Empreendorismo da OAB/RJ na Certificação Digital e processo eletrônico

0

Confira o artigo da Presidente da Comissão de Direito e TI da OAB/RJ, Ana Amelia Menna Barreto, e saiba o que a entidade está fazendo para incluir seus colaboradores na era digital:

O ano de 2011 foi determinante para a advocacia carioca no que se refere à sedimentação de procedimentos judiciais por meio eletrônico. A nova realidade trazida pelo processo eletrônico deletou as conhecidas práticas de exercício profissional e exigiu do advogado o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimento específico sobre a forma de operar com o processo eletrônico.

Foi necessário compreender e aprender a operar com ferramentas inéditas para o exercício profissional: conhecer o certificado digital, gerenciar suas senhas de revogação, acesso e desbloqueio, adquirir noções básicas de informática para compactação das peças processuais e instalação de todos os programas para o envio de sua petição e ainda saber o funcionamento de cada sistema informatizado, adotado por cada Tribunal.

Para superar as dificuldades de ordem técnica enfrentadas pelos advogados – que chegaria a inviabilizar a prática da advocacia para alguns colegas – a OAB/RJ e a CAARJ não mediram esforços na promoção de atendimento multidisciplinar e prioritário a seus inscritos. A Campanha Fique Digital ofereceu um leque de ações convergentes de inclusão digital, sem qualquer custo ao advogado.

Continue lendo
Compartilhe

Deixe seu comentário