Formspring, mais um canal de acesso com os clientes

13

A Certisign também está presente no Formspring – rede social que permite que o internauta envie perguntas para o usuário – sanando dúvidas com relação ao acesso à Conectividade Social ICP e também à Certificação Digital, esse importante canal permite um contato direto com o leitor e também rapidez nas respostas.

Além disso, as perguntas ficam armazenadas no perfil da Certisign no Formspring sendo possível consultar o histórico de contatos já feitos. Quem sabe a sua dúvida não é a mesma de outras pessoas que já foram respondidas por lá? Pensando nisso, separamos os questionamentos mais recorrentes e replicamos para você.

Tenho um Certificado tipo NF-e emitido em nome da empresa. Posso utilizar esse mesmo certificado para acessar à Conectividade Social?

Certisign: Para uso na Conectividade Social ICP os Certificados Digitais válidos são o e-CNPJ e o e-CPF. O Certificado Digital para NFe é exclusivamente para emissão de notas fiscais eletrônicas.

******

O certificado OAB tambem faz as funções da receita assim como o ecpf?

Certisign: Sim. O Certificado Digital da OAB vai proporcionar acesso aos serviços da Receita Federal baseados no seu registro informado de CPF junto à ACOAB.

******

Sou contador (PJ), adquiri um e-CNPJ. Cadastrei no portal. Para meus clientes terem acesso ao portal e me passarem a procuracao os empregadores (PJ) devem adquirir um e-CNPJ? E os empregadores (PF) devem adquirir um e-CPF obrigatoriamente com o nº do CEI?

Certisign: Respondendo sua pergunta ponto a ponto.
1- empregadores PJ que adiquiriram o certificado e-CNPJ estão corretos.
‎2- empregadores PJ com e-CPF, se estiverem realizando o recolhimento para a empresa, vão precisar de um e-CNPJ. Caso o empregador PJ esteja outorgando uma procuração pra um funcionário, que possua um vínculo empregatício comprovado (NIS / PIS/ PASSEP), o funcionário poderá utilizar seu e-CPF. Para isso basta ir a uma agencia da Caixa e solicitar a vinculação do cpf com o registro do NIS /PIS /PASSEP.
Lembrando que para que o empregador possa outorgar a um funcionário poderes dentro do sistema do Conectividade Social ICP, o mesmo deverá possuir um e-CNPJ, acessar o portal e cadastrar a empresa, e que o funcionário deverá fazer o mesmo procedimento com o seu e-CPF.
‎3- Para empregadores pf com e-CPF sem CEI, não existe uma maneira de realizar a vinculação dos documentos.

******

Boa tarde. Sou contador pessoa fisica, adquiri um certificado e-CPF incluindo o nº do CEI. Após meu cadastro no portal, meus clientes (PJ) que ja adquiriram e-CNPJ conseguiram me localizar no portal da CONECTIVIDADE SOCIAL ICP e me passar a procuração?

Certisign: Sim, um e-CPF com o número do CEI incluído, perante à Conectividade Social é visto como um e-CNPJ, portanto os clientes do contador que são e-CNPJ conseguem passar procuração para o mesmo, que será um e-CNPJ também.

******

Senhores, Possuo um escritorio de contabilidade e tenho e-cnpj tipo A3. Com a necessidade da Conectividade social, posso comprar um certificado tipo A1 para utilizar somente para esse fim ?

Certisign: Não é necessária a compra de um Certificado Digital exclusivo para o acesso à Conectividade Social. Tanto para o acesso referente a seus funcionários, como para as procurações fornecidas ao escritório, o Certificado Digital A3 que o Senhor já possui são válidos, desde que quem seja o responsável pelo acesso à Conectividade Social seja também o titular do Certificado Digital.

Confira outras dúvidas no Formspring e fique atento que replicaremos mais perguntas aqui no blog.

Para mais informações, não deixe de conferir nosso site especial sobre Conectividade Social ICP.

RETIFICANDO − Diferente do informado acima, para o funcionário que vai acessar o Conectividade Social ICP, em nome de seu empregador, e não tem o NIS (PIS/PASEP) cadastrado em seu Certificado Digital de Pessoa Física, a recomendação é que o usuário tente acessar o portal com seu certificado para verificar se o sistema conseguirá vincular o CPF ao seu cadastro do NIS. Se não for possível é necessário se dirigir a uma agência da CAIXA para um processo específico. (Confira no post sobre NIS e CEI como proceder.)

Compartilhe

13 Comentários

  1. Bom dia, trabalho em um escritório de contabilidade, no depto. pessoal e ainda estou com dúvidas em como proceder no novo Conectividade ICP.
    A dúvida é a seguinte: Todas as empresas precisam adquirir o certificado digital para poder fazer a procuração dando poderes para a contabilidade? Até mesmo empresas que não possuem funcionários?E as empresas que tem CNPJ e estão s/ movimento?

  2. Bom dia
    Gostaria de saber no caso das domesticas que pagam FGTS a suas empregadas, nesse caso elas tambem deverao ter o certificado digital??

  3. Boa tarde.

    Eu trabalho em um escritório de contabilidade porem temos um cliente que tem empresa no estado de são Paulo, mas mora no exterior para ser mais especifico na Austrália e não existe possibilidade dela vir ao Brasil para assinar este documento.
    Obs. ela é a única sócia administradora e a outra sócia dela também não mora no Brasil.
    O que eu posso fazer neste caso?

  4. Geovane Nunes,

    Estamos levantando as informações e em breve retornaremos com a resposta.

    Obrigado!

  5. Um advogado que possui o certificado digital OAB, pode utilizar esse mesmo certificado para a Conectividade Social?

  6. Geovane Nunes,

    A validação presencial é um processo obrigatório e consiste na apresentação dos documentos necessários e assinatura dos devidos termos.

    A Certisign disponibiliza a validação externa internacional, na qual os custos da viagem e hospedagem do agente de registro são pagos pelo cliente. As validações internacionais estão sujeitas a pré-aprovação pelo departamento responsável. Entre em contato conosco e saiba mais: http://www.certisign.com.br/fale-conosco

    Obrigado!

  7. Bom dia.

    temos um cliente agendado para amanhã dia 02/11/2011, porem o funcionario de vocês que ira fazer a validação não sabe validar um certificado e-PF no qual a matricula CEI esta vinculada ao CNPJ e não ao CPF do responsavel.

  8. Geovane Nunes,

    Nos envie pelo próprio blog, o mais rápido possível, um contato telefônico para que possamos entender a situação e lhe ajudar.

    Obrigado!

  9. Juliana,

    Devido acordo operacional, certificados da OAB não podem ser utilizados para o Conectividade Social, pois não permitem a inclusão do PIS/CEI. Para o acesso, deverá ser realizada a aquisição de um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) e a inclusão da informação pertinente àquele usuário.

    Obrigado!

  10. João de Moraes Júnior on

    Boa Tarde!

    Tenho o seguinte questionamento a fazer, sou contador e advogado, neste caso poderei ter somente uma certificação digital e trabalhar em ambas as profissões com o respectivo certificado ou não.

    Desde já agradeço a atenção.

    João M. Júnior

  11. João de Moraes Júnior,

    Ter apenas um certificado para os dois não será possível, pois os órgãos profissionais não permitem a emissão de um certificado que não seja de sua hierarquia (AC OAB, AC Fenacon).

    Obrigado!

Deixe seu comentário