Enviei o comprovante do Imposto de renda errado ao meu contador. E agora, o que faço?

0

Se você está vivendo esta situação, caaaaaaaaaaaaaalma! Isso acontece e saiba que não é só com você, inclusive uma pesquisa recente divulgada pela empresa Wolter Kluwer Prosoft mostra que de 2,1 mil dos escritórios de Contabilidade de todo o País, 81,1% precisam fazer algum tipo de retificação nos documentos após o envio à Receita Federal do Brasil – RFB.

Se você está incluído nesta estatística, por ter deixado de enviar algum comprovante ao seu Contador, ou enviou documentos de maneira incorreta, você está sujeito a pagar mais impostos e até mesmo a cair na malha fina, sem contar que quanto mais houver retificações em sua declaração mais tempo demorará para você receber a restituição do impostos pago a mais, se for o caso.

Portanto, fique muito atento ao envio dos documentos ao seu Contador. Verifique se todas as declarações de rendimentos das fontes pagadoras estão inclusas; se não esqueceu nenhum comprovante médico, informações sobre compra e venda de imóveis ou de veículos, planos de previdência e outros, que podem levar à fiscalização, porque todos os dados estão sendo cruzados com bastante eficiência e precisão pelo órgão arrecadador.

Como o Certificado digital pode te ajudar?

Se já aconteceu, a única maneira de corrigir o deslize é falar com o seu Contador e enviar uma declaração retificadora à Receita Federal, o quanto antes. Nunca é demais reforçar que com o Certificado Digital retificar a declaração do IRPF torna-se mais fácil, mesmo porque com essa ferramenta, a declaração já vem pré-preenchida pela própria RFB, e, no caso, é só identificar as inconsistências e fazer a correção.

É importante frisar que para usufruir da declaração pré-preenchida é preciso que o Certificado Digital esteja válido, ou seja dentro do prazo de validade. Os clientes da Certisign podem verificar a validade e solicitar a renovação do seu Certificado Digital com 10% de desconto aqui!

Com a ferramenta em mãos, basta acessar o portal e-CAC da Receita Federal, “Certificado Digital”, e em seguida clicar na opção “Declarações e Demonstrativos”. Na sequência, clique então no item “Declaração Pré-preenchida”. Pronto: selecione a opção “Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física Pré-preenchida” e baixe o arquivo. Aí é só conferir os dados e depois dar um “Enviar”. Viu como é fácil?

Agilize a entrega da Declaração de Imposto de Renda e minimize os riscos com a malha fina adquirindo o Certificado Digital. Aproveite a promoção aqui no Blog da Certisign e adquira o e-CPF, armazenado no Cartão, com validade de 3 anos de R$280, por R$200. Para comprar, clique aqui.

Promoção Válida até 30/04/2016.

Compartilhe

Deixe seu comentário