Fuja das dívidas de fim de ano

0

Dezembro é um mês atípico para a maioria das pessoas. Junto com ele vem a sensação de um ciclo sendo finalizado, uma esperança de renovação, o cansaço de um ano inteiro, a satisfação em decidir a ceia do natal, a festa de fim de ano, as listas de presentes e, infelizmente, mais dívidas.

Para a Fecomercio, em uma pesquisa recente sobre endividamento e poupança, os brasileiros não estão conseguindo poupar, apesar de ter diminuído o valor de suas dívidas, que hoje chega a 800 bilhões.

A queda no endividamento ainda não é tão significativa, segundo o Banco Central. O comprometimento de renda das famílias caiu de 21,8% em Novembro, para 20,9% em Dezembro, isso sem os descontos dos empréstimos imobiliários. Mas por que não começar mudando esse cenário com pequenas atitudes? Não deixe para 2017 o que você pode mudar agora em Dezembro.

Como  fugir de endividamento:

13º não é uma grana extra para extravagâncias

Se você souber usá-lo com sabedoria, poderá começar o ano mais “desapertado”. Isso, se ao invés de ficar se sentindo com mais dinheiro e disposto a gastar com supérfluos, você der preferência por quitar as dívidas que já existem ou aquelas que são de praxe como IPVA, IPTU, etc.

Keep calm

Se você é do tipo que compra com pressa, saiba que as dívidas e gastos excessivos chegam mais rápidos até você. Faça uma lista com todos os presentes que você precisa comprar e separe um dia ou algumas horas para fazer isso com calma. Essa atitude elimina as compras por impulso que terminam em arrependimento. A calma permite mais pesquisa de preços!

Promoção ou Pegadinha?

As promoções nessa época nem sempre são arrebatadoras e imperdíveis. Na maioria das vezes, elas são feitas apenas para seduzir os indecisos. Muitas são até enganosas, como acontece também na Black Friday. Por isso, é bom pesquisar bastante para evitar gastar mais que o necessário e com algo que de fato valha a pena.

Ceia Econômica

Se não está sobrando tanto dinheiro assim, não adianta tentar mostrar fartura na ceia só para se exibir. Combine com os amigos e familiares para que cada um leve um prato, uma bebida ou a sobremesa e não invente de bancar toda a ceia sozinho(a). Afinal, o espírito da época pede para compartilhar.

Ofertas no Clube de Vantagens

Por que não, aproveitar os descontos especiais do Clube de Vantagens da Certisign para ter uma lista de presentes mais animadora?  Veja alguns exemplos:

  • Você pode adquirir o perfume Lily do Boticário, por exemplo, com 12% de desconto e dar um ótimo presente no amigo secreto da empresa.
  • Uma t-shirt mais descolada da Chico Rei com 20% off para usar no revéillon.
  • Tem também a possibilidade de um Samsung Galaxy s7 com 10% a menos no efácil.
  • E se você ou seu amigo secreto são amantes da leitura, tem 2.000 títulos com até 10% de Desconto na Saraiva.

Aproveite todas essas dicas e fuja de um dezembro endividado. Elas serão úteis para você iniciar o ano mais “folgado”, com o orçamento mais em dia. Juízo nas compras e Boas Festas!

Se você não é cliente, adquira seu Certificado Digital agora. Além dos benefícios do produto, os descontos no Clube de Vantagens, já compensam o investimento.

Compartilhe

Deixe seu comentário