.

Banner-Clube-de-Vantagens-inverno

Alemães:

O povo alemão começou a chegar ao Brasil por volta de 1824, principalmente na região sul do país, e foram os responsáveis pela fundação de diversas cidades importantes como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Blumenau, Brusque, Joinville, entre outras. Eles contribuíram na indústria com várias atividades e, na agricultura, trouxeram o cultivo do centeio e da alfafa.

Italianos:

Os italianos chegaram em maior número na época de 1870 e desempenharam um importante papel como força de trabalho na lavoura, na época em que a escravidão foi abolida no país. Foram responsáveis por uma profunda influência na arquitetura, principalmente em São Paulo, mas também trouxeram sua culinária, vinho e costumes.

Japoneses:

São Paulo, hoje, possui a maior comunidade de imigrantes japoneses fora do Japão. Chegaram aqui por volta de 1908 e a maioria deles foi trabalhar na agricultura. Além de trazer consigo a soja, a cultura e o uso de legumes e verduras, eles contribuíram muito com a nossa agropecuária, desenvolvendo diversas técnicas de plantio e produção.

É claro que existem muitos outros exemplos que não foram citados aqui, mas já é o suficiente para termos uma boa ideia da quantidade de costumes diferentes que foram misturados para resultar na cultura que vivemos hoje. E você, quais povos influenciaram mais a sua vida? Aproveite para conversar com seus parentes mais velhos e bisbilhotar na internet. Com certeza você vai encontrar fatos e curiosidades bem interessantes.

#sejasemprevocemesmo

Outra forma de afirmar essa combinação única de culturas é assinar documentos e contratos com o Certificado Digital Certisign, que além de possuir validade jurídica, é totalmente seguro.

Não importa se é pessoa física ou jurídica, seja sempre você mesmo! Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja sempre você mesmo.

Compartilhe

Deixe seu comentário