Estônia: O país da Certificação Digital

0

Já é mais do que claro que a implementação da Certificação Digital em ambientes em que o meio online é essencial, só traz benefícios. Além da segurança e da praticidade de realizar processos em apenas alguns segundos, há também uma economia considerável com a desmaterialização de processos e o abandono da necessidade de uso e armazenamento de documentos físicos.

A efetividade da Certificação Digital é tanta, que já fazem 15 anos que o parlamento da Estônia decidiu que a validade das assinaturas eletrônicas seria a mesma das assinaturas tradicionais em papel.

Através de um dos sistemas eletrônicos de governo mais avançados do mundo e de uma identidade digital nomeada e-ID, o cidadão estoniano é apto a realizar quaisquer serviços públicos digitais do Estado como bilhete de transporte público, declarar impostos, acessar a registros médicos e até mesmo votar.

Segundo a e-Governance Academy (eGA), cerca 90% da população estoniana já utiliza o e-ID ativamente, uma vez que qualquer cidadão a partir dos 15 anos já tem a obrigação de retirar o seu documento digital.

No Brasil, só pela Certisign, já foram emitidos mais de 9 milhões de Certificados Digitais. O que mostra que o país está se modernizando a cada dia. Diversos órgãos do Governo já estabeleceram ferramentas que fazem com que o uso do Certificado Digital seja facilitado, como a Receita Federal do Brasil, tribunais de justiças, o portal eSocial, que facilita os processos entre o empregador e o empregado entre outros.

São inúmeros avanços que, progressivamente, vão levando o país para uma era mais segura, prática e econômica. E a Certisign se orgulha em fazer parte dessa história que vem sendo escrita.

Contribua para a evolução do seu trabalho e de todo o país. Adquira o seu Certificado Digital clicando aqui. E aproveite os descontos exclusivos de até 40% que só o Clube de Vantagens Certisign ofere.

Compartilhe

Deixe seu comentário