FAQ Certisign – Como renovar o Certificado Digital?

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Há pouco tempo, a Maria Luisa nos enviou a seguinte dúvida sobre a revogação do seu Certificado Digital:

Senhores, por favor, me informem se para efetuar a revogação ou atualização do certificado digital, é necessária a presença do responsável junto à Receita, ou se posso enviar uma pessoa com procuração para esse fim. Pergunto, pois poderá ocorrer imprevisto e na ausência do responsável, a empresa poder dispor de uma procuração. Muito obrigada.

Confira a resposta do Serviço de Atendimento ao Consumidor Certisign:

Olá, Maria Luisa, tudo bem?

Muito obrigado pela sua pergunta.

Se for a primeira renovação do seu Certificado Digital, ela pode ser feita online pelo site. No site da Certisign, existe uma página exclusiva para isso: você seleciona o tipo de produto, segue o passo a passo e renova seu e-cpf, e-cnpj ou nf-e de maneira rápida e fácil. Para conhecer, clique aqui.

Mas se a primeira renovação já tiver sido feita online, a presença do representante legal junto à RFB é indispensável. Neste caso, não são aceitos procuradores.

Abraços e até mais!

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E você, caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre as vantagens, benefícios e modos de usar seu certificado digital, não deixe de pedir nos comentários. Responderemos o mais breve possível nos próximos FAQs.

Obrigado e até mais!

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11 Comentários

  1. Senhores, estou tentando renovar o meu certificado. Já fiz todos os passos necessários, porém, na página para imprimir o contrato, quando clico em concordar ele mostra a seguinte fala: “assinatura inválida”. Quero saber o que está dando errado, e gostaria que vocês me ajudassem.

  2. Marlene,

    Este erro é apresentado quando não tem instalado na máquina o Capicom, que é um componente da Microsoft. Caso tenha dúvidas de como instalar e concluir o processo de renovação. Solicitamos que entre em contato com nosso suporte técnico. Tel.: (11) 3478 9444 ou 0300 789 2378. Atendimento de segunda a sexta feira das 08h às 20h.

    Obrigado!

  3. Olá tudo bem? aconteceu um fato com a empresa do meu marido, o certificado digital venceu ontem dia 14/03/2012, ele foi renovar hj e não conseguiu, pelo fato de ser só o representante legal da empresa a comparecer. O representante legal é o pai dele, que é sócio do meu marido, mas o pai faleceu a 6 meses. O que fazer nesse caso? ele tá desesperado. Me dá uma luz.
    Aguardo.

    Obrigada.

  4. Patricia,

    Após ter vencido é necessário adquirir um novo certificado digital, para validar este novo certificado o representante da empresa perante a RFB deve ir até a validação do certificado, no caso de falecimento deve ser feita a alteração na Receita Federal para aquisição em nome do novo representante.

    Obrigado!

  5. George Cerqueira on

    Bom dia. Após seguir os passos para renovação do certificado, acontece o seguinte erro no internet explorer: O Internet Explorer não pode exibir a página da Web.
    No Firefox: Falha na conexão segura. Ocorreu um erro durante uma conexão com gestaoar.certisign.com.br.
    Renegotiation is not allowed on this SSL socket.
    (Código do erro: ssl_error_renegotiation_not_allowed)
    Já tenho instalado na maquina o Net framework e o Capicom. O certificado já funciona normalmente no emissor de Nota fiscal eletronica. Já fiz o mesmo processo em outro pc. Por favor preciso resolver este problema antes que expire o meu certificado.

  6. George Cerqueira,

    Para que possamos responder a seu questionamento com precisão precisamos de mais detalhes sobre o erro, por isso, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente Certisign: http://www11.directtalk.com.br/clientes/custom/certisign/index_sac.htm, e-mail: sac@certisign.com.br ou telefone:
    (11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378.

    Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais)

    Obrigado!

  7. Bom dia,

    Estou com um problema e gostaria de uma orientação. O responsavel por uma empresa cliente minha falesceu, está com processo de inventário em andamento para regulamentar divisão de bens e a empresa em questão, o certificado da empresa vencerá em breve como oriento para renovação nesse caso, será necessários documentos para renovação, quais? Enfim como devo orientar para proceder e solucionar esse problema?

    Fico no aguardo.

    Obrigada

  8. Luciana,

    Neste caso deve ser adquirido um novo certificado em nome do novo responsável legal, pois será necessário apresentar todo a documentação novamente. E é obrigatória a presença do responsável no dia da validação presencial.

    Obrigado!

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