Existe santo das senhas perdidas?

0

São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (objeto que você perdeu) dou três pulinhos”. Infelizmente, quando o assunto é senhas no ambiente digital, o querido santo não pode ajudar muito. Até existe algumas maneiras de recuperá-las no caso de redes sociais e e-mail por exemplo. Já se for o caso do seu Certificado Digital, que possui um sistema de segurança mais robusto, a tarefa fica mais complicada.

Cada mídia criptográfica tem um padrão de utilização de senha, tais como: letras maiúsculas, letras minúsculas, números, símbolos alternativos… São diversas orientações para você criar uma senha segura. E por determinação da legislação, a Certisign não possui cópia(s) da(s) sua(s) senha(s) e, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese caso você esqueça.

Para que sua segurança esteja garantida e você não esteja sujeito a esquecimentos, existem algumas técnicas. Tome nota!

Crie um método só seu

Estabeleça uma fórmula padrão para cada senha que você for cadastrar. Daí não é necessário se lembrar da senha especificamente, mas, sim, da regra. Por exemplo:

  • Crie uma regra, na qual você repita a letra do meio do nome de sites que você gosta três vezes, a última letra duas vezes, seguida do número de letras do nome e de um caractere especial da sua escolha. Então, uma senha do UOL ficaria “oooLL03?” ou uma senha do Facebook ficaria “ebebebKK08!”.

Utilizando esta dica você aumenta bastante a chance de sair da linha de vulnerabilidade de invasores e golpistas em casos de sites, além de passar a ter uma navegação mais segura e tranquila para aproveitar da melhor forma tudo que o meio digital e as tecnologias podem oferecer.

Banner-imposto-de-renda-2017

Use um gerenciador de senhas

Existem aplicativos que gerenciam senhas de sites, e-mails, senhas bancarias em que você já está ou deseja se cadastrar, sendo necessário lembrar apenas a senha do aplicativo, como uma senha mestra. Veja algumas sugestões:

  • Keeper – funciona em todos os dispositivos e navegadores. Armazena senhas de contas virtuais, bancos e cartões. Permite criar pastas compartilhadas e tem o custo inicial de 9,99 dólares por ano.
  • KeePass – disponível somente para desktop. O programa é gratuito e nele você salva todas suas senhas e cria uma senha-mestra de acesso.
  • Last Pass – oferece uma versão gratuita, com o mínimo de segurança para suas senhas, e outra paga, com um leque maior de funcionalidades, tanto para móbile, quanto para desktop.
  • OneSafe – além dos dados de login, é possível armazenar números de cartões de crédito, números de contas e detalhes de imposto. Na Google Play Store, custa 13,69 reais e na Apple Store sai por 9,99 dólares.
  • SplashID Safe – apresenta a funcionalidade de gerar senhas automaticamente. A assinatura anual custa menos de 20 dólares. Funciona em desktops e dispositivos móveis.

Não deixe para a última hora o seu IRPF! Se você ainda não tem Certificado Digital, adquira aqui o seu e usufrua da declaração pré-preenchida e muito mais.
*Promoção válida de 13/03 a 21/04

Compartilhe

Deixe seu comentário