Dúvidas da Conectividade Social ICP – Que certificado digital usar?

207

O certificado digital pode ser utilizado para diversos serviços na empresa, no escritório contábil e na Receita Federal. Se você já possui um para cumprir as obrigações acessórias de sua empresa, pode continuar a utilizá-lo para acessar e utilizar a Conectividade Social ICP.

Mas se você ainda não tem um certificado digital, anote quais são os produtos que deve adquirir:

Para empregadores Pessoa Jurídica: apenas o e-CNPJ A1 e A3. Validade de 1 a 3 anos.

Para empregadores Pessoa Física (que nunca precisaram ter CNPJ): e-CPF A1 e A3. Validade de 1 a 3 anos.

Para usuários outorgados: e-CPF A1 e A3. Validade de 1 a 3 anos.

Já os requisitos de sistema são:
- Computador com 1 Gb de memória RAM e processador compatível com navegação em sites;
– Acesso à Internet Banda Larga;
– Software gestor de Certificação Digital instalado (fornecido pela Autoridade Certificadora);
– Mídia ou periférico para leitura do certificado digital (leitora de cartão inteligente, token) com seus drivers devidamente instalados;
– Complementos de software requeridos pelo canal da Conectividade Social (fornecidos gratuitamente, se necessário).

Fontes: Certisign e Caixa.gov.br

***

Fique de olho nos prazos! Em nosso site especial, há um calendário com os prazos para se regularizar quanto à Conectividade Social ICP. A mudança vai abranger empresas de todos os portes em todo o território nacional. E para algumas delas, o prazo termina dia 13 de maio.

Para saber se sua empresa está nesta categoria, acesse a seção Prazos em nosso site especial. Acompanhe também nosso twitter e fique por dentro do universo da Certificação Digital!

Compartilhe

207 Comentários

  1. Prezados

    Sou o Sócio-responsável pela minha Empresa (Corretora de Seguros) perante a SRF, tenho um e-cpf, no qual consta o número do meu PIS (nele não consta CEI).

    Pergunto: Vou conseguir me cadastrar e operar a conectividade social, inclusive outorgando procuração ao meu Contador para isso ?

    Antecipadamente grato pela ajuda.

  2. Boa tarde, esse certificado digital é o mesmo usado para consulta de débitos na receita federal?

  3. Pingback: Conectividade Social, Saiba o que é e como se faz? | certificacaodigital

  4. Leandro Elisiario on

    Se a empresa ja possui um certificado ira continuar a usar o mesmo, entretanto gostaria de saber se sera preciso realizar algum procedimento de cadastro junto a Caixa Economica, ou automaticamente ja poderei utilizar o certificado que ja possuo?

  5. GISELDA FREITAS on

    O Certificado Digital poderá ser emitido para uma pessoa que não pertença ao quadro societário da empresa e qual a documentação necessária para tal?
    Grata,
    Giselda.

  6. Célia Oliveira on

    Quero saber se as empresas são obrigadas a fazer o e-CNPJ ou pra quem já possue o e-CPF, pode usar?

  7. Célia, se a sua empresa não precisa de e-CNPJ você pode sim usar o e-CPF, porém para ter acesso à Conectividade Social ICP ele precisa ter os dados do PIS/NIS/CEI. Para acrescentar esses dados você precisa ir até uma agência da Caixa. A Certisign também permite que eles sejam incluídos na renovação do seu certificado.

    Mais informações no post http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-certificados-digitais-e-suas-funcionalidades/

    Obrigado!

  8. Weber Fagnani,

    Com esse Certificado Digital você poderá tanto acessar à Conectividade Social ICP quanto outorgar poderes para o seu contador. A única exigência é que ele também tenha um Certificado.

    Obrigado!

  9. Leandro Elisiario,

    Os Certificados Digitais que a Caixa aceita para o acesso são o e-CPF (acrescido do nº do PIS/NIS/CEI) e o e-CNPJ. Se você já possui um dos dois é só acessar o link https://conectividade.caixa.gov.br/ para utilizar o serviço da Conectividade Social ICP

    Obrigado!

  10. Luciana,

    É o mesmo sim, mas se o seu certificado for um e-CPF é necessário comparecer a uma agência da Caixa para cadastrar nele os números do PIS/CEI. Já se for um e-CNPJ é só acessar o site da Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  11. Dalvanete,

    Empresas optantes do Simples Nacional e os Microempreendedores Individuais ainda não precisam entregar suas declarações mediante certificação digital. Mas é provável que em breve seja necessário, portanto fique ligada no nosso blog.

    Obrigado!

  12. BOM DIA!
    A PERGUNTA QUE FAÇO É A MESMA QUE A CILEIA FEZ, MAS PRECISO SABER TAMBÉM SE O E-CPF PODENDO SER USADO NO LUGAR DO E-CNPJ PARA O CONECTIVIDADE ICP DEVERÁ SER NO NOME DO RESPONSÁVEL PELA EMPRESA CADASTRADO JUNTO A RECEITA FEDERAL, OU EM NOME DE QUALQUER SÓCIO DA EMPRESA?
    E ESTE POSSUINDO JÁ O E-CPF SERIA SOMENTE LEVÁ-LO A CAIXA , OU TERIA Q EFETURA CADASTRO NO SITE ANTERIORMENTE PARA PODER AUTORGAR OS PODERES PRO E-CPF DO CONTADOR?

  13. Possuo e-cpf, e pelo que entendi, é necessário que conste a CEI no certificado para utilizar a conectividade social como empregador. Atualmente, meu certificado nao possui CEI, nem PIS nos meus dados. Nesse caso, terei que solitiar novo certificado para inclusão dos dados necessário [CEI]?

  14. Henrique,

    Na renovação de seu certificado, a Certisign permite que você inclua os dados do seu CEI. Se não for possível esperar até a renovação, é só se dirigir a uma agência da Caixa e solicitar essa inclusão.

    Obrigado!

  15. Raphael Coimbra on

    Boa tarde tenho uma dúvida. Minha empresa já é certficada e a mesma já utiliza a certificação para envio e consulta das informações junto a SRF. Através da procuração eletrônica junto a SRF, os clientes da minha empresa utilizam o meu certificado, correto? Pergunto a vocês se para a CEF essa metodologia irá funcionar ou cada cliente terá que adquirir um certificado digital? Ex: Uma grupo de 10 empresas, cada uma tem que comprar o seu certificado ou poderão usar o meu, me passando os poderes através da procuração eletônica como funciona na SRF. Abraços

  16. A empresa já possui o Certificado Digital e-CNPJ porém quando foi cadastrado, não foi informado o nº CEI. Podemos utilizar o mesmo cartão para acessar a conectividade? Como podemos proceder para utilizá-lo?

    Obrigado!

  17. Sou sócio da empresa, e possuo eCPF mas sem o CEI nem número do PIS. Tenho o modelo A3 com Token da Certisign. Com isso consigo outorgar procuração eletrônica ao meu contador, sem ter que adquirir o e-CNPJ da empresa, já que êle possue o eCPF ?
    O prazo para implantação da Conectividade Social ICP para mais de 20 funcionários já venceu ? Existe penalidade ou multa para quem não cumpriu o prazo ?

    Obrigado,

  18. Franciele,

    Se a empresa já possui um e-CNPJ não é necessário vincular os dados do CEI. É só acessar o site com o certificado.

    Já se for um e-CPF é necessário comparecer em uma agência da CAIXA para que eles vinculem o nº do CEI no banco de dados.

    Obrigado!

  19. *As empresas optantes do Simples Nacional deverão ter certificado digital para ter acesso dados FGTS ou continuarão com o uso da conectividade social?

    *Uma empresa com e-CNPJ pode usar seu certificado para enviar dados de outra empresa q ñ tem certificado?

  20. Marcio Dadalti,

    Um e-CPF com o número do CEI passa a ser considerado pelo sistema como um e-CNPJ e por isso ele pode outorgar poderes ao contador. No seu caso, será necessário adquirir um e-CNPJ para a empresa.

    Com relação ao cronograma de prazos, ele é apenas um guia de referência para que as empresas se adéquem. O antigo Conectividade Social vai funcionar até 31 de dezembro, sendo que depois desse prazo a transmissão dos arquivos só será feita pelo site e para o acesso a empresa precisa da certificação.

    Obrigado!

  21. Wilma,

    Toda e qualquer empresa ou empregador que recolha FGTS terá que acessar o novo Conectividade Social. A CAIXA já fez um cronograma de referência para que as empresas se adéquem dentro do prazo. O antigo programa CNS irá transmitir os arquivos gerados apenas até 31 de dezembro, após esse prazo o envio será feito apenas pelo site e só terão acesso as empresas devidamente certificadas.

    Todas as empresas precisam de um Certificado Digital, pois é ele que garante a autenticidade de todo o processo, por isso cada empresa terá que adquirir o seu, não sendo possível usar o certificado de outra companhia.

    Obrigado!

  22. Então todas as empresas, tendo ou NÃO funcionários terão que usar o certificado digital para transmição de Sefip e demais operações com a CAIXA?

  23. Wagner Faria on

    Sou contador, tenho certificado Pessoa Fisica, entrego as obrigações acessórias de alguns clientes, via procuração (receita federal).

    Como será com o Conectividade Social?

    Posso usar o meu Certificado, idem à Receita Federal?

    Se for igual, como proceder quanto à Procuração?,
    inclusive porque assessoro muitos MEI’s com empregados.

  24. Wagner Faria,

    No Conectividade Social ICP, a procuração eletrônica é feita pelo próprio site e de um certificado para outro. Então, as empresas terão que outorgar poderes para o e-CNPJ do escritório contábil que irá substabelecer esses poderes para o seu e-CPF. Ressaltando que este último deve conter os dados do seu PIS, para que o sistema reconheça seu vínculo empregatício com o escritório de contabilidade.

    Obrigado!

  25. Boa tarde

    – os meus clientes que já possuem e-cpf devem ir até a caixa transformar em e-cnpj?

    – e o meu certificado que é e-cpf onde tenho procurações, também tenho que transformar em e-cnpj? se tiver, vou continuar tendo acesso normalmente as procurações?

    – como é feita essa mudança?

  26. IARA MARIA ALVES on

    SENHORES, O CERTIFICADO ICP DA CONETIVIDADE SOCIAL SERVIRA TAMBEM PARA A PREFEITURA (NOTA CARIOCA? A EMPRESA E DO SIMPLES NACIONAL.

  27. Boa tarde

    Tenho e-CPF carteira do profissional em contabilidade com validade para 3 anos, tenho uma carteira com alguns clientes. Pergunta: Posso fazer procuração eletronica para todas as empresas , vinculado ao eu e-cpf?

  28. Neide Santos,

    As empresas que são suas clientes terão que adquirir um e-CNPJ e assim outorgar poderes para o seu e-CPF, que deve conter seu CEI incluso ou vinculado.

    Obrigado!

  29. Boa tarde,

    Tenho um cliente que é o sócio-responsável pela empresa (e assina por ela). Ele tem somente NIT. Ele não tem PIS porque na época, quando ele era funcionário, isso ainda não existia. Quando o governo inventou o PIS, ele já era sócio da empresa há algum tempo.

    Ouvi dizer que para se usar o conectividade social ICP, é preciso informar o PIS do sócio no cartão e-CNPJ.

    Estou com medo de requerer o cartão e-CNPJ e o conectividade social rejeitar por ser NIT ao invés de PIS. Ao mesmo tempo não se pode tirar um PIS pra ele porque ele não é mais funcionário, mas sócio da empresa. O que posso fazer pra resolver isso?

    Se puder me ajudar. Aguardo uma orientação.

    Obrigado.

  30. Fabiano,

    Os dados do PIS no Certificado Digital são para comprovar o vínculo empregatício daquele funcionário na empresa. Como o seu cliente é um dos sócios, seu nome estará no contrato social ou estatuto não sendo necessário cadastrar esse dado. Na aquisição do Certificado Digital informe-se com a AC escolhida se o NIS pode ser cadastrado, se puder cadastre para evitar eventuais problemas.

    Obrigado!

  31. Josue Rangel,

    Para o acesso, as empresas precisam ter um e-CNPJ e não dá para transformar um certificado em outro, é necessário a compra de um novo.

    No caso do seu certificado, se você tiver CNPJ o ideal é adquirir um e-CNPJ. Já se você for autônomo pode vincular os dados do seu CEI no e-CPF, o que fará com que o sistema te reconheça como uma Pessoa Jurídica.

    Obrigado!

  32. Juliana Rodrigues on

    Boa tarde!

    Temos um cliente, que tem apenas o e-Cpf, e esta mesma pessoa é responsavel por duas empresas. Como faço para utilizar este mesmo certificado para essas empresas?

    Obrigada!

  33. Por gentileza, gostaria de esclarecer as seguintes dúvidas:

    1) A empresa que não possui funcionários, apenas transmite a GFIP para informar os valores de pró-labore ao INSS, deve adquirir o Certificado Digital? Se sim, qual o prazo?

    2) Existe algum benefício para aquisição para as empresas enquadradas no SIMPLES Nacional ou para as microempresas?

    3) A empresa que já possui o e-CNPJ (aquirido por exemplo, em 03/2011), deve adquirir um novo certificado para acesso ao Conectividade Social ICP?

    Muito obrigada,
    Sibele Ligório

  34. Boa tarde

    Sou o sócio responsável de 05 empresas. Hoje possuo o e-CPF que uso para fazer a entrega de declarações e fazer procuração eletronica para o escritório de contabilidade. Eu terei que comprar 05 e-CNPJ (um para cada empresa) ou consigo levar meu e-CPF na CAIXA e incluir o número dos 05 CNPJ’s nele ?

    Obrigado

  35. Gustavo,

    Toda empresa precisa ter um e-CNPJ para acessar o Conectividade Social ICP. Nesse caso, cada empresa precisará do seu Certificado Digital.

    Obrigado!

  36. Juliana Rodrigues,

    Toda empresa precisa de um Certificado Digital e-CNPJ para acessar o Conectividade Social ICP. Esse seu cliente terá que adquirir um e-CNPJ para cada uma das duas empresas.

    Obrigado!

  37. Demys Leonardo Augusto on

    Sou contador, mas faço a contabilidade somente da minha própria empresa, na qual sou o responsável. Não tenho cadastro no CEI, apenas NIT.
    Gostaria de saber se tenho que me cadastrar no CEI e adquirir um e-CPF com CEI vinculado, ou posso adquirir apenas um e-CNPJ sem CEI vinculado e fazer tudo com ele. A empresa é simples nacional.

  38. Sibele Ligório,

    A recomendação da CAIXA é que todos os usuários do Conectividade Social ICP adquiram a Certificação Digital, mesmo as empresas que não têm empregados.

    A Certisign criou um programa de incentivo com valores especiais para que os pequenos e microempresários adquiram seu Certificado Digital. Confira no site: http://www.certisign.com.br/

    Empresas que já tem o e-CNPJ não precisam adquirir um novo, basta acessar o site do Conectividade Social ICP e se cadastrar.

    Obrigado!

  39. Cléia,

    Sim. Com a mudança de plataforma do Conectividade Social de um programa para um site na internet, a Certificação Digital ICP-Brasil é a tecnologia que permite que esse acesso seja seguro, fácil e prático no ambiente online. Por isso, todos aqueles que recolhem FGTS tem que utilizar o Certificado Digital no acesso.

    Obrigado!

  40. Demys Leonardo Augusto on

    Pergunta 1:
    Quem tem carteira profissional do CRC com chip e também a carteira da OAB com chip, pode gravar o mesmo e-CPF no chip das duas carteiras ?

    Pergunta 2:
    Quem for contador e advogado autonomo, e quiser vincular uma matricula CEI no e-CPF, prescisa cadastrar duas matrículas CEI, uma para cada profissão ? Caso, afirmatimo, prescisa adquirir dois e-CPFs ?

    Pergunta 3:
    Há alguma distinção entre o e-CPF utilizado pelos advogados para protocolar processos eletrônicos e o e-CPF utilizado pelos contadores para entregar as obrigações acessórias perante os órgãos governamentais ? Um único e-CPF pode ser utilizado para as duas finalidades ?

  41. gostei muito das orientações.
    Poderia me esclarecer duvidas: qual a documentação necessaria para adquirir o certificado tanto para CNPJ quanto para CEI? terá que apresentar foto rescente?

  42. Temos 340 associados todos com CEI, hoje envio as informações para o sefip através do Conectividade Social em nome da Entidade Associação Agro-pecuaria, ou seja envio todas de uma vez… vou ter a mesma opção no ICP ou terei que enviar um a um..
    Obridada desde já

  43. Gostaria de saber se o certificado e-CNPJ A3 em token para ME/EPP de validade 18 mêses, com preço diferenciado, se trata do mesmo certificado e-CNPJ A3 com validade 3 anos? ou seja, só muda o tempo de duração do certificado e o preço, mas o cerficado é o mesmo? então posso dar essas duas opções para o cliente comprar?
    obs: é para uso no conectividade social ICP

  44. Demys Leonardo Augusto,

    Resposta 1: Os órgãos em questão não permitem a emissão de um certificado que não seja da sua hierarquia (AC OAB, AC Fenacon).

    Resposta 2: Os certificados da OAB não permitem que seja cadastrado o número do CEI. Neste caso deve-se adquirir um e-PF para cada matrícula de CEI que o titular possuir.

    Resposta 3: As diferenças são das Hierarquias (AC OAB e AC Fenacon) e a aplicação que será utilizada.
    Ex: Para petições, o sistema utilizado para envio das mesmas reconhece o número de CPF na base de dados de advogados.

    Obrigado!

  45. Gostaria de saber, se posso cadastrar meu CEI no meu certificado que vence somente em 07/2013 na Caixa? O que tenho que levar na CAIXA ECONÔMICA, pra fazer isto?

  46. Gostaria de saber, porque quando eu ligue no certisign, fui informada de que não poderia usar o meu e-cpf para a transmissão do SEFIP? Por-que eles não me orientaram a ir na Caixa Economica e cadastrar o meu CEI? E pior me disseram que eu precisaria comprar outro certificado!!! E agora quem está certo: vocês ou os atendentes (por telefone)?

  47. Trabalho em um escritorio de contabilade e estamos vamos começar a cadastrar aentidades no cebas-mec e é nercessario o certificado digital.Gostaria de saber se o A1 serve para isso ou apenas com o A3,outra duvida é se tenho que comprar A1/A3 um para cada certificado ou compro um e cadastro todas?
    agradeço deste ja…

  48. Bom dia
    Fazemos os FGTS da Empresa (CNPJ), Domesticas (CEI) e Obras (CEI), gostaria de saber quais certificados devo fazer nesses casos. Pois só tenho e-CPF. Obrigada

  49. Paula,

    Se você for contadora, é necessário que o escritório em que você trabalha tenha um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (um e-CNPJ, por exemplo) para receber a outorga dos clientes (estes sim terão que adquirir os certificados de acordo com o perfil de suas empresas) e assim substabelecer poderes para o seu e-CPF.

    Obrigado!

  50. Para o acesso ao Conectividade Social ICP, não.

    A outorga de poderes dentro da empresa só pode ser feita do Certificado Digital de Pessoa Jurídica para o Certificado Digital de Pessoa Física de um funcionário. Por isso é necessário que esse documento contenha o NIS (PIS/PASEP) do empregado, dado que tem por objetivo comprovar esse vínculo empregatício.

    Obrigado!

  51. Marco A Araujo on

    Sou contador autonomo e tenho certif digital A3 mas não informei o CEI, li algumas respostas que a CAIXA pode vincular o cpf com o CEI…
    Isso procede?

  52. Margarete,

    Boa Tarde. Primeiramente gostariamos de agradecer pelo seu contato e informar que já estamos verificando esse conflito de informações. A resposta que os atendentes lhe deram está correta, realmente não é possível incluir ou vincular os dados do CEI no Certificado Digital. Vamos retificar essa informação aqui no blog e publicar um texto esclarecendo a sua dúvida e de muitos outros usuários.

    Além disso, estamos levantando as informações e em breve entraremos em contato com você para resolver a situação.

    Obrigado!

  53. Luciana,

    Sim, o produto é o mesmo. Trata-se de um e-CNPJ que além de ser aceito em inúmeras aplicações, também pode ser usado no acesso ao Conectividade Social ICP. A diferença é que a Certisign criou um programa de incentivo para as micro e pequenas empresas com um valor especial para que elas adquiram a certificação.

    Se o seu cliente for uma micro ou pequena empresa você pode indicar esse produto de valor diferenciado.

    Obrigado!

  54. Gisele,

    O Certificado Digital de Pessoa Física para o acesso ao Conectividade Social é usado em casos específicos. Para que um funcionário use o sistema em nome do seu empregador ele utiliza esse certificado. Assim como trabalhadores autônomos, empregadores que não estejam obrigados a inscrição no CNPJ e outros perfis.

    Se a empresa possui CNPJ, ela deve acessar com o Certificado Digital de Pessoa Jurídica, assim como o escritório contábil que vai receber a outorga de poderes (feita pelo próprio portal do Conectividade Social ICP) para o seu Certificado Digital que também será de Pessoa Jurídica.

    Obrigado!

  55. Não lembro se quando fiz meu eCPF (junto com a carteira do CRC) cadastrei meu CEI ?! Tem como eu saber agora ?
    Muito obrigada

  56. Bom dia!
    Tendo instalado o Certificado Digital no servidor, será necessário instalar em outras máquinas para utilizar o Conectividade Social ICP?

  57. Elizabeth,

    Para solucionar a sua dúvida, você pode entrar em contato com a AC emissora do seu Certificado Digital.

    Obrigado!

  58. Andreia,

    Não, o Certificado Digital só deve ser usado por seu titular e por isso deve ser instalado no computador que esse usuário utiliza. No caso de outros funcionários precisarem acessar o canal da CAIXA é necessária a aquisição de um Certificado Digital de Pessoa Física e a outorga de poderes para esse documento.

    Para mais informações, confira nosso guia de postagens: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-icp-guia-de-postagens/

    Obrigado!

  59. Danilo Brito Valdadares,

    Sim, o acesso ao Conectividade Social ICP é feito apenas pelo portal na internet.

    Obrigado!

  60. tenho uma empresa individual , possuo E-NFE e E-CPF , gostaria de saber se terei que tirar outro certificado para o conectividade social , ambos tem validade de 3 anos e em formato de cartão

  61. Antonio,

    Para o acesso ao Conectividade Social ICP, as empresas precisam adquirir o Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo).

    No caso de empresas ou trabalhadores autonômos, que não são obrigados à inscrição no CNPJ, é necessário adquirir um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF, por exemplo) e incluir na aquisição as informações do CEI.

    Para mais informações, confira o nosso guia de postagens sobre Conectividade Social ICP: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-icp-guia-de-postagens/

    Obrigado!

  62. Elizabeth M.S.Santiago on

    Entrei em contato com a Certisign hoje e fiquei confusa, tenho o seguinte caso:
    – Uma pessoa física produtor rural, que possui cadastro no CEI, tem 10 empregados no sítio e uma empregada
    doméstica. Esta pessoa física possui e-cpf com validade até fevereiro/2012, porém não está vinculado o CEI, é necessário adquirir outro e-CPF?
    – Com o seu e-CPF ele conseguirá acessar a conectividade para transmitir as obrigatoriedades de seus empregados? A dúvida surgiu, pois a atendente disse que não é possível vincular o CEI neste e-CPF c/ validade até 02/12 e me indicou o e-pf, só que ela disse que para cada funcionário tem que ter um e-pf.
    Qual a diferença do e-cpf e o e-pf?
    Por favor solicito esclarecimentos.

  63. Elizabeth M.S.Santiago,

    Bom dia. Nesse caso realmente é necessário adquirir um novo Certificado Digital de Pessoa Física e incluir nele os dados do CEI.

    Sobre a diferença entre o e-CPF e o e-PF, estamos levantando essa informação e o mais breve possível te enviamos a resposta.

    Obrigado!

  64. Carlos Augusto da Silva on

    Boa tarde

    Procedimentos referentes à conectividade social com as transmissões necessárias para a CEF –
    a empresa deve possuir necessáriamente o Certificado Digital ou, como nos procedimentos da RFB, poderá através do contabilista que possui o Certificado, cadastrar uma procuração eletrônica e fazer todos os procedimentos necessários.

    At.

    Carlos

  65. Carlos Augusto da Silva,

    Para o acesso ao Conectividade Social ICP, todos os usuários precisam da Certificação Digital. É por meio desse documento que as empresas vão acessar o portal e assim outorgar poderes para o certificado do funcionário responsável por essa função, escritório contábil ou contador.

    Para saber mais sobre a nova plataforma de acesso do Conectividade Social ICP, confira nosso guia de postagens: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-icp-guia-de-postagens/

    Obrigado!

  66. Elizabeth M. S. Santiago,

    Sobre a diferença entre os dois documentos, o e-PF é exclusivo para o Conectividade Social, já que o mesmo te possibilita adquirir mais de um certificado para inclusão de seus números de CEI, diferentemente do e-CPF. Lembrando que para os usuários que possuem mais de um número de CEI é extremamente recomendado adquirir um e-PF devido aos seus requisitos.

    Não é necessário adquirir um e-PF para cada funcionário, ao menos que esse produtor rural deseje realizar uma outorga para um de seus colaboradores realizar tal ação. Caso queira, basta o funcionário possuir um certificado de pessoa física e ter vínculo ativo com a empresa ou titular do CEI.

    O e-PF, assim como os outros certificados, também permite a outorga de poderes, já que a CAIXA entende que um titular de CEI, de certa forma, é uma pessoa jurídica, no uso do canal.

    Obrigado!

  67. JORGE DAQ SILVA on

    Tenho certeza que a maioria dos usuários ainda estão com dúvidas quanto a obrigatoriedade ou não do Certificado ICP para as Empresas com Adesão ao Simples Nacional, ME ou EPP.
    Pergunta:
    Há possibilidade de informar e transmitir as SEFIP e GRRF, pelo Escritório de Contabilidade que utilizará o seu proprio Certificado ICP – e-CNPJ?
    Sem que para isso tenha Procuração Eletrônica.

    Jorge

  68. Ola , desculpe a redundancia, mas estou com duvidas.
    Sou gerente de um escritorio de contabilidade e a maioria do meus clientes possuem e-CPF, para informações a nivel de SPED , declarações etc.
    Quer dizer que agora para transmitir a conectividade eles terão que adquirir um e-CNPJ??

    Isto procede???

    Att Junior

  69. Luciano Carlos Regis on

    Em condomínios, o síndico é eleito para um período de um ano, qual o certificado exigido, A3 ou pode ser o A1?

  70. Luciano Carlos Regis,

    Para o acesso ao Conectividade Social ICP, pode ser usado tanto o Certificado Digital ICP-Brasil no modelo A1 ou A3. No caso dos condomínios, o certificado com validade de 1 ano é o ideal para a aquisição.

    Obrigado!

  71. Junior,

    O Certificado Digital de Pessoa Física, representa apenas aquela pessoa e tem o CPF dela cadastrado. Por isso, para que as empresas acessem o Conectividade Social ICP é necessário um Certificado Digital de Pessoa Jurídica contendo o CNPJ da mesma. Da mesma forma que o CNPJ representa a empresa no meio real, é esse documento que vai representá-la no meio virtual.

    Obrigado!

  72. Boa tarde!
    Meu escritorio de contabilidade já tem o Certificado Digital, compramos um TOKEN, e já acertamos, agora precisamos trazer os clientes, como devemos proceder com os clientes, cada cliente terá que ter o seu Certificado Digital, e daí passa uma procuração para nós? Qual o procedimento correto?????
    Existe um passo a passo para sabermos o que devemos solicitar dos clientes?????

  73. Raica,

    Sim. Todas as empresas que precisam acessar o canal necessitam da Certificação Digital ICP-Brasil. Logo, seus clientes terão que adquirir o certificado, acessar o portal e outorgar poderes para o escritório de contabilidade.

    Para mais informações, acesse o site Conectividade ICP um canal criado em conjunto com a CAIXA, Autoridades Certificadoras e o ITI: http://www.conectividadeicp.org/o-que-e-a-procuracao-eletronica/

    Obrigado!

  74. Boa tarde!

    Minha dúvida é a seguinte, um único sócio com várias empresas, ele tem um e-CPF e utiliza ele para todas as empresas principalmente no site da RF, mas para o Conectividade ICP ele tem que adquirir um certificado para cada CNPJ?

    Obrigada!

  75. Sarah Ceconello on

    Sou da contabilidade e compramos com vocês alguns certificados para Receita, eles são válidos agora ? Pelo que vi acima sim, mas não sei se precisamos de procuração para que o dono da contabilidade, que possui e-cpf, transmita os arquivos sefip ? E como fazer essa procuração ? Temos em média 20 empresas sem certificado, se fecharmos todas teremos alguma facilidade ?
    Obrigada

  76. tenho o numero do pis, mas nao tenhos os documentos necessarios para a comprovacao, sou contadora autonoma e tenhos clientes, estou solicitando o certificado digital, tenho o CEI, como posso comprovar meu cadastro no Pis, se so tenho o numero?

  77. Adriana,

    Se essas empresas estão cadastradas no CNPJ, será necessário adquirir Certificados Digitais de Pessoa Jurídica para cada uma delas.

    Da mesma forma que o CNPJ representa a empresa no meio real, é esse documento que vai representá-la no portal do Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  78. Eu entendo que o “recomendado” pela CAIXA é obter um certificado digital, por ser mais seguro e blá blá blá.

    Mas recomendar algo é muito diferente de obrigar.

    Portanto eu quero saber, se uma empresa, optante pelo Simples Nacional, que NÃO possui funcionários, é OBRIGADA a adquiriar o certificado digital.

    Grato.

  79. KEILA RAMOS BENICIO on

    Temos um Procurador com e-CPF e com o CEI vinculado ao CNPJ da empresa. É necessário ter o e-CNPJ?

  80. olá, sou contador e já tenho cetificado digital E-CNPJ com procuração eletronica, para a receita federal. minha pergunta é:

    para a caixa economina esse certificado já serve, ou tenho que adquirir outro?
    no caso a procuração eletronica tem que ser da caixa também?
    obrigado

  81. Ana Paula Sciolli on

    Boa tarde!!

    tenho algumas dúvidas sobre o Conectividade Social ICP:

    1 – tanto quem tem o e-CPF quanto o e-CNPJ pode acessar o Concectividade Social ICP ???

    2 – é necessário fazer algum tipo de validação pelo sistema da CEF ou não ???

    3 – quem tem o e-NFE pode usar o sistema ou terá que adquirir um novo certificado digital ???

    4 – como funciona a procuração eletronica para os escritórios de contabilidade ???

    desculpe tantas perguntas mas é que o site da CEF não é claro quanto á esse ssitema. Desde já agradeço á atenção.

  82. Jose Duarte,

    Para que as empresas acessem o portal do Conectividade Social ICP é necessário um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo), por isso não é necessária uma nova compra.

    A Procuração Eletrônica do Conectividade Social ICP é feita pelo próprio portal, basta acessar com o certificado, se registrar no canal e entrar no menu de procurações.

    Obrigado!

  83. tenho vários cliente pessoa jurídica. no caso, os meus clientes também tem que possuir o certificado digital para me passar um procuração eletrônica?
    pois preciso fazer a transmissão da SEFIP.

    DESDE JÁ OBRIGADO

  84. José Duarte,

    Sim, para que seus clientes possam lhe outorgar poderes é necessário que eles adquiram a certificação, acessem o portal, se registrem e entrem no menu de procurações.

    Obrigado!

  85. Sarah Ceconello,

    Para as empresas que já possuem o e-CNPJ, não é necessário realizar uma nova aquisição ou incluir qualquer outra informação no certificado. Basta acessar a ferramenta e se cadastrar.

    No caso do e-CPF, somente conseguirá acessar esta nova ferramenta, se estiver incluso no certificado o número do CEI para empregador pessoa física, ou número do NIS (PIS/PASEP/NIT) para usuários outorgados ou substabelecidos. Lembrando, que este funcionário outorgado ou substabelecido deve ter vínculo empregatício com a empresa que conceder os poderes através da procuração.

    A procuração é emitida dentro do canal do Conectividade Social.

    Obrigado!

  86. Boa Tarde

    Trabalho com uma empresa e-CNPJ, que tem um CEI vinculado a esse CNPJ, tenho funcionários registrados nesse CEI, fiz a solicitação de um certificado e-CPF para o CEI, mais na agência do correios me disseram que não poderia ser feito o certificado e-CPF porque esse CEI é vinculado ao CNPJ. Fiz então a solicitação de um e-CNPJ e inclui o número do CEI. Mais quando acesso o Conectividade Social, não tenho acesso aos funcionários do CEI, só tenho acesso aos do CNPJ. O que devo fazer ? Como funciona o acesso a Conectividade ICP para CEI vinculado a CNPJ ?

    Grata

  87. Keila Ramos Benicio,

    Se a empresa está cadastrada no CNPJ, será necessário adquirir um Certificado Digital de Pessoa Jurídica. Da mesma forma que o CNPJ representa a empresa no meio real, é esse documento que vai representá-la no portal do Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  88. Ana Paula Sciolli,

    1. Sim, os dois certificados podem acessar porém eles tem diferença com relação ao perfil de acesso como descrito no texto acima.

    2. Não. Com o certificado em mãos, basta acessar o portal, se registrar no canal e utilizar os benefícios do Conectividade Social ICP.

    3. Não, os certificados digitais para o acesso são os de Pessoa Física (como o e-PF e o e-CPF, por exemplo) e os de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ). A NF-e destina-se apenas para a emissão de notas fiscais e não é aceita pelo canal.

    4. A procuração eletrônica é feita por meio do próprio portal entre dois usuários certificados.

    Para saber mais, acesse: http://www.certisignexplica.com.br/conheca-o-site-conectividade-icp/

    Obrigado!

  89. Daniela,

    Referente a sua dúvida, entramos em contato com a CAIXA para esclarecer o seu questionamento. Segundo eles, se esse CEI está vinculado ao CNPJ, deveria sim ser possível acessar esses funcionários.

    Entre em contato com a ouvidoria da CAIXA http://www1.caixa.gov.br/atendimento/telefones_da_caixa.asp para que eles possam obter mais informações referentes a esse acesso e assim esclarecer a sua dúvida.

    Obrigado!

  90. Erika,

    No Conectividade Social ICP permanecem as mesmas regras já definidas para transmissão do arquivo SEFIP na antiga versão, agora acrescido da necessidade de uso do certificado padrão ICP-Brasil.

    Obrigado!

  91. EVERTON RODRIGUES DE SOUZA on

    TRABALHO EM UMA EMPRESA COM VARIAS FILIAIS MAS A CONTABILIDADE É FEITA PELA CENTRALIZADA E GOSTARIA DE SABER SE CADA FILIAL TEM QUE FAZER A CERTIFICAÇÃO INDIVIDUAL OU SE CONSIGO TRANSMITIR A SEFIP COM O SERTIFICADO DA MATRIZ
    DESDEJÁ AGRADEÇO

  92. Everton Rodrigues

    Se o recolhimento do FGTS é realizado de forma centralizada não há a necessidade da aquisição do certificado para cada uma delas. Ao acessar o canal, há a opçãi de visualizar todas as empresas pertencentes àquele CNPJ básico.

    Obrigado!

  93. Tenho um Escritorio de Contabilidade, e esse, possui um certificado para transmitir as SEFIP de todas as empresas. Vai prescisar que cada empresa tenha um Certificado Digital ou eu mesmo posso ter para enviar de todas as empresas??

  94. Olá
    eu já possuo um certificado digital q emite nfe
    eu preciso comprar outro certificado apenas para transmitir arquivos do FGTS?

  95. Camila,

    Se esse documento for um Certificado Digital de Pessoa Júridica (como o e-CNPJ, por exemplo) não é necessária uma nova aquisição.

    Obrigado!

  96. Laudelino,

    Segundo as informações da CAIXA, todas as empresas necessitam da Certificação Digital no modelo ICP, até porque, para outorgar poderes de uso ao seu escritório será necessário que a empresa acesse o canal e esse ato só é permitido mediante a certificação.

    Obrigado!

  97. Boa tarde!
    Por favor, tenho dúvidas quanto ao noVo Certificado Digital, sou do escritório de contabilidade e temos entre os nossos clientes, um empregador que emprega uma EMPREGADA DOMESTICA com depósito de FGTS, será necessário um empregador doméstico que somente tem EMPREGADA DOMESTICA, ter a Certificação Digital? Existe esta obrigatoriedade para continuar efetuando os depósitos do FGTS desta DOMESTICA? Ou o empregador domestico está isento a esta nova obrigação?

  98. Boa Tarde….
    Vou adquirir e-CNPJ A3 Certisign
    em cartão inteligente.
    Necessariamente Preciso Comprar a Leitora? ….Pois Já Tenho uma.

    Obrigado.

  99. Continuando:
    Os depósitos do FGTS da empregada doméstica, estão sendo realizados através de guia Pré Impressa. Tem obrigatoriedade ter a Certificação Digital neste caso?
    Agradeço desde já.
    Carolina

  100. tenho um escritório de contabilidade pequeno, todos os clientes são pessoa jurídica, mas o escritório é pessoa física e não tem CNPJ do escritório, somente CPF, inclusive já possuo o e-CPF. Como proceder na conectividade social ICP neste caso?

  101. REGINALDO TELES on

    Parabéns! continuem nos esclarecendo, voces só tem a ganhar. Não basta vender o certificado, orientar é fundamental.

  102. Carolina,

    Segundo as informações da CAIXA, todas as empresas ou empregadores necessitam da Certificação Digital no modelo ICP, até porque, para outorgar poderes de uso ao escritório contábil será necessário que esse empregador acesse o canal e esse ato só é permitido mediante a certificação.

    Obrigado!

  103. Rivelino,

    Não é necessário que você adquira outra leitora, porém verifique o modelo de seu Cartão Criptográfico para ter certeza que a sua leitora tem suporte.

    Obrigado!

  104. Carolina,

    Segundo a informação que recebemos da CAIXA, todas as empresas ou empregadores que fazem o recolhimento de FGTS de seus funcionários necessitam do Certificado Digital no modelo ICP.

    Obrigado!

  105. TENHO UM CERTIFICADO DIGITAL PESSOA FISICA QUE ACESSA A FAZENDA ESTADUAL ESSE PODERÁ SER USADO PARA FGTS E RECEITA FERDERAL DE VARIOS CLIENTES?

  106. Valdelice,

    O Certificado Digital não permite a inserção de mais de uma inscrição CEI. Para isso, será necessário a aquisição de outro certificado (como o e-PF, por exemplo).

    Obrigado!

  107. EMPREGADOR DOMESTICO PESSOA FISICA:

    QUAL É O TIPO DE CERTIFICADO QUE PRECISA TER, e-CPF OU e-CNPJ?

  108. Geraldo Hirt,

    Para acessar o Conectividade Social ICP como empregador, será necessário o uso de um Certificado Digital de Pessoa Física com a sua inscrição CEI nesse documento.

    Obrigado!

  109. Judite,

    Se a sua empresa é obrigada à inscrição no CNPJ, será necessário que esse documento tenha ao menos uma certificação de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo).

    Obrigado!

  110. Prezados senhores,
    Até onde consegui acesso ao Conectividade ICP tenho que admitir que ficou muito bom e prático, porém ainda tenho dúvidas quanto a geração da GR, onde e como gerar, já que o conectividade da versão anterior será desativado pela caixa. Poderia me ajudar????

  111. Carolina,

    A geração dos arquivos continua sendo feita pelo aplicativo GRRF que pode ser encontrado no site da CAIXA http://www1.caixa.gov.br/download/index.asp (Opção FGTS > GRRF Aplicativo e Arquivos).

    Com o arquivo já gerado, você deverá acessar o portal do Conectividade Social ICP, entrar no Menu Caixa Postal e escolher a opção Nova Mensagem para fazer o envio.

    Obrigado!

  112. Sou do escritorio de contabilidade e tenho uma duvida todo cliente precisa de um certificado digital ou consigo transmitir as informações com o certificado do contador.
    E qual o prazo maximo para o uso.

  113. ENTRE O CERTIFICADO A1 E A3 A DIFERENÇA E SO DE VALIDADE 1 E 3 ANOS OU ALGUM DELES TEM + ACESSO. COM O A1 TAMBEM TRANSMITE GFIP E ACESSO CONECTIVIDADE SOCIAL

  114. Olá estou pensando em adquirir e-Conecte, da Serasa Experian, pois sou optando do simples. Com esse certificado é possivel acessar os serviços da Receita Federal?
    Obrigada

  115. Neide,

    O Certisign Explica só diz respeito à empresa Certisign. Para solucionar a sua dúvida, entre em contato com a empresa em questão.

    Obrigado!

  116. Possuímos o certificado de pessoa jurídica A1, mas não estou conseguindo completar o “cadastro”; quando chega no final (aceito termos ou não aceito), dá um erro, diz que não foi possível completar o cadastro.
    O que devo fazer?

  117. Adilson Pereira da Silva on

    Boa tarde,

    Já possuo o certificado digital para a transmissão de declarações para a receita. Posso utiliza-lo para a transmissão do conectividade social ICP?

    Obrigado.
    Adilson

  118. Posso fazer a procuração eletronica com o cartão NFE,
    para tirar extrato de FGTS e liberação da multa rescisoria???????

  119. Adilson Pereira da Silva,

    Sim. O Certificado Digital é um documento universal e pode ser utilizado em inúmeros sites e aplicações.

    Só fique atento às regras de uso do Conectividade Social ICP: para que uma empresa acesse o canal é necessário um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo). Se for um funcionário outorgado por essa empresa, será usado um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) com o NIS (PIS/PASEP). Já se o acesso for feito por um autônomo, empresa equiparada ou outros perfis, será utilizado um Certificado Digital de Pessoa Física, contendo, obrigatoriamente, o CEI do titular.

    Obrigado!

  120. Sabrina Rodrigues on

    Ola !!

    trabalho no escritorio de contabilidade e fazemos a trasmissão sefip de mais de 100 empresas

    no momento ainda usamos a conectividade normal
    usamos o cnpj da contabilidade para trasmitir e gerar as empresas de uma unica vez .

    estamos fazendo o cartões obrigatorios ( certificado digital de cada empresa)

    a duvida é agora para gerar um fgts ou inss de de cada empresa vai ser individual vou ter que colocar o cartão da leitora um a um ?

    obrigada desde já !!
    sabrina Rodrigues

  121. Sabrina Rodrigues,

    No Conectividade Social ICP permanecem as mesmas regras já definidas para transmissão do arquivo SEFIP agora acrescido da necessidade de uso do certificado padrão ICP-Brasil.

    As Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    Logo, cada titular deve ficar com seu certificado, acessar o portal e outorgar os poderes para o escritório contábil, por meio da Procuração Eletrônica. Com isso, o acesso da contabilidade sempre será feito com o certificado da mesma, que poderá acessar todas as empresas clientes que lhe outorgaram os poderes de uso.

    Obrigado!

  122. Tenho uma duvida

    Tenho o E-CPF e as empresas que faço a contabilidade, me passaram uma procuração eletronica e assim faço a transmissão das informações normalmente para a Receita Federal

    Para transmitir para a Caixa, as empresas terão de ter 1 cartão também ?

    Eles devem ter E-CPF ou E-CNPJ ?

    Eles poderão passar procuração para o meu E-CPF ?

    Grato

  123. OI SOU DONO DE UMA CONSTRUTORA E TENHO VARIAS OBRAS GOSTARIA DE SABER SE CADA OBRA TENHO QUE EMITIR UM CERTIFICADO, MESMO SENDO TODAS OBRA DA MESMA CONSTRUTORA.

    PORQUE SE PARA CADA CEI TENHO QUE TER UM CERTIFICADO, ENTAO PARA CADA COSNTUCAO TENHO QUE TER UM CERTIFICADO??

    DEANTE MAO MUITO ORIGADO

  124. Felipe Santos,

    A partir da desativação do antigo programa CNS e “Conexão Segura”, o acesso ao Conectividade Social para a comunicação com o FGTS e/ou a Previdência Social será feito apenas por meio de sua versão ICP, lembrando que o acesso ao referido canal exige o uso da Certificação Digital.

    Obrigado!

  125. Ola Bom dia !!!

    trabalho no escritorio contabil estou fazendo os certificados das empresas .
    agora com o cartão na leitora posso acessar varios canais desta empresa fgts inss e grrf e outros.
    a minha duvida é como devo proceder a respeito dos cartões ..posso usar com a senha ::
    ouvi falar que e necessario a empresa outorgar a contabilidade ? como fazer isso ?
    tenho aqui no escritorio contabil 150 empresas .

  126. José,

    O Certificado Digital não permite mais de uma inscrição CEI. Por isso, será necessária a aquisição de 1 Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-PF, por exemplo) para cada um dos CEIs que você possui.

    Obrigado!

  127. Karina Silva,

    As Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    Logo, cada titular terá que instalar o certificado no seu próprio computador, acessar o portal e outorgar os poderes para a contabilidade por meio da Procuração Eletrônica.

    Para saber mais, acesse: http://www.certisignexplica.com.br/acesso-a-conectividade-social-icp-com-certificado-digital-modelo-a1-ou-a3/

    Obrigado!

  128. Marcelo Guerra,

    Para acessar o Conectividade Social ICP, é necessário que o CNPJ tenha ao menos um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo). Já se a empresa cliente não é obrigada à inscrição no CNPJ, o acesso será por meio de um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) contendo, obrigatoriamente, o CEI.

    No seu caso, a regra também é válida. Se você trabalha em um escritório de contabilidade, o acesso da empresa será por meio de um e-CNPJ, podendo outorgar os poderes de uso para você, devidamente certificado com um Certificado Digital de Pessoa Física com o seu NIS (PIS/PASEP). Já se você é autônomo, o acesso será por meio de um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) contendo, obrigatoriamente, o seu CEI.

    Obrigado!

  129. Em que a CEF se baseia para recusar o certificado A2? Qual é o problema com ele? Sacanagem! Quem comprou este modelo então perdeu seu dinheiro! Só o Governo mesmo para fazer isto com o povo.

  130. Boa tarde.
    Trabalho no RH e a minha empresa já possui o certificado no Token A3, porém, o mesmo fica em poder do departamento financeiro.
    Como não é possível ter dois certificados para uma mesma empresa, toda vez que eu tiver que acessar o conectividade social ICP terei que pegar o Token emprestado com o departamento financeiro?
    E quando esses departamentos ficam em endereços diferentes, como fazer para acessar?

  131. Boa tarde!
    Já possuo um certificado e-CNPJ, porém o número do PIS do representante da empresa não foi usado ao solicitar o certificado, pois não era obrigatório.
    Será necessário outro certificado, ou mesmo sem essa informação ele poderá ser usado para a Conectividade Social?

    Att.

  132. Luciano,

    Nesses casos, o acesso do funcionário ao Conectividade Social ICP é feito por meio da procuração eletrônica. Para isso, será necessário que você adquira um Certificado Digital de Pessoa Física com a informação do seu NIS (PIS/PASEP), assim a empresa poderá outorgar os poderes de uso para você, que irá acessar o canal com o seu certificado.

    Para saber mais, acesse: http://www.certisignexplica.com.br/acesso-a-conectividade-social-icp-com-certificado-digital-modelo-a1-ou-a3/

    Obrigado!

  133. Katherine,

    O Certificado Digital de Pessoa Jurídica não exige a informação do NIS (PIS/PASEP), esse dado é requerido para o certificado de Pessoa Física do funcionário da empresa, comprovando assim o vínculo empregatício. Com isso, não será necessária uma nova aquisição. Com o certificado em mãos, basta acessar o portal e aproveitar os benefícios da nova versão.

    Obrigado!

  134. ESTADO COMENTANDO QUE AS MICRO EMPRESAS COM MENOS DE 05 FUNCIONÁRIOS NAO SÃO OBRIGADOS A TER A CERTIFICAÇÃO DIGITAL.

  135. Boa tarde
    Estou tentando desde 09 de dezembro registrar meus clientes e não consigo, pois só consigo chegar até o termo, clicando em ACEITO, abre uma janela com a mensagem NÃO FOI POSSSIVEL OBTER ASSINATURA DO TERMO DO CONTRATO.
    Este site da CEF, sinceramente deixa a desejar, se é obrigatório, por que o site da CAIXA não dá condições para a realização do serviço?

  136. Leila,

    Na matéria http://www.conectividadeicp.org/faq-%E2%80%93-necessidade-do-certificado-digital/, do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta:
    “O uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social. A partir de 01/01/2012, as transmissões de arquivo por meio do Conectividade Social deverão ser realizadas utilizando a Certificação Digital no padrão ICP Brasil, inclusive para aquelas empresas que só se relacionam com a Previdência Social ou com declaração de ausência de fato gerador”.

    Obrigado!

  137. Sousa,

    Segundo a CAIXA, a área gestora do Fundo de Garantia possui ciência da publicação da Lei Complementar 139/2011 e da Resolução nº. 94, emitida pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, cujos reflexos estão sob análise. Não obstante as publicações citadas, até a presente data, permanece o uso da Certificação Digital para todos os entes que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social por meio do canal Conectividade Social, nos termos da Circular CAIXA 547/2011.

    Além de aguardar o pronunciamento da CAIXA, nossa recomendação é que você, empresário, consulte seu contador para saber mais sobre o Simples Nacional e se sua empresa se enquadra nessa categoria. Para os contadores, o ideal é consultar o Comitê Gestor do Simples Nacional ou então a própria CAIXA para mais informações.

    Independente da obrigatoriedade, vale ressaltar que o Certificado Digital traz modernização para as empresas, desburocratiza e torna os processos ágeis, além de aliar segurança e idoneidade nas ações feitas por meio da plataforma web. Universal, esse documento é usado para a comunicação com a Receita Federal, entrega de declarações e imposto de renda, emissão de notas fiscais eletrônicas, transações em Internet Banking, assinatura de contratos digitais e muito mais.

    Obrigado!

  138. Carolina,

    Para informações específicas sobre o acesso do Conectividade Social ICP você pode acessar o “Manual de Orientações ao Usuário”, da CAIXA, no link:
    http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp ou acessar a Tabela de Erro-Ação: http://www.caixa.gov.br/fgts/pj_conec_icp_downl1.asp Nesse documento constam eventuais mensagens de erro apresentadas pelo aplicativo e suas ações corretivas. Pode ser que sua dúvida seja esclarecida lá.

    Porém, se for necessário, você também pode entrar em contato com a ouvidoria da CAIXA, no link: http://www1.caixa.gov.br/atendimento/index.asp

    Obrigado!

  139. Ola,
    Tenho aqui a seguinte situação: o meu patrão possui em seu nome várias propriedades rurais, e devido a isso, existem vários CEIs em seu nome, cada um para uma determinada propriedade.
    Neste caso, terei que fazer quantos Certificados Digitais e-CPF ou e-PF forem as quantidades de CEIs, mesmo sendo para o mesmo CPF?
    E qual é o melhor para esta situação, o e-CPF ou o e-PF?

    Abraços.

  140. Luci Bertti,

    Para que melhor possamos auxiliar, solicitamos gentilmente, que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente nos tel.: (11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378. Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais).

    Obrigado!

  141. Mairana,

    Para que melhor possamos auxiliar, solicitamos gentilmente, que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente nos tel.: (11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378. Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais).

    Obrigado!

  142. Alessandro,

    O Certificado Digital ICP-Brasil não permite a vinculação de mais de uma matrícula CEI. Nesse caso, o melhor é adquirir o e-PF para cada uma das matrículas do titular.

    Obrigado!

  143. Gomes,

    Certificados do tipo A2 são semelhantes ao A3. A diferença é a validade, que é de 2 anos. Todos os tipos de certificados (A1, A2, A3) são aceito pela CEF, somente é necessário que seja padrão ICP Brasil.

    Obrigado!

  144. rosemary bezerra on

    Desejo saber se o Certificado ICP vai poder ser usado para transmitir as Declarações para a receita federal (DACON,DCTF,DMED,DIRP)

  145. Rosemary Bezerra,

    Sim. O Certificado Digital ICP-Brasil é um documento universal e pode ser utilizado em inúmeros sistemas, sites e aplicações.

    Obrigado!

  146. Olá, minhqa dúvida é com relação ao envio de arquivo de FGTS através da certificação da filial já que eu tenho certificado só da matriz e a filial tem outro CNPJ.
    Obrigado
    André

  147. Olá, gostaria de saber se tem como fazer somente um certificado digital para matriz e filial. Pois temos uma empresa que tem 43 filiais e não é centralizada, com isso tivemos essa duvida, como proceder com o certificado, se só o certificado pela matriz abrange as filiais ou se tem que ser um pra cada.

    Obrigada!

  148. Roberta Alves,

    No Conectividade Social ICP, ao acessar o canal com o certificado da matriz, é possível visualizar todos os funcionários registrados sob aquele CNPJ raiz. Portanto, a arrecadação do FGTS de todas as unidades poderá ser feita apenas com esse documento.

    Obrigado!

  149. ola, eu já tenho um certificado pessoa juridica valido por 3 anos, mas esta no escritório do meu contador. Gostaria de saber se posso fazer mais um certificado valido por 1 ano só para emitir NF’S, há e sou optante do simples nacional. Obg.

  150. Daiane,

    É possível a emissão de mais de um Certificado Digital ICP-Brasil. Porém é preciso ressaltar que a Certisign, assim como as Autoridades Certificadoras, não indica que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    Logo, cada titular deve instalar/conectar o certificado no seu próprio computador, acessar o portal e outorgar os poderes para a contabilidade por meio da Procuração Eletrônica.

    Obrigado!

  151. Francisco Oliveira on

    Senhores, bom dia!

    Possuo empresa com matriz e filiais, já tenho o certificado A3 da matriz e faço o recolhimento do FGTS por CNPJ e não centralizado, preciso ter um certificado para cada filial?

    Grato

    Francisco Oliveira.

  152. Gostaria de saber se é possível fazer uma procuração eletrônica para acessar o portal e-cac e fazer as respectivas transmissões utilizando nf-e , pois represento um escritório de contabilidade e meu cliente, possui um nf-e pessoa jurídica ao invés do e-cnpj, é possível fazer a procuração na Receita Federal e Caixa econômica (para conectividade social ICP).

    Obrigado

  153. Francisco Oliveira,

    Segundo consta no site Conectividade ICP, com relação à transmissão de arquivos, a necessidade da certificação vai depender da forma que a empresa adota para o recolhimento do FGTS. Se esse recolhimento é feito dentro de cada filial, será necessária a aquisição de um certificado para cada uma delas.

    Obrigado!

  154. David Monteiro,

    Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

    Obrigado!

  155. David Monteiro,

    Se o titular do certificado NF-e for o responsável legal perante a receita, poderá realizar normalmente os transmites na Receita Federal. No entanto, dentro do Conectividade Social, não é garantido o funcionamento deste certificado. O indicado é que utilize o e-CNPJ.

    Obrigado!

  156. Olá !

    Possuo o cartao de conectividade social. Pposso utiliza-lo para emitir nota fiscal tbm ?

  157. Trabalho em um escritorio de contabilidadde, ja entendi que as empresas que possuem e-CNPJ podem fazer uma procuração para nós da contabilidade podermos enviar as informações. Mas a minha duvida é exatamente o inverso disso, caso as empresas não possuam e-CNPJ posso fazer uma procuração para nós e transmitir as informações com o e-CNPJ do escritorio contabil?

  158. Já comprei o e-CPF A1, já fui num posto de atendimento da certisign, já obti os códigos de acesso.
    E agora, qual o precedimento? Quais programas devo baixar e de onde baixá-lo?

    Att

  159. Mayara,

    Na matéria do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta que o uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social.

    Obrigado!

  160. Delma Barboza on

    Fui demitida da empresa e tenho o certificado Digital Ecpf ICP Brasil que na epoca eles compraram para mim, agora fui contratada em outra e eles querem outorgar poderes por procuraçao eletronica para o meu E-CPF, isto pode ser feito ou terei que tirar outro certificado pela empresa atual que me contratou?

  161. UMA PESSOA QUE POSSUI DOIS CNPJ E UM CEI, SE ELE JA TEM UM CERTIFICADO PARA 1 CNPJ, PODE FAZER A PROCURAÇAÕ ELETRONICA PARA ENVIAR AS DECLARAÇÕES AO FGTS DOS OUTRAS (cnpj e cei)?

  162. OS MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) AO ASSINAR CARTEIRA DO FUNCIONARIO, SENDO APENAS 1 PERMITIDO POR LEI, TABEM ESTÁ OBRIGADO A EMITIR O CERTIFICADO DIGITAL?

  163. Flaviana,

    No site Conectividade ICP, consta a seguinte informação.

    “Conforme Resolução nº. 94, que, dentre outros dispositivos, estabelece a não obrigatoriedade no uso do Certificado Digital ICP para as operações relativas ao recolhimento do FGTS, ao MEI, ME ou EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples Nacional, a CAIXA avaliou alternativas para atender às necessidades específicas dessas empresas e empregadores.

    Além da Certificação Digital no Padrão ICP-Brasil, utilizada para acesso ao canal Conectividade Social ICP, desenvolvido em plataforma web única, que não requer instalação ou atualização de versões e apresenta, em melhor grau, garantia de não-repúdio, integridade, autenticidade, validade jurídica e comodidade fica disponibilizada, somente para o MEI, ME e EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples, a emissão e utilização de Certificados Digitais no padrão proprietário CAIXA – AR, que confere o acesso ao Conectividade Social AR. Para maiores orientações quanto à respectiva emissão, entrar em contato com qualquer agência da CAIXA.”

    Obrigado!

  164. Flaviana,

    Na matéria do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta que o uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social.

    Obrigado!

  165. Arnaldo Pessoa on

    1° Bom Dia, sou empreendedor individual qual o melhor certificado para emissão de notas eletrônicas.

    2°com o e-cnpj posso emitir notas fiscais eletronicas?

    Grato!

  166. Arnaldo Pessoa,

    Com o e-CNPJ, além de acessar inúmeros sites e aplicações, você também poderá emitir notas fiscais eletrônicas. Além disso, a Certisign oferece um preço diferenciado para micro e pequenos empresários. Porém, caso prefira, também temos a oferecer o certificado NF-e criado especialmente para a emissão de notas.

    Confira nosso site e saiba mais sobre os produtos Certisign!

    Obrigado!

  167. Estou com muita dúvida,

    Sou nova aqui no escritório, e aprendi semana passada como transmitir sefip pelo antigo modo.
    Agora estamos tentando fazer pela conectividade icp, mas nao estamos conseguindo:
    O nosso escritório possui e-CNPJ, e a contadora possui o e-CPF…
    Queremos entregar a SEFIP da empresa X, usando o certificado digital não da empresa X, mas utilizando o certificado digital da contabilidade.

    Fizemos a outorga da empresa X para o e-CNPJ do escritório.

    Com o e-cnpj do escritório conectado, acessamos a outorga para acessar a empresa X. Fomos para CAixa Postal, mas nao aparece o campo nova mensagem…
    Pesquisei, mas acabei sem uma posição correta do que fazer…
    Vi em alguns sites dizendo que PJ nao pode fazer de PJ.. então eu preciso fazer a procuração para o e-CPF da contadora? ou é simplesmente entrar com o e-CNPJ do escritório, e não entrar na procuração da empresa X, e enviar a SEFIP da empresa X?

    Agradeço já, e fico no aguardo de um retorno do que realmente fazer..

  168. Boa tarde
    o certificado melhor para o Microempreendedor individual(MEI) seria o e-CNPJ ou o e CNPJ ME EPP?

  169. Rute,

    Como sua dúvida se refere a um erro específico, será necessário entrar em contato com a CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Você também pode procurar sua dúvida nas matérias do site Conectividade ICP, ou então cadastrar nele um comentário com a pergunta.

    Obrigado!

  170. Caros,

    Possuo duas empresas. Na hora que fui adquirir o certificado digital me orientaram a adquirir do E-CPF A3, pois com ele acessaria junto a Receita Federal além dos dados do meu CPF, os dados das duas empresas. Enquanto que se eu tivesse comprado o E-CNPJ teria que comprar para cada uma. Ou seja, a Receita permitia você acessar os CNPJS que você era responsável somente com o seu CPF. A pergunta é, posso acessar as minhas duas empresas e mais minhas informações do PF apenas com meu e-CPF ou terei que fazer um E-CNPJ para cada uma das empresas? No site da CEF não está claro. Presumo que a CEF não tenha o controle dos responsáveis por cada CNPJ por isso esta exigência de cada empresa ter seu E-CNPJ. Posso adquirir o E-CNPJ […] e assim passar a procuração para meu E-CPF que é TOKEN me dando plenos poderes?

  171. Ernesto Salem,

    Segundo informações do site Conectividade ICP, para acessar o Conectividade Social ICP, é necessário que o CNPJ tenha ao menos uma certificação de Pessoa Jurídica (e-CNPJ). Com esse certificado, a empresa poderá acessar o canal e outorgar os poderes para você, que irá utilizar o portal por meio de seu e-CPF.

    Obrigado!

  172. Temos o certificado e-CNPJ. Gostaria de saber se tenho quer fazer duas procurações para poder usar uma na conectividade Social(envio das informaçoes do FGTS) e outra na receita federal.

  173. Lucineide,

    Sim, o Conectividade Social ICP e o Portal da Receita Federal são serviços distintos. Só fique atenta as regras para a outorga de poderes em cada um dos sistemas.

    Obrigado!

  174. FERNANDO CESAR AZEVEDO on

    ADQUIRI UMA CERTIFICAÇÃO DIGITAL DA CERTISIGN PARA EMISSÃO DE NF ELETRONICA, SOU PRESTADOR DE SERVIÇO, COMO FAÇO PARA EMITIR ESSAS NOTAS TENHO QUE BAIXAR ALGUM APLICATIVO, OU DEVO ACESSAR ALGUM PORTAL, SE SIM, QUAL?

  175. Fernando Cesar Azevedo,

    Para a emissão de NF-e é necessário um programa específico. Você pode optar por programas pagos ou então baixar o emissor gratuito, disponibilizado para download no site do Portal Nacional da NF-e.

    Obrigado!

  176. Rodrigo Collonhese on

    Bom dia! Trabalho num escrito de fazenda meu diretor quer sair do contador pois somos simples, CEI já temos um programa para gerar as guia de folha, FGTS, extrato com Conectividade Social ICP da fazenda esta em nome do meu pai Francisco, só falta um fazer um certificado digital !! Pergunto esse Certificado Digital pode ser em meu nome pois tenho vinculo empregatício com a fazenda pois sou registrado como administrador ???

    Att, Rodrigo

  177. Rodrigo Collonhese,

    Para solucionar sua dúvida, orientamos que você entre em contato com a CAIXA, por meio do telefone 0800 726 0104, para mais informações.

    Obrigado!

Deixe seu comentário