Feliz Aniversário Minas Gerais! O estado que manda muito bem quando o assunto é Tecnologia!

0

No dia 16 de julho, o estado de Minas Gerais comemora 322 anos. Além de contar com a melhor culinária do Brasil e um povo extremamente simpático e hospitaleiro, o estado também vem se destacando por ser uma região propícia para o mercado de Tecnologia. Confira o que vem fazendo esse setor crescer cada vez mais por ali:

Tudo começou com o Google

De olho na mão de obra fornecida pela Escola de Engenharia e o Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de programas de incentivo governamentais, o Google escolheu a capital mineira para sediar o seu único centro de engenharia na América Latina. Em 2005, a companhia americana adquiriu a Akwan, empresa de busca fundada por uma equipe de professores da UFMG, e fixou seus pés em Belo Horizonte.

San Pedro Valley

A versão mineira do Vale do Silício californiano atende pelo simpático nome de San Pedro Valley e abrange mais de 300 startups em Belo Horizonte. Entre elas, estão muitas já consolidadas no mercado, como a Sympla, a Rock Content, a Mercado de Resíduos, Opinion Box e a Solides Tecnologia. A região conta ainda com o apoio do governo mineiro, que lançou programas como o Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em um projeto de aceleração de startups que fornece apoio e investimento para estas pequenas empresas.

Pólos de tecnologia

Para além do Google e do San Pedro Valley, outras empresas de Tecnologia também fincaram seus pés em Minas Gerais, de olho na mão de obra qualificada e nos incentivos fiscais. A uma das principais consultorias de Tecnologia do mundo, a Accenture comprou a fornecedora mineira de sistemas de automação industrial Atan, em 2008 e instalou seu centro de operações em região Belo Horizonte. Em 2014, foi a vez da Embraer instalar o seu primeiro centro de engenharia fora de São Paulo, escolhendo a capital mineira como sede.

Complexos tecnológicos

Outro passo importante para estimular a criação e instalação das empresas de TI em Minas Gerais é a abertura de parques tecnológicos, complexos que agregam, em um mesmo espaço, empresas de base tecnológica, universidades e outros centros de pesquisa e desenvolvimento. O objetivo é incentivar a inovação tecnológica por meio do fornecimento de infraestrutura e serviços compartilhados e da promoção de interações entre as instituições nele instaladas. Hoje, três cidades de Minas Gerais contam com parques em operação (Belo Horizonte, Viçosa e Itajubá) e outras três estão em fase de implantação (Lavras, Juiz de Fora e Uberaba).

Internacionalização das universidades

Em abril de 2017, o decreto do governador Fernando Pimentel instituiu o Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (Numies). Sob a coordenação da Sedectes, o Numies tem como finalidade formular políticas públicas e parcerias para a internacionalização das Instituições Públicas de Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação (Ipecti) sediadas no estado.

Por meio do Numies, Minas Gerais poderá articular a negociação de acordos de cooperação técnica e financeira, estabelecer parcerias internacionais, aprimorar o ensino técnico, profissionalizante, tecnológico e superior, bem como estabelecer o intercâmbio de informações com organismos internacionais, governos estrangeiros e centros de pesquisa, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no exterior.

O Numies foi inspirado nas redes de universidades existentes em outros países que impulsionam o compartilhamento de conhecimento e a internacionalização. Em Minas Gerais, atualmente, poucas instituições de ensino superior estão em um processo avançado de internacionalização.

A Certisign também marca presença em Minas Gerais

Com mais de 100 locais de atendimento que contam com um ótimo espaço e trazem todas as comodidades para nossos clientes, garantindo a Identidade Digital de pessoas e empresas no mundo virtual.

Feliz Aniversário, Minas Gerais!

Você também pode gostar:

Fontes: Vida de Startup / Gazeta do Povo / Agência Minas com informações Certisign


Compartilhe

Deixe seu comentário