Enron: Os Mais Espertos da Sala

0

Você já ouviu falar do filme “Enron: The Smartest Guys in the Room”, que no Brasil recebeu o nome de “Enron: Os Mais Espertos da Sala“? Esse documentário de 2005, dirigido por Alex Gibney, é uma ótima indicação para Contadores, por que conta a história da falência da empresa Enron, que levou consigo uma das maiores empresas de auditoria do mundo: a Arthur Andersen.

Se você nunca ouviu falar no caso, vale pesquisar. A Enron era uma corporação do ramo de petróleo e gás natural americana, que ficava no Estado do Texas e empregava em média 21 mil pessoas.

A empresa foi alvo de diversas denúncias de fraude contábil e encerrou suas atividades com uma dívida de 13 bilhões de dólares. O problema foi resultante da manipulação de dados contábeis, como os balanços da empresa, para esconder uma dívida gigantesca. A fraude durou dois anos.

O esquema não envolveu apenas a diretoria da empresa: segundo a polícia americana, executivos, Contadores, instituições financeiras e escritórios de advocacia que lá trabalhavam naquela época, foram os responsáveis pelo fim da companhia. Tal escândalo motivou a criação da Lei Sarbanes-Oxley, em 2002.

Mas por que a Arthur Andersen afundou junto com a empresa fraudulenta? Porque auditou e assinou os balanços da companhia “sem perceber” a dívida de 25 bilhões de dólares que ela tentava esconder?

Coloque na sua lista de fim de ano e fique por dentro: “Enron: Os Mais Espertos da Sala”.

Contador, você já sabia que pode assinar contratos com validade jurídica no meio digital, como pessoa física ou jurídica? Clique aqui para saber mais sobre o Portal de Assinaturas Certisign. Seja uma pessoa segura.

Compartilhe

Deixe seu comentário