Identificação digital: presente e futuro

0

Quando se fala em futuro e tecnologia, os mais antigos podem se lembrar dos Jetsons e como era fácil fantasiar e se imaginar em um mundo totalmente tecnológico, abarrotado por telas, robôs humanóides e carros voadores.

Quem não lembra da famosa produção de Steven Spielberg, Minority Report – A Nova Lei, que veio com dezenas de novas ideias e tecnologias contextualizadas no ano de 2054? E quem diria que já poderíamos ver algumas destas ideias na prática!

Uma das cenas de Minority Report é a de John Anderton (Tom Cruise) acessando informações diante de uma enorme tela curva de computador apenas movimentando as mãos. As interfaces baseadas em gestos hoje estão cada vez mais comuns e é uma tendência confirmada para o futuro, a exemplo do Microsoft Kinect, Nintendo Wii ou mesmo o PlayStation 4, com o acessório Move, se utilizam da mesma ideia tecnológica.

Uma outra tecnologia apresentada em Minority Report é o reconhecimento de identidade feito através da leitura da íris. E esta tecnologia hoje já é conhecida. Os sensores biométricos ainda não estão em todos os lugares, mas já são mais do que uma realidade.

Videoconferências, smartphones, sensores de movimento e muitos outros avanços tecnológicos que são comuns para a geração atual eram vistos, antigamente, como ficção. Esses avanços não estão apenas no meio do entretenimento ou da comunicação, como também estão no meio da segurança, proporcionando ao público tecnologias como cadeados digitais, trancas destravadas através da impressão digital e informações criptografadas.

A tecnologia aplicada no meio da segurança de informações é mais presente do que as pessoas imaginam. Sem a criptografia, as lojas virtuais seriam um ambiente totalmente vulnerável a invasões e o vazamento de senhas e dados inseridos na rede aconteceria com mais frequência do que atualmente.

A criptografia também está presente em diversos produtos que a Certisign oferece, um deles é o Certificado Digital, único que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas e com validade jurídica.

O futuro é aqui.

Não importa se é pessoa física ou jurídica. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui. Seja uma pessoa segura.

Compartilhe

Deixe seu comentário