Férias Escolares: dicas para você ter o controle e o seu filho navegar na web com segurança

0

Férias escolares significa tempo livre para seu filho praticar atividades ao ar livre ou encontrar com amigos? Se a sua resposta for não, não é de se estranhar. Este não é um comportamento incomum para uma geração, que veio ao mundo em um período em que as relações virtuais são, muitas vezes, mais intensas de que as físicas.

E isto não é 100% negativo. Se usada na medida certa e com responsabilidade, a web é um excelente canal para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. No entanto, nos casos em que os pais perdem o controle do que os seus filhos tem feito na rede, é, sim, um grande problema.

Veja a seguir algumas dicas para você ter controle e proteger seus filhos na web

1. Nem entre quatro paredes seu filho está seguro.
2. Mantenha o computador que as crianças usam em áreas comuns, como a sala de estar e com o som aberto (sem fones de ouvido).
3. Navegue junto com os pequenos nos primeiros anos de contato deles com a internet.
4. Altere as configurações do YouTube para que o site não faça indexação de vídeos. Isso significa que diminuirão as sugestões de outros vídeos relacionados que surgem no canto da tela ou no fim de cada exibição.
5. Não proíba os pequenos de entrar em redes sociais, embora não sejam recomendadas para menores de 13 anos. Se fizer isso, eles entrarão escondidos. Melhor conversar sobre os riscos e convencê-los a nunca adicionar estranhos. Atenção: crianças não têm 300 amigos!
6. Não tente controlar cada passo online de um filho adolescente. Dialogue com ele sobre a vida virtual e mostre como evitar riscos. Assim, ele não a verá como uma bisbilhoteira(o).
7. Se seu filho joga pela internet com desconhecidos, oriente-o a criar um apelido e nunca abrir informações pessoais. Aborde noções de privacidade – e o valor disso com crianças e adolescentes.
8. Explique a importância de nunca repassar a senha a amigos.
9. Estabeleça horários para navegar e não deixe seus filhos conectados o dia todo.
10. Oriente os pequenos a não publicar informações sobre os locais que frequentam.

Fonte: Site M de Mulher com informações Certisign

Relacionadas:

3 dicas para o seu filho navegar na web com segurança

Previna-se e saiba mais sobre a lei dos Crimes Cibernéticos

Não dá mais tempo de fazer compras na China para o Natal

Compartilhe

Deixe seu comentário