Entrevista: Certificação Digital e o papel do contador

2

Cada vez mais o Brasil vem se modernizando e seus processos se tornando mais eficazes e ágeis com o uso da tecnologia. E isso interfere diretamente no cenário contábil, que agora se depara com o uso da internet em suas obrigações diárias.

Para termos uma ideia dessa mudança na rotina das empresas contábeis e sua repercussão, quem dá seu parecer aqui no Certisign Explica é a contadora Zenaide Carvalho.

Com o boom recente da tecnologia e os processos cada vez mais digitalizados, o que mudou no cenário contábil?

A exigência de maior especialização por parte dos profissionais contábeis, que devem estar constantemente atualizados com as novas exigências legais.

Hoje o contador é visto de uma maneira diferente do que antigamente?

Infelizmente, alguns empresários ainda vêem o contador como o antigo “guarda-livros”, mas isso está passando. O empresário muitas vezes não percebe o quanto o contador precisa estar atualizado com a legislação e com as novas obrigações, que requerem desse profissional um investimento cada vez maior em conhecimento tecnológico. Quem pretende ser um bom profissional dessa área deve investir em educação continuada, treinamentos e bastante estudo.

Você utiliza a Certificação Digital?

Como contadora, já utilizava o certificado digital há anos, desde que a Receita Federal do Brasil passou a aceitá-lo para fazer as correções dos DARFs, o REDARF. É um documento imprescindível para quem atua na área contábil.

Quais os benefícios que esse documento trouxe para a sua rotina?

Economia de tempo, facilidade nos trâmites junto à Receita Federal na obtenção de documentos, declarações e correção de documentos, como o REDARF. Tempo é algo precioso, não volta. Uma ou duas horas que você perca nas filas dos órgãos públicos, você já pode dedicar para atender melhor ao seu cliente, por exemplo.

Zenaide Carvalho é contadora, administradora e diretora executiva da Nith Assessoria e Treinamentos. Como escritora, já publicou três livros, entre eles, “Como Abrir Uma Empresa, da Idéia aos Lucros” (Ed. Minelli, SP). Articulista de jornais, revistas e sites, colabora com o Portal Administradores e o Portal Contadores e ainda desenvolve conteúdos para treinamentos presenciais e a distância, com sua experiência profissional de mais de 30 anos.

Compartilhe

2 Comentários

  1. adriane pinheiro cavalcanti on

    oi estou muito interessada no seu trabalho se puder entrar em contato comigo pra batermos um papo ficaria grata me iteressei em varios cursos seu…obrigado

Deixe seu comentário