Emitir Decore, comprovante de renda sem estresse

0

Pedro abriu recentemente uma empresa no ramo de comércio e, por causa da crise financeira, precisou solicitar um empréstimo ao banco. Lá foi informado pelo gerente que teria de comprovar seu rendimento e, para isso, deveria apresentar uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – Decore, o único documento oficialmente aceito para confirmar a renda de empreendedores, profissionais autônomos ou liberais.

Ao sair da agência bancária, imediatamente procurou dona Norma, Contadora da Feliz Contabilidade. Rápida como sempre, ela disse: “Eu lhe aguardo aqui às 15 horas está bom para você?”.

No horário marcado Pedro estava na empresa contábil.

– O que há Pedro, por que você quis me ver com tanta urgência?

– Dona Norma, precisei solicitar um empréstimo no banco, mas o gerente me disse que o dinheiro só sai se eu comprovar meu rendimento. Ele me pediu uma tal de Decore, mas eu não faço a mínima ideia de como conseguir essa declaração. Aliás, para ser bem sincero, nunca ouvi falar dela.

– Então, Pedro, a Decore, que foi criada pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC para evitar fraudes e trazer mais segurança aos Contadores, é exigida para obtenção de crédito, financiamento, abertura de conta bancária, aumento do limite de cheque especial ou do cartão de crédito e outras transações. Nós, da Feliz Contabilidade, tratamos a emissão da Decore com cautela e seriedade. Inclusive, só emitimos o documento para quem tem Contabilidade regular e capacidade de comprovação de renda declarada, como no seu caso.

Banner-clube-do-contador

– O que tenho que fazer para obtê-la com a máxima urgência, dona Norma?

– Você já fez a coisa certa, Pedro, que foi me comunicar. Agora, não necessita fazer mais nada porque a Decore só pode ser emitida por um profissional da Contabilidade, uma vez que neste documento deve constar o selo Declaração de Habilitação Profissional – DHP, o qual é fornecido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado no qual o Contador está registrado.

Mas, fique tranquilo, porque como tudo é feito pela internet, com o uso do Certificado Digital, o qual veio para ficar e facilitar a vida de todos nós, não demorará muito tempo para você ter a sua Decore em mãos. Só que, para agilizar todo o processo, preciso que você me passe, o quanto antes os rendimentos de aplicações financeiras como extrato bancário ou resumo de aplicações; contratos de compra e venda de imóveis ou escrituras; e contratos de alugueis, caso tenha. Os registros contábeis de seu comércio eu já tenho. Quanto mais rápido você me mandar esses dados, mais rápido te entrego a Declaração.

– Tenho outra dúvida dona Norma: eu só poderei usar a Decore uma vez? É que estou pensando em fazer um financiamento…

– Fique tranquilo, o prazo de validade da Decore é de 90 dias a partir da data de sua emissão.

– Que beleza, dona Norma! Muito obrigado. Pelo que vi, a Decore faz parte do dia a dia do empresário, mas é fundamental a figura do Contador para emiti-la. Ou seja: sem a senhora, estaria de mãos atadas.

– Sim, Pedro. É verdade! A parceria entre empresário – Contador é fundamental, e aproveitando essa oportunidade vou lhe dar uma dica que forneço a todos os meus clientes: não deixe de arquivar seus documentos. Caso contrário, você pode ter problemas em comprovar sua renda verdadeira, podendo ter dificuldades para obter créditos ou outros serviços.

– Orientação aceita dona Norma. Muito obrigado por tudo.

Passado menos de uma semana, Pedro já estava com a Decore em mãos – e, para sua total alegria, o empréstimo bancário o qual requisitou!

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Compartilhe

Deixe seu comentário