FAQ – existe limite para procurações?

6

Recentemente, nos comentários, o Erondi Martins nos fez a seguinte pergunta:

P – Gostaria de saber se o certificado, eu fazendo um para pessoa física (contador), tem limite de quantas empresas eu posso fazer procuração, ou fazendo uma para o escritório CNPJ, também tem limite. Eu vi comentários a respeito que tem que ser no limite de até 250 contribuintes, mas eu acho que não.

R – A limitação não é técnica, mas operacional. Isso é uma característica do sistema da Receita Federal, e feita uma busca pelo site da Receita e em alguns fóruns de dúvidas relacionadas não foram encontradas quaisquer informações sobre esse limite. O número de representados pode variar segundo a capacidade de atendimento do representante.

***

Erondi, obrigado pela pergunta! A resposta é do SAC e do departamento de Marketing da Certisign. Se quiser saber mais, pode encaminhar sua dúvida nos comentários ou no campo cadastre-se, logo acima do site.

Compartilhe

6 Comentários

  1. Gostaria de entender melhor esta resposta.
    Sendo a pessoa física(contador) com o certificado, mesmo assim a empresa terá que obter o e-CNPJ,
    para enviar a DCTF e outras declarações? Ou a empresa deverá ter e-CNPJ para emitir a e-NF?
    grata

  2. Olá, Roseli.
    Bom dia!

    Quando se trata de procurações, existem dois casos. Em um deles, é necessário que a empresa tenha o e-CNPJ (ou a NF-e, para notas fiscais eletrônicas) a fim de emitir suas declarações. No outro, basta o contador possuir o certificado.

    Para entender um pouco melhor os procedimentos, você pode acessar também nosso post sobre o assunto.

    Obrigado por sua pergunta. E se continuar com dúvidas, basta nos comunicar!

  3. Inês Rosa de Oliveira on

    No caso de contador, ele pode ter E cnpj e fazer procuração para os clientes?
    Ou no caso cada cliente faz e cnpj e autoriza o contador a emitir NF e mandar todas as declarações para receita e acessar o e cac???
    Qual o certificado digital é melhor para o escritorio de contabilidade, inclusive para emissão de nota fiscal para os clientes.?

  4. maria aparecida de fatima claro on

    Olá Boa Tarde !!!
    já tenho o e-CPF, aquirido em 2009, tenho que renová-lo para utilização no conectividade ICP do FGTS ? todos os meus clientes (tanto pessoas fisicas + pessoas juridicas) terão que aquirir o certificado digital ??

    obrigada

  5. Maria Aparecida de Fátima Claro,

    Para o acesso ao Conectividade Social ICP é necessário um Certificado Digital ICP-Brasil dentro da data de validade. Se seu certificado já venceu, será necessário renová-lo.

    Sim, todos aqueles que precisam acessar o canal da CAIXA para prestar informações ao FGTS ou à Previdência Social precisam adquirir a Certificação Digital.

    Obrigado!

Deixe seu comentário