Dúvida: Compartilhamento dos Certificados Digitais

3

Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e assina periodicamente a coluna “Segurança digital” para o site G1. Nela, o profissional tira dúvidas, explica conceitos, dá dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Confira a resposta de Rohr sobre Certificação Digital ICP-Brasil para um leitor do canal.

Tem alguma forma de compartilhar Certificados Digitais do tipo token ou A3? (Duarth Fernandes)

Você compartilharia seu RG ou seu CPF? O Certificado Digital garante sua identidade – garante que você é você.

Independentemente da mídia em que ele está, se cartão ou token – isso é o menos importante, do ponto de vista da função do certificado. O importante são os dados ali contidos que garantem sua identidade nos documentos e serviços que forem assinados ou utilizados com a autenticação do certificado. Nenhum certificado, independentemente da mídia em que ele foi armazenado, deve ser compartilhado.

Existem certificados feitos para representar uma organização (como no caso do e-CNPJ) e que, portanto, serão usados por todas as pessoas que podem representar a organização. Mas documentos individuais não devem ser compartilhados.

Fonte: G1

Compartilhe

3 Comentários

  1. Olá. Tenho um e-CNPJ do tipo Token.

    Há alguma forma de utilizá-lo concorrentemente e ao mesmo tempo por duas pessoas?

    Há algum tipo (mídia) adequado para utilização concorrente?

    Obrigado!

  2. Gustavo,

    É possível a emissão de mais de um Certificado Digital ICP-Brasil. Porém é preciso ressaltar que a Certisign, assim como outras Autoridades Certificadoras, não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha. Vale ressaltar que qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    Nesse caso, o ideal é que o responsável pelo uso obtenha um Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF). Assim a empresa pode lhe outorgar os poderes para que ele exerça a função.

    Obrigado!

  3. Bom dia, Rodrigo.

    Caso ainda tenha essa dúvida, por favor, me responda a mensagem informando o seu telefone e cpf para contato.

    Obrigada

    Equipe Certisign Explica

Deixe seu comentário