Domicílio Tributário Eletrônico: vantagens para quem tem Certificado

0

A Receita Federal disponibilizou o serviço de Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), a solução funciona como uma caixa postal do sistema e-CAC, na qual o contribuinte pode realizar diversas operações, sem sair de casa, utilizando um Certificado Digital.

Com a adesão do DTE é possível alterar dados cadastrais do CPF, trocar endereços ou incluir dados básicos, emitir certidões, consultar pendências da situação fiscal e previdenciária de pessoas físicas e empresas.

Por meio do sistema o usuário também recebe diversas informações, como é o caso de intimações e cobranças a serem realizadas pela Receita Federal. As intimações relativas a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais e seus anexos, como a opção de imprimir o Darf, Documento de Arrecadação das Receitas Federais, para o pagamento, entre outras funções.

Ao aderir ao DTE, o contribuinte também passa a receber as comunicações de atos oficiais com 15 dias de antecedência, mas ao mesmo tempo já serão considerados intimados e informados assim que essa mensagem for lida.

O tempo maior para cumprir as obrigações perante a Receita permite que a pessoa física ou jurídica consiga se preparar melhor e dar início a impugnações e recursos, por exemplo, além de facilitar para se programar para cumprir os prazos dos pagamentos a serem efetuados.

O contribuinte pode cadastrar três números de celulares para receber os avisos quando houver mensagens na caixa postal do e-CAC.

O usuário também terá acesso na íntegra a todos os processos correndo digitalmente com seu nome envolvido, por meio do banco de dados da Receita Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

Fonte: CBN Foz do Iguaçu

Ainda não tem um Certificado Digital? Solicite agora o seu e desfrute deste e outros benefícios, como assinar documentos na web com validade jurídica e acesso ao clube de vantagens Certisign -> http://www.certisign.com.br/certificado-digital.

Relacionadas:

IRPF 2015: Certificado Digital e Rascunho da RFB podem ajudar o contribuinte
Saiba o que é possível fazer com o Certificado Digital

Compartilhe

Deixe seu comentário