e-CAC: atualização da cadeia de Certificados Digitais

3

O procedimento para acesso ao e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), da Receita Federal do Brasil, foi alterado. E, desde ontem, os usuários devem instalar uma nova cadeia de certificados em seu computador para o acesso ao canal.

A atualização se faz necessária por causa da mudança dos certificados para a nova versão V2 – sistema de criptografia mais complexo e eficaz, que garante mais segurança e confiabilidade para os usuários. Vale lembrar que caso esta atualização não seja feita, o acesso a todo o sistema do e-CAC poderá ficar comprometido.

Todas as instruções de como proceder para a instalação da nova cadeia de certificados e o respectivo programa para download podem ser encontrados na página da Receita Federal do Brasil.

Fonte: Sescon-SP

Compartilhe

3 Comentários

  1. Erisvaldo Nascimento on

    Prezados
    Desde a alteração procedida, não conseguir mais acessar a pagina e-cac da RFB. Tento instalar as cadeias pelo caminho disponibilizado pelo site da mesma e me aparece com um “x” vermelho, e informa que o certificado tem uma assinatura invalida. Isso vale para as três cadeias. Ja desistalei o IE 7 e instalei IE 8, ja instalei o Mozila e nada. Tambem entrei em contato com o suporte da Receita Federal, me informaram que deveria voltar para o IE 7, assim eu fiz. Já nao sei mais o que fazer. Pensamos que fosse o nosso Antivirus q estava bloqueando e o suporte acessou remotamente nossa maquina e não constatou nada.
    Por favor, me dê uma ajuda para resolução desse problema.
    Att
    Erisvaldo

  2. Erisvaldo Nascimento,

    Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

    Obrigado!

  3. Erisvaldo Nascimento,

    Para que possamos verificar a dificuldade encontrada na utilização de seu certificado, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

Deixe seu comentário