e-CPF e e-CNPJ: como funcionam?

2

Quando for escolher entre os certificados para seus negócios, não deixe de conferir seu modo de funcionamento e vantagens. Para facilitar, confira abaixo uma breve explicação sobre as características principais delas.

O e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas. Com o e-CPF você pode, por exemplo:

• Obter cópias de declarações, efetuar retificações de cadastro e acessar suas informações fiscais, além de ser utilizado para enviar declarações do Imposto de Renda via internet e assinar, vitualmente, documentos eletrônicos. Tudo sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma unidade de atendimento ao contribuinte.

Já o e-CNPJ é um documento eletrônico em forma de certificado digital, que garante a autenticidade e a integridade na comunicação entre pessoas jurídicas e a Receita Federal do Brasil (RFB), funcionando exatamente como uma versão digital do CNPJ. Com este documento digital é possível:

• Realizar consultas e atualizar os cadastros de contribuinte pessoa jurídica, obter certidões da Receita Federal, cadastrar procurações e acompanhar processos tributários através da Internet. Tudo sem precisar ir munido de diversos documentos até um posto de atendimento.

Vantagens

Com ambos os tipos de certificação, você confere validade jurídica e garante maior segurança às transações online, além de:
– Aperfeiçoar processos e diminuir a burocracia com a eliminação de papéis.
– Reduzir custos administrativos.
– Obter integridade de documentos digitais em formato eletrônico.
– Trabalhar de forma prática, ágil e segura com documentos de importância vital para seus negócios.

Você também pode tirar suas dúvidas aqui, no formspring da Certisign.

Compartilhe

2 Comentários

  1. Gostaria de saber, se o certificado eu fazendo um para pessoa fisica, contador, tem limite de quantas empresas eu posso fazer procuração, ou fazendo uma para o escritorio cnpj, também tem limite, pois eu vi comentarios a respeito que tem que ser no limite de até 250 contribuinte , eu acho que nao, esta mal explicado ok
    eRONDI

Deixe seu comentário