FAQ IN 969 – Está correto pedir procuração assim?

4

Meu contador pediu uma procuração para que ele possa acessar todos os serviços no sistema de procuração eletrônica do e-CAC destinados ao tipo do outorgante – PF ou PJ para todos os fins, inclusive confissão de débitos. Procede uma procuração assim? (Regina M. Valente)

Olá, Regina, bom dia!

Pela procuração eletrônica, você tem a possibilidade de outorgar a seu contador apenas os serviços que desejar – como emissão da DCTF, IRPJ, IRPF e outras. Não é preciso que ele tenha acesso a informações que você não queira ceder. No entanto, ressaltamos que a relação entre cliente e contador precisa ser de parceria, transparência e confiança mútuas. O melhor é conversar com seu contador e informar-se abertamente sobre a necessidade de tais informações.

Tendo um certificado digital próprio, você tem menos motivos para se preocupar. Em vez de ir presencialmente aos postos da Receita para validar sua procuração, você poderá fazer tudo pela internet com mais facilidade, agilidade e segurança durante o processo.

Com ele, você também pode outorgar serviços a seu contador, mas tendo acompanhamento digital de como seus dados são utilizados.

***

As respostas são do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Certisign. Se você possui mais alguma dúvida, ou quer saber quais as outras vantagens de ter sua própria assinatura digital, fale conosco pelos comentários!

Compartilhe

4 Comentários

  1. Senhores,

    Fiz uma procuração digital para meu contador, acontece que ele não enviou algumas informações para a Receita (DCTF e outras), e agora está querendo que eu pague a multa por entrega fora do prazo, alegando que quando fiz a procuração já estava com o prazo vencido.
    Como faço para descobrir a data desta procuração?
    Aguardo retorno.
    Obrigado.
    Waldir

  2. Waldir de Carvalho,

    Para verificar a data as procurações e outros serviços, é necessário entrar em contato com a receita federal (106).

    Obrigado!

  3. Jose G. Rodalfio on

    É necessário deixar o meu token com o contador, para fazer as atividades da Receita, INSS, etc…
    O token pode ser usado para procurações de compra e venda de imóveis ?

  4. Jose G. Rodalfio,

    A Certisign não indica que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular. Nesse caso, orientamos que você outorgue poderes para seu contador por meio de uma procuração.

    Sim, seu Certificado Digital pode ser utilizado para a assinatura eletrônica em contratos de qualquer tipo.

    Obrigado!

Deixe seu comentário