FAQ IN 969 – Meu contador quer as senhas. Pode?

1

Mais uma dúvida importante de ser esclarecida, pela segurança e tranquilidade de nossos leitores:

Tirei o e-CNPJ da minha empresa. Meu contador exige que eu lhe dê todas as senhas. Neste caso ele se faria passar por mim. Por quê ele pede isso? É legal?

***

Primeiro, é importante lembrar que esta pergunta pode ter muitas respostas. Aqui, destacamos a mais provável (que ocorre com mais frequência):

O contador pede as senhas para que não exista necessidade de solicitar procurações para executar o trabalho pelo cliente. Ou seja: em vez do cliente emitir a procuração eletrônica para seu contador, o próprio contador faz o trabalho e envia a procuração para si mesmo.

Ter a posse das senhas de segurança permite o acesso irrestrito a todas as facilidades do Certificado Digital como assinatura, não repúdio e comprovação de identidade.

Isso quer dizer que, com posse do seu certificado digital, seu contador pode fazer tudo com ele em seu nome.

Traçando  um paralelo com a conta bancária, seria como se o cliente estivesse fornecendo condições de independência de atuação.

Não nos cabe dizer aqui se há má fé. Afinal, o relacionamento entre contador e cliente / empresa deve ser o mais transparente possível. Mas dar as senhas do seu certificado digital, independente de para quem seja, não é indicado. É algo muito delicado e que envolve grandes riscos.

Pense bem!

***

A resposta é do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Certisign.

Se você tiver novas dúvidas, não deixe de nos mandar pelos comentários!

Compartilhe

1 Comentário

  1. Pingback: Tweets that mention FAQ IN 969 - Meu contador quer as senhas. Pode? | Certisign Explica -- Topsy.com

Deixe seu comentário