Gear VR: realidade virtual mais real do que nunca

0

Óculos de realidade virtual (VR) é a nova sensação tecnológica e, pelo visto, veio para ficar. Trata-se de uma tecnologia revolucionária: o visor 360º cria uma sensação única de imersão, que promete ficar ainda melhor com o áudio bineural, implementado nos headsets, oferecendo uma sensação de som tridimensional.

As possíveis aplicações são as mais diversas.

Jornalismo

Os veículos online poderão aproveitar a nova tecnologia para aumentar o engajamento de seus leitores. Jornais como o New York Times e o Des Moines Register já criaram conteúdos que levam o leitor ao local da história.

Educação

A realidade virtual pode ser uma grande aliada dos professores nas salas de aula, principalmente para demonstrar aos alunos conceitos, como os de física, por exemplo.

Medicina

Entre as diversas possíveis aplicações, estão tratamentos de fobias e doenças relacionadas à ansiedade, assim como ambientes para a aprendizagem de procedimentos cirúrgicos.

Entretenimento

A indústria do cinema já faz uso da imersão 3D desde 1950, com os primeiros e rudimentares óculos de papel. Com as novas tecnologias, as experiências tendem a ficar cada vez mais sofisticadas, como a sensação de ir a um cinema sem mesmo sair de casa, por exemplo.

Banner Clube de Vantagens

Museus

Essa tecnologia também promete revolucionar visitas aos museus. Mais do que passeios virtuais nas instituições, o público será capaz de testemunhar acontecimentos históricos ou visitar locais importantes.

Os modelos de aparelhos são os mais diversos, assim como as faixas de preço. Portanto, se você está planejando embarcar nessa nova tecnologia, é muito importante ficar por dentro de alguns detalhes, antes de sair abrindo a carteira.

Hardware

A tecnologia VR exige uma máquina poderosa. Fato. Na hora de escolher seus óculos, esteja sempre atento aos requerimentos como placa de vídeo, processador e memória RAM. Você provavelmente precisará ter pelo menos saída HDMI 1.3, USB 3.0 e sistemas operacionais relativamente recentes. Às vezes, o que você pode economizar no preço do gadget, você acaba gastando com o upgrade da sua máquina.

Preço

A tecnologia VR oferece opções com uma grande variedade de preços. É possível encontrar modelos de R$ 100,00 em contraste com os top de linha que superam a marca de R$ 2 mil.

Celulares

Alguns dispositivos VR exigem modelos específicos de smartphone para funcionar. Seguem dois exemplos: o modelo Gear VR é compatível apenas com os modelos Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Já o View-Master, da Apple, suporta os iPhones lançados a partir do iPhone 5.

Confira alguns vídeos 360°

Fundo do Mar

Montanha Russa

Ação

Vacinação sem dor através de óculos de realidade virtual aumentada

Se você é cliente Certisign e já se sente pronto para mergulhar de cabeça nessa onda da realidade virtual, não esqueça de acessar nosso Clube de Vantagens. Com certeza vai encontrar ofertas incríveis. Acesse aqui.

Compartilhe

Deixe seu comentário