Guia Certisign: como instalar seu certificado digital.

31

Você já comprou, validou e agora está com seu certificado em mãos. Ou melhor: está com um dispositivo USB comum, ainda sem o e-CPF ou e-CNPJ instalado. Mas a instalação parece complicada: muitos arquivos, dispositivos, hierarquias e drivers diferentes para seu token ou cartão criptografado. O que fazer?

O primeiro passo é instalar o Assistente de Instalação Certisign (AIC), disponível aqui. O AIC foi desenvolvido para auxiliar de maneira prática e eficaz a preparação do equipamento onde será utilizado o certificado digital Certisign. Ele instala os drivers dos hardwares criptográficos, hierarquias de certificação e gerenciadores criptográficos para o perfeito funcionamento do seu certificado.

O segundo passo é deixá-lo fazer quase tudo sozinho:

Esta é a tela inicial, na qual você seleciona o tipo de dispositivo. Basta olhar para as características dele e comparar à descrição do programa. Para ajudar, cada um deles possui uma imagem ilustrativa diferente no canto esquerdo.

Esta é a tela inicial, na qual você seleciona o tipo de dispositivo. Basta olhar para as características dele e comparar à descrição do programa. Para ajudar, cada um deles possui uma imagem ilustrativa diferente no canto esquerdo.

Caso seu dispositivo não esteja na relação, há o botão “suporte” para pedir ajuda. Daí em diante, é só seguir as instruções.

Caso seu dispositivo não esteja na relação, há o botão “suporte” para pedir ajuda. Daí em diante, é só seguir as instruções.

Prefira a instalação expressa. O próprio programa busca e organiza os recursos para instalar, formatar e executar seu certificado digital. Todos os drivers, hierarquias e dispositivos desconhecidos por você serão procurados e instalados da maneira correta, sem necessidade de suporte. Basta acompanhar a tela de download, que vem a seguir, e conferir se está indo tudo bem.

Prefira a instalação expressa. O próprio programa busca e organiza os recursos para instalar, formatar e executar seu certificado digital. Todos os drivers, hierarquias e dispositivos desconhecidos por você serão procurados e instalados da maneira correta, sem necessidade de suporte. Basta acompanhar a tela de download, que vem a seguir, e conferir se está indo tudo bem.

Aceite os termos de licença. Antes, procure lê-los. E em caso de dúvidas, contate a Certisign.

Aceite os termos de licença. Antes, procure lê-los. E em caso de dúvidas, contate a Certisign.

 

Após a organização dos componentes, o Assistente começa a instalação do certificado digital. Demora apenas alguns minutos para a instalação ser concluída. É importante reiniciar a máquina depois: o Windows precisa reconhecer as atualizações.

Pronto. Seu certificado digital está pronto para ser usado. Se você tem uma série de certificados instalados, poderá utilizar o Gerenciador de Certificados Digitais que é instalado junto ao AIC. Acompanhe as próximas postagens para conhecer a fundo todos os seus recursos.

Share.

31 Comentários

  1. Fui instalar um e tokem a3 ,de uma nova empresa que abri e acabei acho que desconfigurando um e tokem que eu já tinha , ou seja o primeiro nao aparece mais , o que eu posso fazer para resolver

  2. Olá!

    Minha duvida é a seguinte, eu ja tenho um eCNPJ A3 com a leitora funcionando corretamente. Agora adiquiri também um eCPF, para instalar esse eCPF preciso fazer alguma coisa? ou posso somente colocar na leitora que vai o eCNPJ que vai funcionar também?

    Aguardo.

  3. André,

    Após a emissão do certificado, não é necessário outras instalações devido os aplicativos serem os mesmos, tanto para e-CNPJ quanto para e-CPF, a leitora também pode ser a mesma utilizada para o E-CNPJ.

    Obrigado!

  4. carolina chaves on

    instalei todos os drives solicitados acima porém nao consigo acessar o certificado… nao aparece nenhum certificado encontrado o que devo fazer?

    grata,
    Carolina Chaves

  5. Carolina Chaves,

    Para que possamos responder a seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente Certisign: http://www11.directtalk.com.br/clientes/custom/certisign/index_sac.htm, e-mail: sac@certisign.com.br ou telefone:
    (11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378.

    Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais)

    Obrigado!

  6. Tive que formatar minha máquina e agora tenho que reinstalar minha leitora novamente. Na época quem fez a instalação foi meu irmão, qual o modelo de leitora devo escolher?
    Não tenho mais a embalagem da leitora.

  7. Henderson,

    Para que melhor possamos lhe auxiliar, por favor, entre em contato com o nosso suporte técnico. Tel. de contato: 0300 789 2378 / (11) 3478 9444. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. Somente assim, poderemos dar devida tratativa ao caso.

    Obrigado!

  8. Prezados, preciso instalar o certificado para conectividade pessoa física, não tenho hardware nenhum, qual a opção devo escolher para dar segmento a instalação? Se eu instalar no vista, como devo proceder para fazer o back up? o arquivo gerado poderá ser instalado por exemplo no Windows XP?

  9. Gilberto,

    Solicitamos, por gentileza, que você entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer suas dúvidas.

    Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

  10. Adquire um novo certiffcado e-cpf, como faço para utiliza-lo? preciso baixar algo? por favor responda urgente

  11. Contmap,

    Como consta na matéria, para a utilização de seu certificado é necessário instalar o Assistente de Instalação Certisign (AIC) que irá preparar seu equipamento para a utilização do Certificado Digital Certisign. Com o Certificado funcionando perfeitamente, basta verificar as configurações necessárias para o uso de cada site ou aplicação.

    Obrigado!

  12. Minha duvida é o seguinte temos nosso ERP e o certificado do nosso parece ter sido corrompido precisamos o reinstalar-lo mas o cliente não tem backup. Como devemos proceder?

  13. Thiago,

    Para que possamos responder a seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

    Obrigado!

  14. Possuo um certificado digital da OAB.
    Baixei todos os programas informados e na hora de fazer o teste do certificado não dá certo.

    Tentei fazer uma petição eletrônica mas não encontrou o certificado.

    Obs. quando vou na barra do menu iniciar e abro o gerenciador criptografico tenho acesso as informações.

    O que pode estar ocorrendo?

  15. Elaine,

    Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

    Obrigado!

  16. Sandro Luiz Franco on

    Bom dia. Tenho dois certificados os quais utilizo normalmente para emissão de notas e operações no conectividade social. Agora preciso utilizar mais dois para efetuar essas operações e os dois não aparecem nem na aba Pessoal do Internet Explorer nem na janela Segurança do Windows, onde pede para selecionar um certificado. Já tentei importar e gravar em todas as abas e mesmo assim, não funcionou. Utilizo o windows 7 32 bits e o Internet Explorer 9. O que tenho que fazer? Obrigado.

  17. Sandro Luiz Franco,

    Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

    Obrigado!

  18. Anderson Luidi Izidoro on

    Bom dia, estou com problemas, forma formatados todos os computadores aqui onde trabalho, e nem todos os certificados forams salvos, como faço para conseguir reinstalar todos eles? Só consegui reinstalar 2 deles, se puderem me ajudar, preciso resolver isso com urgência! Obrigado!!!

  19. Anderson Luidi Izidoro,

    Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

    Obrigado!

  20. Ja comprei o certificado com cartão magnetico e tambem a leitora nonus, gostaria de saber como faço para instalar meu certificado.

  21. Depois que formata o pc, o token não funciona mais… mesmo executando a instalação do assistente, instalação dos drivers do token e nada.
    O que pode ser?
    o token é star fine gdburt

  22. Certisign Explica on

    Boa tarde, Rogério! Para que possamos te ajudar da melhor forma, por favor, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento Cliente (SAC) por meio dos contatos sac@certisign.com.br e 11 3478-9444.

    Equipe Certisign Explica

  23. Por favor, tento instalar o Assistente de Instalação Certisign (AIC), ele dá erro e diz que não suporta, meu notebook é corei5 Windows 8. Por favor, me ajuda

Leave A Reply