Fluxo de processos da Junta Comercial de Alagoas funciona totalmente digital

0

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) colocou em funcionamento, desde o dia 17 de novembro, o Junta Digital, sistema online que automatiza todo o fluxo do processo empresarial. Com a implantação do novo sistema, o cliente terá a opção de realizar todo o procedimento para registro pela via online.

Utilizando o Portal Facilita Alagoas, por meio do Certificado Digital, o cliente terá a disponibilidade de enviar e protocolar os documentos, assinados digitalmente, pela ferramenta online, não necessitando deslocar-se à sede do órgão alagoano de registro. Os empresários que não possuem o Certificado Digital devem continuar a utilizar a protocolização física ou adquirir o documento eletrônico de uma Autoridade Certificadora, como a Certisign.

A implantação do Junta Digital também ocasionará alterações no modo de transmissão do processo entre os setores do órgão e na análise dos documentos. Desde a protocolização até a autenticação do processo, o documento caminhará pela via online por meio do sistema gerenciador, dispensando a necessidade de uso de papéis entre os setores.

O envio do documento também será alterado. Com o sistema, os clientes não receberão os documentos pelo e-mail descrito na capa de processo. Com o acesso por meio do Facilita, eles poderão baixar a Via Única do processo.

Para o presidente da Juceal, José Lages Júnior, a implantação do Junta Digital acontece como mais um passo em direção à simplificação do registro empresarial no Estado, aproximando da forma utilizada nos países desenvolvidos.“O Junta Digital possibilita maior controle de dados, produtividade e economia de tempo. Para o cliente, a Junta ficará aberta 24h, podendo protocolar o processo em qualquer horário e em qualquer lugar. A diminuição da burocracia sempre foi um dos objetivos da Juceal nos últimos anos”, afirma.

Fonte: Agência Alagoas com informações Certisign

Relacionadas:

Certisign está entre as 50 empresas mais inovadoras do Brasil

Uso do Certificado Digital vai muito além das obrigatoriedades

Compartilhe

Deixe seu comentário